segunda-feira, 22 de outubro de 2012

EM SEIS DIAS LITERAIS, COMO DIZ AS ESCRITURAS




 Há muita polemica em torno de diversas passagens das escrituras, a bíblia, e principalmente o livro de Genesis tem sido atacado de forma veemente nesses tempos de confusão. A questão gira em torno do criacionismo bíblico, onde as escrituras propõe um modelo de principio de existência de todas as coisas completamente oposto ao evolucionismo. A ordem da existência de todas as coisas, segundo o livro de Genesis, tem propósito, ordem, organização, e está repleto de sabedoria. Observar as coisas criadas de forma profunda, nos leva a um patamar de sabedoria para fora do comum. Cristo, Nosso Senhor, usou muito do  modelo das coisas criadas, para apresentar suas doutrinas e seus ensinos do reino. Em Genesis 1, está registrado que Deus fez o universo (primeiro e segundo céu, provavelmente) em seis dias. A questão é: são esses seis dias literais? Ou são simbólicos, representado era?
O salmista diz “Assim terei que responder ao que me afronta, pois confio na tua palavra.” (Sl 119:42)
Confiar na palavra de Deus! Isso não é importante? A resposta coerente a nossa fé, vem pelo fato simples de que concordamos que a bíblia sagrada é inerrante, infalível, inspirada e verdadeira. E se é, então não precisamos adaptá-la a ciência, que pensa de forma oposta, primeiro porque a ciência tem trilhado a senda escura do relativismo, enquanto que a palavra de Deus tem sido o fundamento das coisas verdadeiras e absolutas. Infelizmente, muitos teólogos e estudantes da bíblia, parecem acreditar que a ciência tem uma autoridade superior a s escrituras e que essa tem que se submeter as idéias ou se adaptar aos conceitos errôneos da ciência moderna, essa advertência, não é nova. Nem sempre a ciência é verdadeira no que ensina. E Paulo percebeu isso ao escrever: “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, (1Tm 6:20)
Torna-se uma ação tendenciosa, tentar adaptar as escrituras aos conceitos científicos, ou tentar propor que a ciência tem autoridade superior ou igual aos escritos sagrados. Muitos acham que a mensagem cristã será mais aceita nos meios acadêmicos, se houver uma adaptação, para harmonizar os relatos bíblicos da criação com os conceitos científicos, mas isso é uma ilusão, a base da ciência são pressupostos, e geralmente quem desenvolve as teorias, não são pessoas que crêem na bíblia, e muitas das vezes nem sequer crêem em Deus.
A bíblia tão somente da a entedenr dentro de seu contexto, que os dias eram literais, com tardes e manhãs, por isso mesmo eram seis dias, de 24 horas, como conhecemos hoje. Tentar dar um sentido simbólico aos seis dias da criação, quebra as regras de hermenêutica, e leva a interpretação para um terreno perigoso.  Uma vez que se aplica simbolismo para o que é contextualmente literal, abre as portas para apostasia e para o erro.
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. (2Pe 3:16)
Mas nunca mais vos lembrareis do peso do Senhor; porque a cada um lhe servirá de peso a sua própria palavra; pois torceis as palavras do Deus vivo, do Senhor dos Exércitos, o nosso Deus. (Jr 23:36)
Ora,  sabemos que contexto do Pentateuco, que eram seis dias literais, isso está bem claro quando lemos em Exodo: “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” (Ex 20:11) ora o descanso sabatico dos judeus era um dia literal, não há como argumentar de forma contraria que os seis eram simbólicos. O perigo de aplicar símbolos onde deve ser entendido de forma literal, abre as portas para o liberalismo teológico e para desvios doutrinários sérios. Por exemplo, se podemos interpretar simbolicamente algo que deve ser interpretado nas escrituras de forma literal, podemos solapara com doutrinas essenciais do cristianismo, tal como o nascimento virginal de Cristo, a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo,  a sua ressurreição corpórea e glorificada, milagres como a transfiguração e a ressurreição dos santos por ocasião da sua crucificação etc e etc.
 Hoje, o cristianismo bíblico tem sido fortemente atacado, por causa da postura firme de manter-se sob os escrutínios e a autoridade das escrituras, outros querem agradar a gregos e troianos, e por isso precisam fazer adaptações a fim de apresentar um evangelho que possa se encaixar aos moldes do mundanismo e da incredulidade. Assim, sentem-se desconfortáveis, porque acham que a bíblia não é autoridade suficiente para responder as questões essenciais de nossa existência e do universo. No entanto tudo passa, até mesmo a ciência, mas a bíblia testemunha de si mesma:
A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre. (Sl 119:160)
E ainda:
Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu. (Sl 119:89)

Clavio Juvenal Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário