quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DUAS CLASSES DE PASTORES




Havia na época do Novo testamento dois tipos de pastores, os donos de ovelhas e os assalariados. Havia uma diferença muito grande no tratamento das ovelhas nessas duas classes de pastores. Quando um proprietário tinha muitas ovelhas, era comum, contratar empregados para cuidarem das ovelhas.  Acontece que em raras exceções, o pastor assalariado, não tinha tanto amor e tanto compromisso como o dono das ovelhas. O proprietário era corajoso, se sacrificava, cuidava muito bem, tratava muito bem as ovelhas. Mas os assalariados geralmente eram pouco cuidadosos, não arriscavam suas vidas por elas, com freqüência também roubavam as ovelhas, principalmente as crias.  Também levavam o leite e vendiam. Jesus fala muito bem dessas duas classes de pastores quando faz um referencia sobre o pastor legitimo e o pastor mercenário em João 10:12 a 14.
 Também podemos muito bem perceber o legitimo vocacionado, e o mercenário. Há certos tipos de lideres que só pensam em suas conveniências. Não dão suas vidas por elas. As ovelhas são exploradas e roubadas.  E na hora do perigo, elas sofrem sozinhas, são devoradas e são levadas pelos lobos vorazes.
 E verdade que as escrituras nos falam que DEUS deu homens para serem pastores, mas é o vocacionado, aquele que tem chamada, é que está pronto a sofrer pelo rebanho, mesmo sem salário, mesmo sem ganho, está lá, dando assistência, visitando, orando e tem um sinal claro do seu vocacionado: se preocupa com cada ovelha de seu rebanho, e embora o numero delas sejam inumeráveis, ele sente a falta se alguma delas estiver ausente. A bíblia no entanto fala sobre um pastor que é sobre todos os pastores, está lá no salmo 23, Davi afirma que o Senhor é o Pastor. Jesus é o bom pastor por excelência.
 Ele nos assiste nas horas de aflições, nos ouve quando precisamos conversar, nos consola nas horas de adversidade, ilumina e nos guia nos momentos mais difíceis, nos fortalece quando estamos fracos, cura nossas feridas como por causa de algo, somos feridos.
 Sempre devemos nos lembrar desse supremo pastor, e esperar sempre nEle, pois ele é capaz de nos conduzir aos pastos verdejantes, guia nossa alma as águas tranqüilas, e faz com que nossa alma receba o refrigério maravilhoso. Esse pastor é tão maravilhoso, que mesmo no momento crucial em que a sombra da morte nos ameace, ele está ali, ao nosso lado, nos ajudando, nos assistindo e nos consolando.


CJJ

0 comentários:

Postar um comentário