sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PERIGO: ESPIRITUALISMO E FENOMENOS ESTRANHOS DENTRO DAS IGREJAS





Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mt 22:29)
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? (Mc 12:24)
Ora, Deus não é de mortos, mas sim, é Deus de vivos. Por isso vós errais muito. (Mc 12:27)

Duas coisas interessantes encontramos aqui nessa passagem, a primeira é que o SENHOR diz que os saduceus erram por não conhecerem  as escrituras, mas em seguida Ele acrescenta que os tais também não conhecem o poder de Deus. Eu tenho ficado pasmo. Desde a muito tempo venho enfrentando um dilema pessoal, já que nasci em berço pentecostal, ou seja me converti em uma igreja pentecostal, e desde então tenho sido levado a uma leitura e uma vida de intimidade com a palavra de Deus, tenho notado e me assustado com certos tipos de fenômenos que ocorriam (e ainda ocorrem agora com mais freqüência) dentro da igreja, e que não tem nenhum paralelo com as escrituras, mas que tem similaridade com o ocultismo. Não se assustem. Porque é isso mesmo! Como isso pode acontecer? Eu ouvi alguns anos atrás uma irmã maravilhada contando que certo pregador estava pregando, e enquanto ele pregava, se sentia no ar um odor de rosas.  Esse fenômeno, é claro, foi considerado como um mover de Deus,  um sinal da presença de DEUS. Errais por não conhecer nem a bíblia e nem o poder de Deus. Essa foi as palavras de CRISTO.  Elas servem para os dias atuais? Creio que sim!
 O paralelo entre o fenômeno do odor de rosas na ministração de uma palavra, não tem procedentes nas escrituras, mas tem no espiritismo! Mas porque pessoas são tão cegas ao ponto de aceitarem cegamente um sinal sobrenatural sem ao menos  consultar as escrituras para saber se há apoio bíblico para tal coisa? Tudo isso vem acontecendo nos arraiais pentecostais. A ênfase no culto, é o sinal, o milagre, a manifestação de maravilhas. Não importa qual a procedência, e sinceramente, conheço poucas pessoas nos arraiais pentecostais que de fato tem um discernimento acurado para saber  a origem de manifestações sobrenaturais.  A ignorância do povo, é o filão que o diabo tem explorado, para semear seus ardis. Não se enganem. O Falso anjo de luz, se aparecer com um brilho impecável e um perfil arrasador, vai levar muita gente ao êxtase frenético se aparecer por casualidade. Faz se uma dedução partindo da observação  de que se idolatra tanta gente que tem um pouco de carisma e fama, no mundo evangélico moderno! Cantores e pregadores e apóstolos ,  são adorados, e idolatrados abertamente hoje em dia, isso sem falar em Mamon, o deus materialista que faz seus nichos livremente em muitos setores do cristianismo ocidental, inclusive em corações completamente anestesiados pelo materialismo cativante desses tempos perigosos.
 Quando não se conhece o poder de Deus, SE CONFUNDE TUDO.  Sinais e maravilhas podem ser um campo minado. Os fenômenos que vem ocorrendo hoje em muitas igrejas, tem mais  paralelo com espiritismo, espiritualismo e hinduísmo do que com mover do Espirito Santo. Como isso tem ocorrido livremente em meio a cristandade de forma tão exposta? Creio que por se tratar dos últimos dias, essa é uma profecia que está se cumprindo como vimos em I Timoteo 4:1 e 2. Porém devemos notar que o mundo sobrenatural é complexo e perigoso, e quando não se tem um guia seguro: a bíblia como regra final em questões espirituais, quando não se consulta suas paginas e não se adere firmemente as suas doutrinas, já se perde completamente o rumo da verdade.
 Por um lado, a igreja tem sido bombardeada por conceitos da nova era,  a musica eletrônica tipo trance, livros de batalha espiritual com novos conceitos e novas revelações, livros místicos ou material de procedência do mundo esotérico místico espiritualista, como o filme A Paixão de Cristo, de Mel Gibson, cujas fontes são as revelações de uma mística católica, experiências místicas de arrebatamentos (sempre contraditórios quando analizados) o material de C. S. Lewis e outros como J R R Tolkien, que ensinam  existir uma magia branca e benéfica,  ensinamentos tais como a crendice de que somos deuses, ensino muito difundido pelo novo pensamento de Phineas Quimby, o novo pensamento e a sua metafísica foi o útero que gerou vários tipos de teologias com suas variações, comumente conhecida como teologia da prosperidade.  Tudo isso, preparou o terreno para a entrada livre de espíritos enganadores dentro das igrejas modernas. Cada  ensino de demônio aprovado, exalta a seu próprio autor.
O resultado  disso  são fenômenos estranhos tipos êxtases frenéticos, movimentos descontrolados, comportamentos animalescos, sinais e maravilhas acompanhados de ensinos errôneos e antibiblicos. Mas desejo lembrar  de um principio importante nas escrituras: todo o sinal e maravilha que procede de uma fonte que não conduz a verdade e ao verdadeiro DEUS, deve ser completamente rejeitado, somente quando um milagre é acompanhado de uma verdade bíblica, que exalte ao Deus bíblico e não contradiga em nada a sua palavra. É que deve ser aceita! De outra forma deve ser completamente rejeitada, não importa o tamanho desse milagre. Não é e nunca será o milagre que autenticará uma verdade,  mas é a verdade das escrituras que autenticará um milagre! Leia Deuteronomio 13: 1 a 5 e veja você mesmo esse princpio!
Com tantos conceitos metafísicos e ocultistas sendo introduzidos na igreja durante essas ultimas décadas, não é de admirar que tantas coisas assustadoras e bizarras estejam acontecendo. Paulo associa por exemplo o amor ao dinheiro como uma idolatria (Colossenses 3:5) ora, em outra parte das escrituras ele associa um ídolo com demônios (I Corintios 10) há muitos que sacrificam seu tempo e sua vida ao dinheiro, fazem dele seu deus, seu ídolo. Tudo isso está até certo ponto associado com demônios, embora poucos percebam isso. Desde que o dinheiro se torne uma divindade, e seja idolatrado através da avareza, isso já tem uma associação com demônios. E esse é um grande mal dentro de muitas igrejas evangélicas. O amor ao dinheiro! E por isso mesmo,  uma espécie de demonologia e culto de demônios podem se infiltrar em alguns lugares ditos cristãos. Porque as portas para que isso ocorra foram abertas, que o SENHOR possa abrir nossos olhos para essa realidade.
Eu creio ser necessário dar um alerta para que o SENHOR  nos dê discernimento bíblico e espiritual. Creio que é hora de voltarmos nosso coração para as escrituras, creio que é tempo de ama-la e obedece-la. É tempo obediência à bíblia ao invés de obsessão pelo sobrenatural, porque a bíblia sempre nos conduz a uma posição firme e segura nas coisas espirituais.
Os dias são de grande confusão, infelizmente, e agora mais do que nunca precisamos estar vigilantes

Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. (Lc 12:37)

CLAVIO  JUVENAL  JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário