sexta-feira, 4 de maio de 2012

PERIGO; DIAS DE ENGANO PARA A IGREJA.




            Por C. J. Jacinto


Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; (1Tm 4:1)

O diabo pode dirigi-lo de forma extraordinária... Há poderes que podem simular quase todas as coisas na vida cristã. 
D. Martyn Lloyd-Jones

Até que ponto podemos perceber o quanto é intenso e profundo as revelações de Paulo contidas nesse trecho de uma de suas epistolas? Primeiramente quero ressaltar que há uma clara  distinção entre espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Porque existe essa distinção, é um tema que deve ser analisado a parte.  O Dr Donald Stamps, escreveu comentando esse trecho, alertando a igreja nas seguintes palavras: “A popularidade dos ensinos antibiblicos vem sobretudo pela ação de satanás , conduzindo suas hostes numa oposição cerrada a obra de Deus. A segunda vinda de Cristo será precedida de uma maior atividade de satanismo, espiritismo, ocultismo, possessão e engano demoníacos no mundo e na igreja” (1)
Declarações como essas e outras dentro desse contexto deveriam deixar os cristãos de sobremodo em estado de alerta, mas não vimos quase que ninguém preocupado com a situação hoje. São poucas a s vozes advertindo sobre os perigos ocultos de nosso tempo.
 Desde a década de 1970, começou a surgir no  mundo uma nova modalidade de mediunidade, chamada de canalização (Do Inglês Channeling) desde então nosso mundo vem sofrendo com uma enxurrada de mensagens, de ETs, do além, do astral e seja lá mais de onde for, com toques de requintes de negação das doutrinas centrais das escrituras cristãs. Toneladas de livros editados e distribuídos em todo o mundo, e como um exemplo claro, o Curso em Milagres, ditado por “jesus”  à Helen Schucman.
 Entidades espirituais tem tido facilidade de contato com humanos, e se tem passado por Ets, mestres ascensionados e há uma quantidade enorme de “jesuses” ditando normas, doutrinas e conceitos teológicos misturados com metafísica da nova era ou das filosofias orientais. O respeitado Médium Pietro Ubaldi, autor de varios livros que trata de metafísica filosofia e espiritismo, recebeu suas mensagens de “Jesus”. Assim como Schucman, com relação ao Best Seller “Um Curso Em Milagres”(2)
 Antes de prosseguir, o que é canalisação? Uma das melhores respostas para definir essa pergunta se encontra no livro Invasão de Deuses Estranhos: Canalização é um termo sofisticado para a possessão de espíritos. Ela ocorre quando os homens ou mulheres entregam voluntariamente suas mentes e corpos aos seres espirituais que entram neles e os controlam” (3)
Outra resposta equilibrada foi escrita por Ankerberg e Weldon: “Canalização é um termo da ‘nova era’ para a possessão demoníaca. Ela ocorre quando seres humanos entregam voluntariamente suas mentes e corpos aos seres espirituais. Esses espíritos entram e controlam as pessoas, usando-as para transmitir ensinamentos espirituais ou outras informações. Quando os espíritos falam pela boca das pessoas, isso é chamado de canalização” (4)
 Assim novas revelações vinda de entidades espirituais tem produzido uma quantidade bem considerável de publicações, para promover os ensinos religiosos dessas entidades, um exemplo claro é O LIVRO BRANCO que trata dos ensinos de Ramtha, uma entidade canalizada por J. Z Knight. (5) ou ainda mensagens canalizadas por Darryl Anka, de um Extraterrestre chamado Bashar que promove doutrinas e ensinos de potencial humano, capacidades psíquicas e temas de natureza esotérica. (6) algumas dessas entidades que se canalizam por intermédio dessa nova modalidade de mediunidade, procuram mesclar esoterismo ufologia e cristianismo, é o caso da entidade chamada de Ashtar Sheran, com respeito a essa entidade, afirma-se que Ashtar Sheran foi um soldado Romano que viveu no I século da era cristã e que protegeu os cristãos e foi por isso martirizado, seu sacrifício em favor dos cristãos elevou a uma ascensão, tornando-se o anjo maior de Jesus Cristo, e uma partícula do Arcanjo Miguel, desde da década de 1980 vem comandando naves intergalácticas para ajudar os humanos (7)
 Com relação a entidades espirituais, a movimento Nova Era divulgou muito uma suposta hierarquia de seres iluminados e ascensionados, segundo alguns pesquisadores “é composta por seres ascensionados que viveram na terra em corpos físicos, e depois de mortos conseguiram a ascensão e se tornaram mensageiros de Deus para servirem e amarem a humanidade.  Segundo os novaerinos, a grande fraternidade branca é uma organização hierárquica, presente nos planos mais sutis e dispõe de muitos mensageiros de distintas categorias. Esses mensageiros são chamados de ‘mestres ascensos’ e Jesus Cristo está entre eles” (8). Porem pelo que sabe e até onde consegui chegar em minhas conclusões, a crença da existência de uma Grande Fraternidade Branca, tal como a metafísica moderna expõe, foi anunciada e promovida Por Madame Blavatski, “Blavatski havia influenciado profundamente o mundo e prestado um extraordinário serviço a Grande Fraternidade Branca. Tornando a presença da Fraternidade conhecida e divulgando seus ensinamentos” (9) essas entidades que se passam por seres supostamente iluminados, estão enganado de forma sutil a humanidade, mensagens canalizadas tem sido promotoras de novos paradigmas religiosos com forte teor anticristão, além de promover ocultismo e outros perigos como nos adverte Ankerberg: “ o engano espiritual, a servidão por ocultismo, possessão demoníaca, desagregação mental, dano físico, a vida encurtada, riscos financeiros e outros perpetuados por canalizadores, e outras conseqüências.” (10) alem desses perigos, ainda há o fato de que muitos se expõem ao ocultismo muitas vezes promovidos pelas entidades canalizadas, de forma despreparada, e quando descobrem que se trata de engano espiritual, não estão preparadas para isso como expôs certa vez o Dr Walter Martin (11)
 Ao analisarmos o contexto de tudo isso, posso concordar com essas afirmações; “a Nova Era considera o channeling fonte de revelações pessoais que preparam o terreno para uma nova consciência, uma nova religiosidade , uma nova espiritualidade e, em ultima analise, uma nova era. Nele encontram  seu lugar, transformadas, todas as  doutrinas ancestrais, todas as religiões orientais, todos os evangelhos cristãos, todas as revelações privadas...e através da pratica de Channeling, na nova era poderão entrar em contato com todas as energias e forças ocultas  de todos os mundos e de todos os seres. Será a fusão de tudo em tudo, a rede completa de interconexão, a experiência cósmica e holística” (12)
 Todas essas informações vinda do alem de maneira tão simples tem suas implicações profundas em uma sociedade como a nossa, principalmente se levarmos em conta as advertências contidas nas escrituras sobre os últimos dias, nós encontramos a primeira forma de canalização em Gênesis 3, um pensamento sugestivo alienígena invade o pensamento de Eva, e a induz ao caminho do erro, por vias que aos olhos comuns parecia tão inocente, principalmente se levarmos em conta que a palavra hebraica traduzida por serpente, é najash, que pode significar também “a brilhante”. Agora vejamos qual o critério que os metafísicos e espiritualistas usam para receber mensagens do além, e o modelo como funciona esse mecanismo: “ A comunicação com os espíritos pode ocorrer de varias formas. As mais conhecidas são a psicografia, a psicofonia, a intuição, a aspiração, a premonição e a audiência, entre outras. No entanto como explica Aluney Elferr, todas as comunicações se realizam por meio do  perispirito. ‘ele é o agente intermediador de todas as manifestações mediúnicas, posto que o espírito não pode agir sozinho sobre a matéria” (13)
 Aqui está o grande perigo! Uma vez que o portal de comunicação dos espíritos é interno e abrange o homem espiritual e a sua consciência, é difícil não aceitar o fat de que se o cristão, não tiver uma crença sólida e fundamental em todas as doutrinas da bíblia e se ele não tiver um conhecimento abalizado das escrituras, com um refinado discernimento em todos os sentidos e em todos os níveis, ele corre um grande perigo de ser enganado! Veja o que disse o Pr  Batista Max Yunce : “ Um espírito demoníaco que induz a atividade religiosa favorita, está fazendo as pessoas sentirem-se espirituais e isso ocorre pela incompreensão da palavra de Deus” (14)
 Esses dias são perigosos para a igreja! Para os crentes. Nessa onde de novas revelações que começou entre espiritualistas e até hoje tem livre curso, e agora ganha ampla aceitação dentro do cristianismo, sem confronto e sem resistência, revela o quão perigoso é nosso tempo. “ A verdade é que a bíblia não ensina que haverá uma nova luz e experiências espirituais avançadas nos últimos dias, ela ensina justamente o oposto. Nada em Daniel ou no Novo Testamento pode ser manipulado a fim de defender a idéia de que nós, que vivemos no final da era cristã, iremos receber luz  que não foi conhecida no inicio. Suspeite de todo o homem que alegue ser mais sábio que os apóstolos ou mais santo do que os mártires da igreja primitiva. A melhor maneira de lidar com ele é levantar –se e sair de sua presença. Você não pode ajudá-lo e ele, com certeza, não ajudará você” (15)
 A bíblia nos admoesta a termos discernimento no tempo do fim “E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, (Fp 1:9) a palavra conhecimento no grego também pode ser traduzida por discernimento, e porque precisamos de discernimento nos dias finais?  O versículo seguinte nos diz: “ Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo” (Filipenses 3;10)
 Por esses dias finais serem difíceis e trabalhosos, precisamos ter cuidado, tanto fora da igreja quanto dentro da cristandade. Ankerberg e Weldon fazem essa advertência, falando sobre a enganação no mundo espiritual: “ Outro exemplo disso é o famoso médium Emanuel Swedenborg, que passou a vida inteira em contato com  espíritos. É possível que ninguém no  mundo ocidental tenha tido mais experiências  com a esfrea dos espíritos do que ele. Todavia, Swedemborg advertiu que esses espíritos  são tão sagazes  e enganadores  que era quase impossível determinar a sua verdadeira natureza. Como autoridade ocultista, Swedenborg preveniu as pessoas de que espíritos demoníacos  são atores talentosos e imitam rotineiramente os mortos” (16)
 Somos exortados a termos cuidados em todo tempo, mas principalmente em nossos dias tenebrosos; “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1Tm 4:16) ter cuidado da doutrina, da sã doutrina, tem sido um grande desafio diante das avalanches de tantas mensagens provenientes do além, cujo objetivo e minar com as bases doutrinarias do cristianismo histórico.  Veja como a ameaça pode ser nítida em muitas correntes cristãs, analisando as palavras extraídas de uma matéria sobre novas revelações :” em qualquer lugar do mundo, as seitas continuam em busca de uma revelação melhor que a palavra de Deus. William Branham, em seu livro Word to The Bride(Uma Palavra a Noiva) escreveu: ‘uma noite, quando eu estava buscando ao Senhor, o Espírito Santo disse-me que apanhasse a pena e escrevesse. Enquanto eu estendia a mão para apanhar a pena, o Espírito Santo deu-me uma mensagem para a igreja. Quero anunciá-la a vocês...Tem a ver com a noiva” (17)
Tal experiência não é estranha? Grandes homens de Deus pregaram mensagens de impacto sem ter experiências dessa natureza, Bunyan por exemplo escreveu O Peregrino de forma inspirativa normal, não de modo sobrenatural, como se fosse uma psicografia ou canalização. Outro exemplo dentro de igrejas cristãs foi o caso do Pr Ouriel de Jesus, seu Livro o Triunfo Eterno da Igreja, que causou polemica na época de sua edição, teria sido fruto de revelações. O tal livro tinha tanto poder, que em matéria co CACP encontramos essa descrição: “Mais curioso ainda foi a entrega do livro para a equipe ministerial, numa noite de lançamento do mesmo. Ele jurou que o livro possuía poderes e quem tocasse nele não se agüentaria em pé devido ao tamanho poder. O primeiro exemplar foi entregue à sua esposa, que firme e sorridente segura o livro, orgulhosa ao lado do marido. Logo depois começa o festival de cai-cai. Obreiros velhos e novos caindo ao tocar no livro que pegavam das mãos do líder máximo. Com alguns ele achava engraçado e ria muito, como se aquilo fosse uma pegadinha, algo hilário. A platéia pacientemente olhava o "show' de obreiros se atirando pra trás, alguns claro dando uma rápida olhada antes de cair, evitando assim se esborrachar sobre uma cadeira ou outro objeto. O interessante é que dois ou três pastores, incluindo seu irmão e também pastor Divoncir de Jesus, pegaram o livro normalmente sem cair no chão. Em seguida vem o séqüito de adolescentes e pós-adolescentes que ele fez pastores e continua o festival de quedas.” (18)
 Os lideres da reforma protestante foram criteriosos no assunto de revelações espirituais, e queiramos ou não, o seguinte comentário sobre o assunto tem seu peso de evidencias e de lógica; “ Nenhum dos reformadores deu ênfase a 4ste tipo de comunicação extra escritura. Para os reformadores, toda e qualquer inovação diferente da comunicação de Deus através das escrituras nada mais era do que um sinal de heresia e artimanha satânica. Os fenômenos de ‘ouvir a voz de Deus’ e ‘falar com Jesus’, depois da era apostólica, foram tratados como manifestações bizarras que sempre culminavam em movimentos bizarros e em doutrinas heréticas. O mesmo acontece nos dias atuais. Todas as pessoas começam ‘ouvindo a voz de Deus’ terminam dando origem a heresias as mais estranhas e absurdas possíveis, levando em conta ainda que todas elas desenvolvem uma anomalia ministerial que acabam por dividir igrejas e tornam-se em movimentos messiânicos, onde são os ‘enviados especiais de Deus, ou ‘os porta-vozes’ de Deus” (19)
 Jessie Penn-Lewis no seu clássico “Guerra Contra Os Santos” escreveu: “ o perigo da igreja no fim dessa dispensação foi predito como sendo especialmente no campo do sobrenatural, de onde satanás enviaria um exercito de espíritos ensinadores( I Timoteo 4;1) para enganar todos os que estivessem abertos a novos ensinamentos por revelação espiritual e, assim, afastá-los, mesmo que eles não queiram, da plena aliança com Deus. No entanto, apesar dessa clara previsão sobre o perigo dos últimos tempos, encontramos a igreja em quase total ignorância sobre as obras desse exercito de espíritos malignos. A maioria dos crentes é muito rápida em aceitar tudo o que seja ‘sobrenatural’ como vindo de Deus, e experiências sobrenaturais são indiscriminadamente aceitas porque acredita-se que todas elas sejam divinas” (20)







