quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PRINCIPIOS PARA SER UM OBREIRO APROVADO





Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2:15)

Creio Que é um grande privilegio, ser um obreiro do Senhor, e na verdade, muitos focalizam muito o status ou a posição. A Biblia porem nos leva a outra direção. É lógico que obreiros devem ser estimados, nas cartas de Paulo encontramos ensinos que orientam os cristãos a estimarem e a terem em honra seus lideres, mas meu objetivo aqui é mostra a responsabilidade do líder na frente de uma congregação. Primeiro como diz o texto acima ele precisa ser aprovado, e apara ser aprovado deve cumprir alguns requisitos fundamentais. E, em segundo lugar, quando esses requisitos são preenchidos então, então de fato ele pode ter o selo espiritual da aprovação. Vamos ver alguns desses princípios:
1-      O obreiro de SENHOR  deve manejar bem a palavra da verdade. É o que o texto acima diz, mas o que você entende com isso? Quando Paulo falou sobre esse assunto, ele tinha experiência de como se deve manejar bem um instrumento, uma ferramenta e uma arma, tanto num trabalho (fazer tendas) como em uma batalha, essa é uma qualidade essencial, digamos fundamental.  Um soldado, precisa manejar bem a arma, e deve ter dura disciplina, por isso o ato de manejar é o resultado de um treino constante, e de experiência no campo em que se atua. A obra de Deus para ser bem feita, precisa ter como uma base, um conhecimento profundo das escrituras, porque temos que dar razão da esperança, temos que ensinar, temos que orientar, e tudo isso requer um manuseio coerente e nobre da palavra de DEUS. Estudar e se aprofundar, decorar e meditar nas escrituras é um dever para cada obreiro do SENHOR, de outra forma, o que lhe espera será a vergonha e o fracasso.
2-      O obreiro do Senhor deve estar a par dos conselhos divinos e não deve omitir nada. Atos 20;27 diz que devemos pregar, proclamar todos os conselhos de DEUS. Não se deve pregar somente o que o povo quer ouvir, não devemos pregar somente coisas boas, não devemos pregar somente assuntos agradáveis, mas todo o conselho, significa tudo, e hoje muitos gostam de pregar coisas que incentivam  auto-estima dos outros, e não querem pregar assuntos como santificação, pecado, arrependimento, inferno, juízo final etc etc.  Mas todo o conselho, significa que você deve entrar nos detalhes de todos os assuntos relacionados a vida cristã. Menos que isso é se omitir da grande tarefa de fazer a vontade de DEUS.
3-      E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; (2Tm 2:24) veja que a aptidão só existe por meio de uma vida de oração e leitura, pesquisa e muita dedicação em estudar a bíblia e todos os seus assuntos. Mas o que me chama a atenção que deve ser sofredor. Não é um tema muito comum, já que para muitos ditos lideres da igreja pós moderna, ser obreiro, é ter um bom salário roupas bonitas, carros importados, muito dinheiro e igreja cheia, como resultado do êxito ministerial. Porem, ao estudarmos o ministério dos obreiros da primeira igreja, a primitiva, vamos notar um gritante contraste de estilo de vida. Todas as vezes que temos um compromisso serio com CRISTO, e com o evangelho, vamos denunciar os pecados desse mundo, tomar oposição com os valores relativistas de uma  sociedade decadente, vamos enfrentar um numero muito grande e crescente de falsos profetas e de liberais que denegriram a verdadeira imagem do evangelho. Tomar frente e oposição aos conceitos errados existentes no mundo e na sociedade, vão nos levar a confrontos e rejeições. Grandes homens de Deus do passado recente como Tozer e Austin-Sparks  sofreram rejeição até mesmo dentro da comunidade cristã por terem um compromisso sério em pregar a verdade como ela é, não se importando com as conseqüências. A historia de muitos lideres  anabatistas, da reforma radical, nos anos posteriores a reforma de Lutero, também refletem bem a realidade de que estar comprometido de fato com o evangelho e seus ensinos custa a rejeição e o sofrimento.
4-      Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, (Ef 6:18) com relação a vida devocional, deve cultivar uma vida de oração, piedade, para ser cheio do Espirito Santo e assim produzir em abundancia  frutos espirituais. A beleza de um homem espiritual está na sua vida de piedade, quando mais a sua espiritualidade se expande mediante o frasco frágil da humildade, mais ele passará a ter as qualidades e o caráter do se SENHOR.
5-      Nossa vida familiar deve estar em equilíbrio e harmonia. No lar, relação conjugal, deve reinar a paz e o amor. Com relação a todo o movimento funcional da vida familiar, o SENHOR APRECISA SER HONRADO, PREGADO, GLORIFICADO, em todas as situações, por isso mesmo a vida familiar deve ser uma vida de ordem, temor a DEUS e decência.
6-      Em Judas 3, somos incentivados a batalhar péla fé que uma vez foi dada aos santos. A vida de um líder deve estar moldada por uma apologética firme para defender as verdades do evangelho, e também anunciar ao seu povo, advertindo a todos quanto a conceitos errôneos e falsas doutrinas que perambulam pelo mundo da cristandade nesses dias tão difíceis. Desde cedo os apóstolos já foram advertidos a respeito de aparecimento de lobos vorazes que devorariam o rebanho. É um dever do líder defender a fé e proteger seu rebanho contra os fermentos venenosos e nefastos das falsas doutrinas que corroem a vida espiritual das ovelhas. Todo o obreiro deve estar firme e convicto da importância dessa realidade.
7-      E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. (Lc 10:2) em nenhuma parte das escrituras nos é ensinado que a vida de obreiro é uma vida boa, de conforto e de sombra e água fresca. Jesus compara a obra com um seara. Isso é trabalho árduo, principalmente para aquela época, no contexto do NT, trabalhar na seara era um trabalho cansativo, de grande labor. Isso significa que quem deseja o episcopado, excelente obra deseja, mas é um caminho de sacrifício, de duras lutas e labores. Não é porque essa verdade já não é vista assim hoje, por causa das tendências apostatas que envolvem a liderança pos-moderna, que essa visão de CRISTO com relação a obra de DEUS perdeu seu significado! Em hipótese alguma! A obra continua tão intensa e cheias de desafios como foi nos primeiros séculos da igreja cristã. Por isso mesmo,  a perseverança, o sacrifício, a paciência, a paixão pelas almas, a dedicação e o amor devem ser qualidades essenciais do verdadeiro Obreiro do SENHOR.
QUE O SENHOR POSSA ABENÇOAR A TODOS OS IRMÃOS QUE SE OCUPAM NA SEARA DO MESTRE

Autor Clavio Juvenal Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário