sábado, 12 de maio de 2012

O ENGANO DO EVANGELHO DA DIVINDADE DO HOMEM







No famoso livro “A Sedução do Cristianismo” Dave Hunt e T. A. McMahon, advertiam a respeito de uma futura religião mundial: “ A nova religião mundial do Anticristo será considerada cientifica. Essa nova ciência religiosa prometerá conduzir a humanidade a experiência de sua própria divindade, afirmando que cada um de nós é Deus, afirmando que cada um de nós é ‘Deus’. Esta mentira fundamental da serpente no Jardim do Éden parecerá ser validada pelos poderes psíquicos aparentemente divinos que o anticristo manifestará e o mundo inteiro buscará. Será a religião do amor-próprio e da auto-adoração, centrada no próprio homem e orientada para o sucesso pessoal do homem, e não na glória do Deus verdadeiro”. (1)
 As origens dessa crença no meio cristão foram definidas por um grande escritor evangélico, que muito aprecio: “O crente não pode adoecer,ter depressão, ficar pobre, sofre acidentes ou ser assaltado, pois ele é filho de Deus. Essa é a tônica das mensagens triunfalistas presentes na maior parte dos púlpitos desse país. O que está por trás dessa espúria teologia? Certamente é, a doutrina da deificação do homem. Os pregadores da Confissão Positiva, movimento doutrinário de caráter herético, apregoam que o crente é um deus, por esse motivo, ele não pode passar por privações ou qualquer infortúnio.”
 A crença da divindade do homem começou com o movimento Nova Era, essa por sua vez tomou emprestada a teologia do Diabo, desenvolvida no embuste lá no Jardim, com os claros objetivos de engana Eva. Então, alguns evangélicos a tem tomado de empréstimo para colorir a teologia da confissão positiva e da teologia da prosperidade.
 A mística da Nova era enraizada no misticismo oriental afirma que o homem é Deus, Osho, famoso líder espiritual da Nova Era afirma: “O único modo de compreender o homem não é externo, não é pela observação, mas pela meditação. É preciso entrar em sua interioridade, em sua subjetividade. Posicionando-se lá, você conhece a maior das maravilhas e o maior dos deslumbramentos: o homem é simplesmente Deus.” (3)
 Hank Hanegraaf, fundador do CRI, e autor do magnífico livro “Cristianismo em Crise” (publicado pela CPAD e sem ressalvas, deveria ser leitura fundamental de todo o obreiro aprovado!) fala sobre esse assunto de divinização do homem, sob essa perspectiva: “Desde o alvorecer  dos tempos, satanás tem se desdobrado para apresentar a mentira de que meros homens podem se tornar deuses. Ele e empacota e reempacota essa mentira, no tamanho e formato necessários para faze-la vender” (4)
 O que vinha sendo assunto de algumas seitas como os mórmons e de circulação livre no movimento Nova Era, passou a ser também o ensino de diversos mestres evangélicos, a maioria deles provenientes ou de origens nos EUA.
 Hanegraaf escreveu todo um capitulo no livro Cristianismo em Crise, sobre o assunto.  E é preciso que se brade em voz alta, de que não somos deuses, somos criaturas!
 Décadas atrás surgiu um livro que ainda faz sucesso, esse livro foi canalizado nos EUA, e desde então vem fazendo sucesso nos círculos da Nova Era, esse livro se chama UM CURSO EM MILAGRES. A ênfase do livro é que não existe pecado, que o homem projeta o seu próprio destino, toda ênfase é dada ao poder do homem e uma oposição aos crenças básicas do cristianismo histórico. Em idéias e premissas dessa natureza está a idéia de que o homem  é essencialmente e potencialmente bom, precisa apenas ser reeducado pelos espíritos superiores. Uma vez que idéias subversivas como essas ganham notoriedade e são aceitas, fica pavimentado o caminho para a crença de que o homem é um deus.
 A psicologia ocultista com fortes pitadas de misticismo oriental também defende a divindade do homem, este tem sido o ensino de muitos gurus indianos: “O objetivo espiritual terá a mesma idéia acerca de todas as sociedades, nações, povos ou outros agregados orgânicos de seres humanos: vê-lo-á como subalmas, por assim dizer, meios de uma manifestação complexa de auto-realização do espírito, da realidade divina, do infinito consciente, no homem sobre a terra. A possível divindade do homem, por ser ele interiormente idêntico a Deus, será seu único credo e o seu único dogma”(5)
