segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ESTABILIDADE ESPIRITUAL DURANTE AS ADVERSIDADES.





Terra escuríssima, como a própria escuridão, terra da sombra da morte e sem ordem alguma, e onde a luz é como a escuridão (Jo 10:22)

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. (Sl 23:4)


 No texto de Jó encontramos a descrição de como é a sombra da morte que o salmista descreve no famoso Salmo 23. eu fico a imaginar a intensidade da aflição de uma alma piedosa ao passar por um momento descrito nos textos acima. Apesar de toda a força da descrição, existe uma estabilidade, porque a palavra de Deus afirma: o Senhor está presente e a sua vara e o seu cajado traz consolo.
 Eu vejo uma estabilidade espiritual na vida dos três amigos de Daniel, que foram ameaçados a serem jogados na fornalha ardente, se não se prostrassem diante da grande estatua construída pelo monarca Nabucodonosor. As ameaças do monarca babilônico não intimidaram os três jovens piedosos. Eles foram jogados na fornalha mas não cederam ao ato de idolatria..
 Eu conheci o avõ de minha esposa, durante uma seqüência de meses sofreu com prolemas sérios de saúde até a sua partida. Não havia sinais de impaciência e de desespero diante das circunstancias. Tinha notável estabilidade espiritual.
 Nosso mais brilhante testemunho cristão é dado nessas circunstancias. As pessoas vão notar nosso equilíbrio e nossa esperança. Muitos notarão a diferença nesse fato. A verdadeira luz brilha intensamente mais onde existe escuridão.
 Todo o cristão deve se lembrar das palavraa do bom mestre e salvador Jesus Cristo: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33)
 Jesus nunca afirmou que estaríamos isentos de adversidades nessa vida. Embora alguns tentem pregar um cristianismo que nos ausente de problemas e dores, isso não condiz com a realidade das escrituras, e muito menos com a realidade. A experiência de vida cristã do apostolo Paulo salienta essa realidade, ele afirmou: “Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte. “(Fp 3:10)
 O que pretendo ensinar aqui é que devemos estar preparados espiritualmente para os confrontos e as adversidades da vida. Queremos permenecer nesse mundo, mas permencer bastante tempo aqui é ter que enfrentar uma velhice com um corpo frágil e continuar lutando pela nossa vida e pela nossa fé. Um irmão, ainda a pouco tempo, comentou na igreja que precisava de oração, porque pelo fato de  servir a Deus com compromisso, tem sido vitimas de pedradas e confrontos. Essa é a realidade da vida cristã, e devemos estar sempre preparados para ter estabilidade na vida espiritual. Nós vimos o quanto Pedro estava desequilibrado nos momentos finais da missão de Cristo, quando ele estava se preparando e tudo estava caminhando para o Calvário, a consumação final da historia da redenção. Pedro nega Jesus, Pedro foge de Jesus, Pedro repreende Jesus. Pedro está fora da realidade.
 Não vimos isso em Estevão, mártir e santo. Ali diante de seus algozes, quando recebe as pedras da morte, ele está ciente, está lúcido, está equilibrado. Ele perdoa seus opositores, e olha para o céu. Entrega a sua vida ao Redentor e Salvador Jesus Cristo, essa é uma atitude de um homem espiritualmente equilibrado. Assim ser o modelo da nossa conduta. Estevão é um modelo de cristão equilibrado em tempo de adversidades.
 A fé cristã autentica leva nos a firmeza diante das afrontas e das adversidades: “De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais” (2Ts 1:4)
 Não é porque vivemos em um país livre, e não enfrentarmos oposições ferrenhas, que as coisas vão continuar assim. O mundo é inimigo de Cristo e seus seguidores, e essa paz que desfrutamos hoje não é a paz que o mundo dá, é a paz conseqüente da covardia dos cristãos modernos, que não denunciam pecados como a idolatria, divorcio, aborto, e outros pecados. Não há denuncias e forte oposição. O mundo não nos odeia, porque a conduta da maioria dos cristãos não é confronto ao mundo. O mundo não se sente insultado com o estilo de vida dos crentes modernos, muito pelo contrario, eles se sentem a vontade, porque parece que tudo está igual. Não existe uma linha divisória, baixaram o nível, e ainda querem baixar ainda mais, daí você encontra mundanos que lutam contra o aborto, denunciam os males da televisão, enquanto que os chamados crentes, estão favorecendo tudo isso.
 Nesse estilo de vida não há reação do mundo. Mas isso não será assim. Quando um dia próximo a fé de cada cristão for testada, for provada, veremos o que será dos que não querem padecer afrontas e perseguições por Cristo.
 Eu advirto, eu exorto eu aconselho, que o nosso ouro deve ser provado pelo fogo, e que o colírio divino abra os nossos olhos, para ver a condição do mundo atual, e o silencio dos que dizem ser cristãos.
 Basta denunciar os males dessa geração perversa e viver o evangelho autentico para ter confronto e adversidades, e devemos estar preparados para isso, pois o fim virá e não tardará. A diferença virá a tona, quando passarmos pela fornalha da adversidade.
 Há uma promessa que cada um de nós deve estar ciente: “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” (1Pe 4:13)
 V amos ficar firmes, e esperar inteiramente na graça de Deus, porque nossa leve e momentânea tribulação produzirá um eterno peso de glória, isso é : se não optarmos por um cristianismo de palha...

CJJ
  

0 comentários:

Postar um comentário