quinta-feira, 3 de maio de 2012

O EVANGELHO “CAIR NO ESPIRITO” UM ESCLARECIMENTO SOBRE O ASSUNTO.









 A igreja cristã tem sido invadida por diversos modismo estranhos a palavra de Deus, o que tem provocado discussões, divisões e muitas polemicas. Uma dessas inovações é o “cair no espírito” dias atrás ainda presenciei um pregador, chamando os cristãos para frente, diante do púlpito, e o mesmo soprava sobre elas e como conseqüência, caíam.
 Esse modismo tem invadido muitas igrejas, e até então muitos criticam tal pratica e outros as defendem. Afinal de contas do que se trata esse modismo “cair no espírito”.
 Em primeiro lugar não encontramos tal pratica nas escrituras, todas as passagens que os defensores do “cair no espírito” apresentam para provar tal pratica, não prova nada, casos como Daniel e João (Daniel 10:8 e 9 e Apocalipse 1:10 a 18) são experiências pessoais, e não tem conexão com as experiências vividas e defendidas pelos defensores desse modismo. Paulo Romeiro expõe em seu Livro “Evangélicos em Crise” sobre essa polemica, e aborda que muitas delas são estratégicas, impostas, como por exemplo, o pregador do modismo colocar a mão na testa da pessoa e empurrar e ela cair. É lógico que as experiências de Daniel e João não tem qualquer conexão com tais atos, nem mesmo “sopros” foram vistos, e dentro do contexto, vimos Daniel caindo, como uma ação direta da glória de Deus e devido a outras circunstâncias como por exemplo a fraqueza de sua consagração, e no caso de João ele também caiu devido a glória de Cristo, que estava sendo revelada na ilha de Patmos, algo parecido ocorreu com Paulo no caminho para Damasco. Mas no momento em que ele teve a experiência, logo em seguida Jesus o levantou, pois o propósito de Cristo não era derrubar João, ele caiu porque suas carnes não agüentaram tamanho esplendor.
 Certa vez eu vi um missionário derrubar praticamente quase toda a igreja, era um cai cai desconexo, sem qualquer resultado aparente, não havia qualquer objetivo no cai cai, ele simplesmente derrubava os crentes e eles ficavam caídos durante algum tempo e depois se levantavam, não acontecia nada mais. Experiências dessa natureza, não tem qualquer respaldo bíblico, primeiro porque tanto João como Daniel não receberam uma queda por ação do Espírito Santo, quando os dois caíram, o que ambos experimentaram, está completamente fora do âmbito de uma suposta ação do Espírito Santo. As ocorrências que vimos em igrejas onde alguns, um grupo numeroso ou toda a igreja cai, é uma experiência sem conexão com as experiências descritas em Atos dos Apóstolos.
 Até mesmo pesquisadores sérios, que defendem a possibilidade de um agir de Deus, reconhecem esse fato: “Mas há também dúvida de que não há precedente bíblico para este fenómeno como um sinal de mover de Deus ou bênção na vida de um crente.” (1) Ciro Zibordi também argumenta: “ Jesus jamais derrubou alguém mediante sopros, golpes de capa ou imposição de mãos. Em seu ministério terreno,ele ensinava, pregava e curava os enfermos” (2)
 O fenômeno do cair no espírito começo no Canadá em 1994, segundo algumas informações, começou com Randy Clark, e esse fenômeno está interligado com o fenômeno da unção do riso e outras coisas estranhas.(3) mas parece que o fenômeno já era comum entre alguns pregadores do movimento de santidade.
 Então ouça o que diz um dos fundadores do movimento sobre esse assunto, John Wimber, Pastor da igreja matriz das modernas manifestações do “cair no espírito”: "Não há nada nas Escrituras que suporta esses tipos de fenômenos que eu possa ver, e eu não consigo pensar em nada durante a era da igreja que explique isso,Então, eu não sinto nenhuma obrigação de tentar explicá-lo. É apenas fenômenos . É só as pessoas respondendo a Deus. " (4)
