quinta-feira, 3 de maio de 2012

DETECTANDO E DESTRUINDO SOFISMAS





Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;(Na ARA inclui “anulando sofismas”)  Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;  (2Co 10:4 e 5 )


O que é um sofisma? Segundo algumas fontes de informações: “Sofisma é argumento falso ou raciocínio viciado, usado intencionalmente para induzir o outro em erro.” (1) ou ainda: “Raciocínio vicioso, aparentemente correto e concebido com a intenção de induzir em erro” (2)
 Um sofisma portanto é uma estratégia sutil de enganar tentando convencer alguém com uma aparente verdade.
 Trata-se de um raciocínio falacioso. Buscando com vencer através de argumentos sofisticados, pincelados por aparentes verdades, mas que na verdade, não são essencialmente a verdade, o sofista uma argumentação estratégica a fim de convencer, enganar e ludibriar os incautos.
 Veja bem o quanto é sutil um sofisma, partindo da informação básica das escrituras de que o diabo conhece as escrituras, podendo citá-las (Mateus 4:6), que se transforma em anjo de luz (II Corintios 11:14)e até confessa o monoteísmo (Tiago 2:19), daí por diante tanto a aparência e a argumentação pode se encaixar no que pode ser uma doutrina de demônios, sob a aparência de uma verdade vinda do céu(Gálatas 1:8). Desde que uma condição seja plausível, dentro das circunstancias, homens e espíritos enganadores podem usar estrategicamente sofismas para enganar.

Os sofismas são desenvolvidos com argumentação sofisticada, tem uma aparência de evidencias, que não resistem a uma analise dos fatos. Mas podem confundir.
 Como exemplo de um sofisma podemos ver na estratégia dos gibeonitas que enganaram a Josué, eles chegaram com um disfarce e fizeram um argumento dentro da condição que se apresentaram num disfarce bem desenvolvido. Josué foi enganado por essa estratégia. O discurso parecia coincidir com o aspecto que se apresentaram, mas tudo não passava de um embuste, tão bem elaborado foi o argumento que Josué acreditou piamente nos gibeonitas.(Josué 9).
 Podemos concluir que um sofisma é um sistema sofisticado de enganação, portanto tem seus aspectos de periculosidades que podem estar fora da observação comum.
 Nos temos exemplos no NT, a igreja de Pergamo deixava se enganar pelos discursos de uma profetiza chamada Jezabel: “Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.” (Ap 2:20). Outro caso clássico, está descrito em Genesis 3, onde Eva foi seduzida e enganada pelos argumentos sutis da serpente antiga, todos esses exemplos são casos de enganos usando um argumento sofisticado, no Jardim por exemplo, podemos observar pelo discurso da antiga serpente, sua versatilidade e sua astúcia, aliada a sua aparência, tendo em vista que a palavra Hebraica para serpente é najash, e significa “a brilhante” ou seja, a apaerencia da serpente antiga era completamente diferente das serpentes que vimos hoje. Sua astúcia foi programar um engano, um argumento que era acompanhado de uma aparência brilhante, algo similar aos gibeonitas no caso de Josué 9, qualquer pessoa sem percepção espiritual adequada e de pouco conhecimento bíblico pode ser enganado. Levando em conta o tipo sofisticado de enganação que surgirá nos últimos dias, até mesmo cristãos maduros correm o risco de serem enganadas. “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” (Mt 24:24)
 Devemos exercitar nosso discernimento e estudar a bíblia com muito cuidado, para não se deixar ser levado pelos enganos e os embustes espirituais.
 A obra do inimigo é fazer com que o coração do homem fique embrutecido e enegrecido, usa seus asseclas para cumprir seus desígnios infernais, desde cedo na era cristã Paulo já percebeu essa devassidão, a corrupção espiritual e o declínio moral através do discurso infame de sofismas enganadores: “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.” (Rm 1:21)
 Aqui temos algo interessante, Paulo fala de pessoas que conheciam a Deus, mas não glorificaram a Deus, ou seja, tinham uma vida espiritual descuidada, isso as tornou insensatas, insensíveis e vulneráveis ao engano.
 A admoestação de Paulo é que tenhamos cuidado “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl 2:8) e esse cuidado é no campo do discurso, do argumento sofistico que emana de corações enganadores.
 Como de detecta sofismas? Esse é uma pergunta desafiadora. Estamos falando de sofismas na visão religiosa. Uma das maneiras mais comuns, é quando temos uma visão fundamental das doutrinas cristãs, partindo de uma leitura cuidadosa e contextualizada das escrituras. Desde que tenhamos uma visão geral de todos os temas doutrinários principais, podemos ter uma noção do que é uma doutrina correta ou não, e daí sabemos como uma pessoa pode usar um sofisma, para tentar desfazer o que a bíblia ensina corretamente. Geralmente, nesse caso, alguém tenta usar a própria bíblia para argumentar desfavoravelmente sobre a questão em disputa.
 Geralmente um sofisma é elaborado para tentar defender um sistema fechado e exclusivista, fator comum as seitas e movimentos contraditórios.
 O desafio que temos que enfrentar hoje é a confusão doutrinaria em muitos setores da cristandade, alem da confusão religiosa que invadiu o mundo. Há argumentos e sofismas para a defesa de muitas idéias e conceitos errôneos, entender o caminho do erro, é se prevenir, e para que haja prevenção ou livramento se faz necessário entendimento.
 Quando alguém usar argumentos para defender uma idéia, verifique se os argumentos são consistentes, e se tem apoio claro das escrituras, ao verificar a mesma, você precisar respeitar o contexto.
 Verifique a linguagem, palavras difíceis e de significados obscuros, palavras complexas e estranhas servem para iludir um ouvinte, através de uma falsa erudição.
 Avalie as informações e os dados apresentados  num argumento, pois há a possibilidade de serem omitidas informações contextualizadas importantes, e a informação falsa, muitas vezes é usada para tentar dar peso e consistência  a uma informação.

Agora vejamos uma arma de combate aos sofismas, falo sobre as armas que Paulo menciona, ele afirma que são armas, por isso são mais de uma arma, e uma delas sem duvida é a bíblia sagrada. Jesus em Mateus 4 combateu as artimanhas satânicas com a palavra de Deus, o contra argumento para destruir as fortalezas satânicas foi o que estava escrito. O autor aos Hebreus ensina que as escrituras são como uma espada cortante(Hebreus 4;12)
 Essas armas são poderosas em Deus, são armas espirituais, eficientes. A outra arma contra sofismas é o discernimento espiritual. Podemos detectar o engano e as artimanhas do enganador quando temos discernimento.
 Outra arma a favor dos verdadeiros cristãos é não amar a própria vida, mas porque isso é uma arma? Uma vez que não temos o foco em conveniências pessoas, mas tão somente o compromisso com a verdade, é um fator que nos leva a uma postura firme contra sofismas.
 Sobriedade espiritual também é uma ferramenta eficaz contra sofismas. Uma pessoa sóbria tem noção do equilíbrio, e consegue captar com facilidade abusos na área espiritual. (I Tessalonicenses 5;8)
 Também uma vida de oração e consagração, nos leva a uma vida de sensibilidade espiritual, e isso também ajuda a detectar espíritos contrários a fé. Tenho observado que em muitos casos, o simples argumento em si  de alguns expoentes de erros e heresias, parece dar sinais de contrariedades que o nosso coração não aceita.
 Uma leitura contínua das escrituras, um estudo sistemático permanente, além do estudo diligente de material apologético, livros e documentários, são de essencial ajuda no aperfeiçoamento cristão, e nos dará uma possibilidade fundamental de nos preparar com grande eficiência para detectar e também desintegrar sofismas.  

CLAVIO JUVENAL JACINTO



(1) pt.wiktionary.org/wiki/Discussão:sofisma

0 comentários:

Postar um comentário