 Mas desde a década de 70 aproximadamente, tem surgido gradualmente dentro do cristianismo idéias muito parecidas. Hamk Hanegraaf cita muitos ditos “cristãos’ que pregam e defendem a teoria de que o homem é um deus. No seu livro CRISTIANISMO EM CRISE ele cita vários desses expositores, a maioria deles, adeptos de uma nova onda doutrinaria chamada de “confissão positiva”.  Com bases sólidas e bem documentadas, não somente Hanegraaf, mas também Dave Hunt e muitos outros apologetas de renomes tem exposto essa farsa doutrinaria. Assim, vimos a partir de uma perspectiva nova, que para muitos, o cristianismo deixou de ser uma religião monoteísta, para ser uma religião politeísta. Há quem pregue que Deus teve a intensão de se multiplicar desde o Jardim do Éden, outros afirmam que quem nasce de novo, se torna divino, porque participa da natureza divina.  É irônico, como o homem mais primitivo começou a divinizar o sol a lua e as estrelas, as arvores os animais, para logo mais adiante divinizar homens valentes, monarcas. Agora se auto-diviniza. Querendo parecer um deus. Da auto-divinização para a auto-idolatria  é apenas um passo.
 O que a bíblia diz sobfre tudo isso? Há uma diferença enorme entre DEUS e suas criaturas, e isso está bem delineado nas escrituras, Paulo fala: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.” (Rm 1:25) Só existe um criador (I Pedro 4:19) e nós homens, somos criaturas, e mesmo quando nos convertemos, não nos tornamos pequenos deuses como alguns querem propor. Mesmo sendo filhos de Deus (João 1;12) somos feitos após a conversão em novas criaturas. Como podemos ver com muita clareza em I Corintios 5:17, ou seja se alguém está em Cristo é nova Criatura, e não um pequeno deus.
 Vamos admitir que a bíblia chama alguns de deuses, referencia feita a satanás que é descrito em II Corintios 4:4 de “o deus desse século”. Mas vejamos o que diz Paulo em Galatas “Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.” (Gl 4:8) Isso está bem claro, embora satanás seja chamado de Deus, e até mesmo homens sejam chamados de deuses (João 10:34) eles por natureza não são deuses, porque só existe um Deus, só há um verdadeiro Deus (Dt 6:4 e Isaias 45:21). Todas as criaturas que são chamadas de deuses, são falsos deuses. A bíblia tão somente diz que Deus é único(Romanos 16:27) há um unicpo Deus verdadeiro (João 17:3) há um único Deus sábio (I Timoteo 1:17) Judas adverte sobre aqueles que querem negar a singularidade de nosso Deus : “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. (Jd 1:4)
 Paulo Romeiro cita no excelente livro “Super Crentes” (Publicado pela Editora Mundo Cristão) a citação do evangelista Norte-americano Bennin Hynn, que se auto-proclamou: “Eu sou um deus-homem”. Isso é um erro, como tenho exposto aqui. Não somos deuses, somos homens, o cristão é um homem regenerado, somos chamados a serem santos, e não deuses.  A bíblia nos convida a uma vida de humilhação e não de exaltação, e todos os nossos projetos devem ser dependentes de Deus, porque não temos poder sobre o futuro, porque não somos deuses coisa nenhuma! (Tiago 4:10 a 17) por isso mesmo, nesse mesmo trecho citado de Tiago lemos: “Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” (Tg 4:15)
 Finalmente podemos faxer coro com o livro de Apocalipse, que fala sobre a adoração ao nosso Deus, esta adoração é prestada por criaturas, e não por pequenos deuses: “E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.” (Ap 5:13)

DEUS SEJA LOUVADO


(1) A Sedução do Cristianismo-Dave Hunto e T A. McMahon-Chamada Da Meia Noite
(2) www.teologiapentecostal.com/.../o-crente-no-pode-adoecerter-depres.
(4) Cristianismo em Crise Hank Hanegraaf CPAD pág 115
(5) UMA PSICOLOGIA MAIOR- A introdução psicológica de SRI AUROBINDO
Editora Cultrix  pág 258

0 comentários:

Postar um comentário