 Ora, a reação de cristãos conservadores, como o saudoso Pastor David Wilkerson, mostrou completamente contrario a tais fenômenos, pois os mesmos não possuem qualquer respaldo bíblico, Wilkerson denunciou os excessos dessa nova onda de cristianismo apostata que une fenômenos estranhos com extravagâncias, tais como pastores que se orgulham de gastar 15.000 dólares com seus animais de estimação, e o incentivo deturpado a não ajudar os pobres, mas somente os bem-aventurados (os pregadores da teologia da prosperidade seriam esses supostos bem-aventurados) (5)
 Fazendo uma exegese pobre, para tentar justificar pelas escrituras, o “cair no Espírito” alguns argumentam que a glória de Deus encheu o templo e impediu os sacerdotes de ministrar “E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor.” (1Rs 8:11)
 Para quem faz uma leitura cuidadosa do texto, vai descobrir que os sacerdotes não puderam entrar e ficar, e pelo contexto, eles, e somente eles. Mesmo que a passagem apresentasse o argumento de que os sacerdotes caíram, isso não justifica nem de longe, a pratica de pastores saírem derrubando pessoas, porque a experiência seria só dos sacerdotes dentro dos Santos dos Santos.
   Não há como esconder as evidencias de que existem paralelos entre esse tipo de experiência que estamos discutindo e o que ocorre em certos círculos espiritualistas, pelo menos o falecido Dr Larry Thomas, já citado aqui, foi sincero e reconheceu esse fator importante (6)
 Além disso, a bíblia narra alguns fatos interessantes, os que caíram diante do Senhor, caíram para frente, com o rosto no chão prostrados, você pode ver isso claramente em varias passagens bíblicas: Daniel 10:9, Apocalipse 1;17, Mateus 17; 5 e 6, Gênesis 17;3 Josué 5;14, Juizes 13;20 Ezequiel 3:23 e 44:4, nessas narrações bíblicas, não há exemplos de um cair coletivo, não houve quedas para trás, tipo efeito dominó, todas essas narrativas mostram algo completamente diferente do que vimos hoje nas igrejas.
 Relativo a dons espirituais, a Paulo esclarece que : “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.” (1Co 14:33)
 O fenômeno de “cair no espírito” era desconhecido de Paulo, ele não cita em suas  experiências, nem promoveu esse tipo de movimento por onde passou. Cristo também não fez uso desse tipo de experiência.
Uma leitura cuidadosa de I Corintios 14 nos leva a compreender que um dos princípios de Deus  com relação a manifestação de dons, é a ordem.
 Outro fator que me impressiona, é que o jargão chamada de “unção” parece ser o termo que a maioria dos lideres que defendem o fenômeno do “cair no espírito”, usam. É interessante que muitos ao ministrarem, parece que possuem uma super-unção, muito maior do que a de Jesus e a dos apóstolos, pois os mesmos não usaram dessa pratica, de derrubar pessoas pelo poder de uma unção.
 Mas hoje se fala em transmissão de unção, transferência de unção etc etc. trata-se de linguagem estranha, para classificar coisas estranhas. Usam-se jargões e todo uma linguagem nova, parece que o movimento carismática é pródigo em inventar coisas, tipo “queimar demônios” “demarcar territórios” “quebrar maldições” “embriagados no espírito” etc e etc.
 A bíblia nos admoesta a examinar as escrituras (João 5:39) e o exemplo como ela deve ser examinada com nobreza, pode ser vista desde uma perspectiva da igreja bereana (Atos 17:11) por isso, devemos atentar muito bem para as palavras de Isaias “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” (Is 8:20)

CLAVIO J.JACINTO



(2)   Jornal Mensageiro da Paz- Artigo escrito Por Ciro Zibordi sobre o tema
Data da publicação Fevereiro de 2012. Pág 17

(4)   citado em http://www.bible.ca
http://www.biblical-pentecostals.org/slain.htm

0 comentários:

Postar um comentário