quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Livros e leituras que edificam



Eu ainda me lembro da época em que li pela primeira vez o livro de Jonathan Edwards, Pecadores Nas Mãos de Um Deus Irado. Aquela foi uma leitura de impacto, em uma época que era de tenra idade e não tinha ainda uma idéia exata sobre o cristianismo. A leitura desse pequeno livro me ajudou muito a buscar a bíblia e rever meus próprios conceitos de cristianismo.

Embora a bíblia hoje ocupe uma posição fundamental na minha vida, muitos livros também serviram para edificar a minha fé. Depois de anos me deparei com outro livro que voltou a trazer um impacto para a minha vida: Santidade, Sem A Qual Ninguém Verá O Senhor, de J. C. Ryle.

Na minha jornada de fé, encontrei muita gente dita cristã, que não é amiga do conhecimento, não favorece a luitura de bons livros, esse erro tem se perpetuado em muitos lugares e principalmente entre lideres.

Eu creio que cada bom líder tem esse diferencial: ele tem uma biblioteca particular, ele tem o habito de ler, estudar, pesquisar. Sempre está em busca de uma boa leitura, sempre busca o aperfeiçoamento pessoal, sempre está atrás de um bom livro, e consegue fazer com que o seu compromisso da leitura das escrituras seja menos relevante.

Eu sempre gostei de livros, acho que em épocas de crises pessoais, os livros me ajudam, livros conseguem destruir o sentimento de solidão, e nos leva até mesmo a fazer bom uso daquele tempo que não percebemos ser inútil, quando não fazemos praticamente nada.

A informação também ajuda a moldar o caráter de um líder, leitura apropriada ajuda a desenvolver nossas aptidões ministeriais,isso é uma realidade, principalmente aos professores e pregadores.

Eu já li algumas biografias dos grandes lideres e de homens que marcaram a historia do cristianismo e deixaram um legado para a sua posteridade. Eram homens de livros, amavam e se dedicavam a leitura das escrituras, mas também liam bons livros.

Embora seja verdade que exista muita literatura sem muito valor espiritual e que não edifica muito, e traz mais confusão do que edificação, o que nos leva para o desafio de se ter um grande discernimento, para escolher o que é apropriado para uma leitura ou não, e estou falando aqui de literatura evangélica, há no mercado muitos livros bons, autores antigos, homens piedosos, que deixaram seus sermões impressos, que deixaram um legado de seus descobrimentos espirituais, que nos ensinam a andar pelas veredas antigas e nos ajudam no n osso aperfeiçoamento espiritual.

Acho que é viável que cada líder, que cada cristão, ame mais a sua bíblia e estude ela com mais diligencia, mas que também se empenhe a ler bons livros de autores consagrados.

Isso ajudará muito no aperfeiçoamento pessoal e ministerial, nos capacitará a sermos melhores em nossa missão cristã.

“Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.” (1Tm 4:13)

0 comentários:

Postar um comentário