(1)  Bíblia de Estudos Pentecostal-CPAD-Pag 1870 comentario de I Timoteo 4;1 Donald Stamps.
(2)   Uma breve bibliografia de Pietro Ubaldi pode ser encontrada em: http://www.babyschmitt.com.br/ocultistaspietroubaldi.htm
(3)  Invasão de Deuses Estranhos- Davi Jeremiah e C. C. Carlson – Editora Quadrangular- Pág 79
(4)   Os Fatos Sobre os Espíritos Guias- John Ankerberg e  John Weldon- Obra Missionaria Chamada da Meia Noite -Pág 11
(8)  Abrindo as Cortinas do Engano- Mary Larroyd-Editora Naós- Pág 104
(9)  Os mestres Ascensionados Iluminam o Caminho-Joshua David Stone – Editora pensamento-Pág 190
(10)                    http://www.ankerberg.com/Articles/new-age/NA1099W4.htm
(11)                    Los Errores y Peligros Del Ocultismo- Walter Martin- Thomas Nelson Inc- USA-Pág 195
(12)                    A Nova Era e a Fé Cristã- Felicisimo Martinez Diez- Paulus Editora- Pag 187
(13)                    Contatos Com o Mundo dos Espíritos- Revista Espiritismo e Ciência- Gilberto Schroeder e Rosana Felipossi- pág 27
(14)                    Citado em http://discernimentocristao.wordpress.com/
(15)                    O Poder Latente da Alma-Watchman Nee- CCC Edições-Pag 117
(16)                    Os Fatos Sobre os Espíritos Guias- Ankerberg e Weldon-Chamada da Meia Noite- Pág 20
(17)                    Extraído do artigo “As febres das novas revelações nas igrejas Evangélicas, publicado em: http://discernimentocristao.wordpress.com/
Guerra Conta Os Santos- Tomo 1-Jessie Penn-Lewis- CCC 

0 comentários:

Postar um comentário