quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Evangelho do Domínio Triunfalista





Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. (Jo 18:36)

Parece-me que as palavras de Jesus perderam o sentido em nossos dias. A igreja  moderna tem ganhado novos rumos, e um grito de alerta precisa ecoar para alertar os incautos. Durante as ultimas décadas tem surgido no meio carismático-pentecostal a teoria do dominionismo triunfalista da igreja. É um assunto controvertido, tendo em vista que implica uma associação com a política desse mundo, um confronto contra poderes mundanos. Acontece que cristãos na política não foram e continuam não sendo bons exemplos nem para a igreja e nem para a sociedade. Exemplos nítidos podem ser observados e ver quantas farpas doloridas podem ser extraídas desses eventuais casos de políticos evangélicos assumindo cargos políticos tanto no Brasil como no exterior. Raríssimas exceções podem ser consideradas, como a do inglês William Wilberforce, mas ai estão casos de extremas raridades.  A teologia do dominionismo tem pelo menos duas vertentes principais, uma conservadora e outra carismática, a ultima é mais influente a nível mundial, vem ganhando espaço na medida que o tempo avança. Bem, falando sobre esse assunto, o CPR publico um artigo escrito por Sara Leslye, ela então adverte: “ Durante estes 2.000 anos de história do Cristianismo, tem existido sempre uma veia de Dominionismo, pulsando no coração das doutrinas. Isso parece ter diminuído e depois florescido, durante 20 séculos, apresentando-se, algumas vezes, submersa e, outras vezes, na superfície. Sempre que ela emerge publicamente, tem causado tremendos abusos contra o Nome de Cristo. No início do século 21, novamente, esta veia está se apresentando, ativamente agressiva. Tenhamos em mente que: o Dominionismo é sempre uma aberração à verdadeira Teologia de Jesus Cristo.” (1)
 Mas afinal de contas o que é dominionismo cristão? Segundo essa definição “Trata-se de uma tendência entre alguns grupos de evangélicos conservadores que buscam influenciar ou “controlar o governo secular por meio de ações políticas e proféticas”. O objetivo é ter uma nação controlada por evangélicos ou dirigida por uma compreensão cristã conservadora da Bíblia.” (2)
 Seria algo similar a um sacrossanto império, ao invés de católico ele passaria a ser evangélico.
 Essa tendência global, é de tendência carismática “apostólica” segundo alguns, está surgindo uma geração de supercrentes, com poderes miraculosos esplendidos e uma vocação especial de mudar o mundo. Isso soa a humanismo evangélico, e com forte ênfase no homem, como poderíamos chamar isso? Hiper-pelagianismo?
 Talvez a força propulsora a nível mundial sobre essa teoria, tenha sido o livro de Jim Rutz intitulado Megashift. Para Rutz o cristianismo estava crescendo modo acelerado, aponto de em 2032, o planeta ser completamente cristão!!!1
Sem duvida, os lideres que vão promover essas mudanças são os mega-espirituais do grupo da Nova Reforma Apostólica.  Neo-cristãos como poderes sobrenaturais que provocarão uma mudança de paradigmas no cristianismo tradicional e no mundo. Na visão dos neo-paostolos, a igreja vai criar um paraíso na terra antes do retorno de Nosso Senhor Jesus Cristo. (3)
 É lógico que isso soa completamente oposto ao que Jesus ensinou sobre as condições espirituais dos últimos dias “Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lc 18:8)  “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.” (Mt 24:12) Judas também advertiu  “Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.” (Jd 1:18) e Paulo : “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.” (2Tm 3:1) e Pedro “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,” (2Pe 3:3) Pedro conclui no versículo seguinte “ E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” (2Pedro 3:4)
 Assim como a teoria do avivamento final, a teoria do dominionismo cristão não tem uma base bíblica sólida, e é uma utopia cristã.
