sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Divórcio e fidelidade conjugal

 Nunca a instituição da familia foi tão atacada como nossos dias. Não somente se tem vulgarizado o casamento, como se tem atacado os alicerces biblicos do matrimonio com mais frequencia do que se pode imaginar. São realmente dias perigosos e dificeis. O casamento como uma instituição sagrada, já vem perdendo seu valor dia após dia. basta ver o numero crescente de divorcios, e o pior disso tudo, dentro das igrejas ditas cristãs, onde o casamento deveria ser estavel. Há quem faça a apologia a favor do divórcio, embora o ensino das escrituras seja claramente desfavoravel a isso, a maioria das igrejas evangelicas toleram, e não somente isso, muitos lideres são divorciados, o que não representa um bom exemplo para o rebanho.
 A tendencia de aceitar o divorcio como uma coisa normal do nosso tempo, ao invés de um pecado grave, muito tem contrubuido para dessacralizar a familia. Quem pode temer por algo que é falsamente pregado em muitos pulpitos como não sendo um pecado grave, e que não sofrerá punições divinas? acontece que o divorcio abre o caminho para outro e outro. e, não seria de admirar que tenhamos pessoas que já estão na divorciados duas ou tres vezes, ou até mais. Já ouvi casos de pastores que estariam em seu terceiro estagio. Mas como cristãos conservadores podem aceitar o divorcio? não é o casamento um contrato sagrado, onde diante de ministros e de testemunhas se faz promessa diante de Deus e de todos presentes, de que só a morte separa o conjuge? não dizem as testemunhas presentes amém? se toda a liturgia do casamento gira em torno de conceitos verbais de que o casamento é indissoluvel, então porque muitos ministros que celebram o casamento toleram em seguida o divorcio. S e o casamento é um contrato, onde só a morte pode separar, conforme nos é dito "até que a morte os separe" é uma contradição, se separar do conjuge estando um desses vivos. quem age favoravel ao divorcio, usa descaradamente dois pesos e duas medidas
(Leia Proverbios 20:10)  ora, sendo o casamento indissoluvel, e sugiro que o prezado leitor estude o assunto nas escrituras dentro do contexto, usando uma boa versão (Por exemplo a Almeida Corrigida e Fiel da SBTB) e poderá concluir por si mesmo, que a biblia não apoia o divorcio.
 Aliás, Paulo denuncia as caracteristicas de uma sociedade decadente que apoia toda a sorte de pecados imorais, isso lá em Romanos 1, passagem muito conhecida pelos estudantes das escrituras sagradas. Após denunciar os pecados da sociedade imoral da sua epoca, Paulo fala de das caracteristicas dessa sociedade decadente, dentre as quais diz: "Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; (Rm 1:31). Fiz questão de destacar para que todos vejam que a infidelidade em um contrato é considerada como uma marca distintiva da corrupção moral. Sendo o casamento um contrato, onde esposo e esposa no ato da celebração ouvem o ministro dizerem "até que a morte os separe", isso é biblico, pois diz Paulo mais a frente "Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido." (Rm 7:2) notou que o principio que Paulo usa é até que a morte separe uns do conjuge? não precisamos ir muito além. O divorcio é um mal, que geralmente é consequencia de pecados que devastam o homem. Um abismo chama outro abismo, NOS ENSINOU O MESTRE. devemos entender que um casamento bem sucedido acontece quando o amor é cultivado, quando está dentro dos padrões divinos. Conversei e aconselhei muito sobre essa questão com diversas pessoas. Lembro-me a muitos anos quando uma moça da igreja ia se casar com um jovem, que estava frequetando a congregação, somente com segundas intenções, para namorar com ela. A vida secular do moço não era digna de louvores, mas a moça não aceitou nosso conselho, e casou-se, e logo em seguida, depois de alguns anos, seu casamento desabou. Outro dia aconselhei outra pessoa, sobre seu casamento que estava desabando. Ela contou que um "profeta" tinha dito a ela em um culto, que seu "namorado" impio era um plano de DEUS. então ela se casou, influenciado por conselhos anti-biblicos e cativado pela aparencia do Rapaz. Alguns anos depois se casamento ruiu, ele foi embora com outra, e sua vida espiritual se desestabilizou e hoje sofre as duras consequencias disso. Se existe uma escola para o exercicio do perdão, ela está dentro do casamento. Para finalizar, o divorcio nada mais é do que a apostasia do casamento.

DEUS ABENÇOE A TODOS


Clavio Juvernal Jacinto


0 comentários:

Postar um comentário