quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O Perigo sutil do inimigo: citar a biblia fora de contexto!







Citar as escrituras fora do seu contexto para apresentar uma aparência cristã positiva, e supostamente correta é uma artimanha sutil muito antiga. Satanás usou essa estratégia para enganar Eva, e novamente tentou usar essa estratégia na tentação de Cristo. Vimos como o inimigo tem habilidade de lidar e manipular textos das sagradas escrituras de forma a enganar os incautos e desavisados e os ignorantes. Todos precisam ficar atentos a todo o momento, e principalmente na medida em que se aproxima o tempo do fim. Pronunciar textos das escrituras e mostrar um conhecimento delas, não significa ser portador de autentica ortodoxia ou prova cabal a respeito de uma verdade. Tudo o que se tem a descobrir é: e o contexto? E o equilíbrio doutrinário produzido pela harmonia no seu todo com as escrituras? E as palavras? Elas estão colocadas em ordem. De acordo com a fonte?

É Lógico que citar a bíblia de forma incoerente, e usa-la para o engano, tem sido a forma mais frequente em quase todas as seitas que conhecemos. Essa tática de guerra espiritual, tem sido exitosa nas mãos do inimigo, e isso por si mesmo deveria ser um forte motivo para que o povo de Deus, lesse com toda a frequência, e estudasse com muito afinco as paginas das escrituras para ter um conhecimento equilibrado de todas as doutrinas cristãs, uma abrangente conhecimento das escrituras, não pegam de sobre-assalto, cristão preparados. As falsas doutrinas teriam pouca ou nenhuma força dentro das igrejas se fossem levado em conta esse precioso principio. Jesus já acusava muitos religiosos de sua época por errarem em questões espirituais e doutrinarias, por não conhecerem as escrituras. Esse ainda continua sendo um grande problema em nossos dias. A formação espiritual de muitos cristãos modernos é sustentada por que ouve dos púlpitos ou assiste na televisão. Poucos se empenham a fazer um estudo sistemático e minucioso das escrituras, conheço obreiros, e isso é lamentavel que já vinte anos de fé, e professam que nunca leram a bíblia toda durante todo esse tempo de fé! eles tiveram a disposição 175.200 horas para ler a biblia. mas por algum motivo não a leram. Quando a leitura e o estudo das escrituras não é uma prioridade na vida de um obreiro, creio que algo de muito errado pode estar acontecendo com ele. essa é a  situação de muitos em nosso dias.

 É preciso que haja uma consciência da importancia das escrituras e seu estudo, para se ter um preparo adequado para defender a fé, e proclamar a verdade com rigor e precisão. Mas essa não é a visão de muitos. Uma vez que a biblia é um livro rico em conteudo e extenso em ensinos, um livro de riquezas mui profundas, se exige do leitor uma dedicação e uma concentração muito grande, como de um trabalho arduo, e parece que isso não cativa muito as mentes preguiçosas. os  sermões "enlatados" em parte parecem suprir a necessidade das ovelhas, e os lideres apenas usam alguns principios de retoricas, psicologia e argumento fraco em muitas questões, porque é raro encontrar entre os ouvintes, quem realmente tenha um conhecimento amplo, para levantar uma oposição contra falsas doutrinas. Em todos esses anos, tenho visto que o povo aceita tudo o que se diz do pulpito, não possuem percepção para notar nem mesmo as contradições, e não possuem um conhecimento adequado das escrituras para detectar erros doutrinarios. esse é um estado espiritual lastimavel, e muito comum entre os pentecostais modernos e entre os neopentecostais.

Meu desejo é que esse artigo alcance todos os cristãos, incentivando-os a lerem a biblia, pesquisarem e estudarem com todas a s forças o livro sagrado. Descobrir por si mesmos, que a biblia é um livro para ser lido e praticado, e que as regras de hermeneutica precisam ser respeitas. Meu objetivo é levar a todos a não concluirem que alguem prega a verdade, pelo fato de citar abundancias de textos biblicos, porque isso o Diabo fez com muita ousadia na tentação de Cristo, por isso, citar textos biblicos ou mostrar que tem versiculos memorizados na mente, não significa sã espiritualidade ou ortodoxia. Essa é uma estrategia sutil que engana com a maior frequencia em todos os tempos. Por isso devemos ficar atentos.

QUE O SENHOR ABENÇOE A TODOS

Clavio Jacinto


0 comentários:

Postar um comentário