 A visão desse movimento é praticamente ambígua, vê qualquer movimento como cristianismo, partindo da perspectiva de Rutz que se tornou uma espécie de porta-voz, a partir de seu livro Megashift, qualquer movimento que surge é visto como cristianismo autentico, e com relação a quantidade, onde vê um cristianimso que emerge do mundo como uma maioria, vai de encontro com as palavras de Jesus que afirmou que são poucos os que se salvam (Mateus 7:13 a 15) muito simples a mentalidade dos adeptos dessa teoria; já que a nova era metafísica dos espiritualistas falhou, vamos dar continuidade ao assunto e defender a tese de que uma nova era cristianizada vai surgir no horizonte do mundo. Uma idade de Ouro, quando Jesus voltar, ele não precisa fazer mais nada porque os super-crentes já fizeram tudo! Isso soa incoerente, mas é o que acontece hoje. A base central da mentalidade teológica do dominionismo cristão são visões utópicas e experiências extra-biblicas, já que outros portas vozes soam, defendendo essa teoria, Rick Joynner tem sido um desses, C. Peter Wagner outro líder carismático que tem embasado essa visão de domínio mundial.
 Como podemos ver pelas figuras que defendem a teoria, o movimento dos neo-apostolicos, está completamente envolvida em sérios erros doutrinários, sérios desvios das escrituras e abraçam toda a sorte de aberrações como as manifestações então conhecidas como “benção de Toronto” e teologia da propsteridade, confissão positiva, divindade do homem etc etc.
 Até então podemos ver como esse movimento tem se afastado mais e mais da sobriedade teológica, defendendo idéias bizarras como a de que se não houver um domínio da igreja em praticamente todos os setores da sociedade (sete setores, segundo os mais conhecidos proponentes do dominionismo) Jesus não poderá voltar! (4)
 Bem, podemos ver que a utopia do dominionismo é mais centralizada no popetncial humano, coloca o homem no cenário profético final, num status que a bíblia não apóia. Além disso, nesse mundo de confusão, onde o pecado vem se alastrado de forma voraz e sutil, o que vimos é uma igreja que se adapta com todos os estilos do mundo, e isso é muito claro observando o estilo da musica que adotam, a psicologia que invadiu a igreja, o estilo de vida sensual que adotam os jovens, e o abandono de uma ética judaico cristã conservadora, vista como legalista e antiquada pelos modernos cristãos. Além disso, posso concordar plenamente com essas palavras: “A Bíblia promete vitória pessoal a cada crente na luta contra o diabo, mas o panorama mundial continuará a deteriorar cada vez mais perto do fim, à medida que o pecado alastra num mundo rebelde que rejeita Cristo. Isto conduzirá à grande tribulação sob o maligno reino do Anticristo (Mat. 24:21). Nós devemos travar a bôa batalha da fé até à vinda de Cristo (1 Tim. 6:12; Lucas 21:36). O Seu reino será manifestado pùblicamente apenas quando Êle vier como Rei dos reis – não antes disso.” (5)
 O sistema que estamos abordando em questão, também conhecido como nova reforma apostólica, já foi apontado como um sistema que exclui quase todas as doutrinas cristãs históricas e ortodoxas (6)
 A antiga visão do mundo como um campo de batalha, onde cada cidadão do Reino é apenas um peregrino, e que a pátria do cristão está nos céus, perde sua força em meio a uma nova visão dos amantes da terra, que querem implantar e dominar o mundo. Durante toda a historia da humanidade todas as tentativas, por mais seculares que sejam, não deu certo, e mesmo que um grupo de apóstolos que defendam a idéia de  serem super-poderosos ou pequenos deuses, queiram implantar ou estabelecer uma utopia terrestre as custas de suas visões, isso não dará certo, trata-se apenas de uma miragem que muitos estão vendo diante desse mundo corrompido.
 É irônico, mas enquanto se fala em transferência de riquezas, e os novos apóstolos preguem a prosperidade e afirmem que a pobreza é uma maldição e que o cristão tem que ser rico, Jesus fala sobre o reino de Deus numa perspectiva completamente diferente: “ não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso teosuro, ai estará o vosso coração (Mateus 6:19 a 31) “E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.” (Mt 19:24)
 Que Deus o Senhor, possa abrir nossos olhos e estejamos preparados em sobriedade para o grande dia do Senhor.

CLAVIO JJ


http://www.letusreason.org/BookR16.htm

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