terça-feira, 25 de outubro de 2011

O PODER DE UM HOMEM TRANSFORMADO QUE DECIDE TRANSFORMAR SITUAÇÕES PRECARIAS.



Em II Crônicas 34:1 a 7 está descrita a historia verídica maravilhosa e revolucionaria do Rei Josias. Poderíamos esperar menos de um homem de Deus, transformado e que deseja transformar o mundo a sua volta conforme os padrões elevados de uma vida santa?

Josias já em tenra idade buscou a presença e a intimidade de Deus, a declaração bíblica é que ele fez o que era reto aos olhos do Senhor. Por sua decisão de servir a Deus com toda a intensidade e ter um compromisso sério com o verdadeiro Deus, seu coração ficou voltado completamente para a verdade. A marca de um cristão distinto está aqui: ele busca Deus, ele quer Deus, ele torna-se amigo de Deus. Talvez seja necessário afirmar que isso não pe novidade no campo teológico, mas na pratica, notamos como nossa sociedade pouco é influenciada pelos cristãos modernos, porque na pratica, a maioria se constitui em amigos de deleites e amigos do mundo, e não amigos de Deus.

Ser amigo de Deus, e se apegar a Ele em nossos dias, significa abrir mão de muita coisa, na verdade significa andar na contramão do sistema mundano. Vivemos na época do culto hedonista, onde a cultura lança mão de uma propaganda violenta a favor do egoísmo e do sucesso pessoal. Há milhões de altares e deuses, lugares altos impregnados dos mais brilhantes e cativantes deuses. Cultos a todos os gostos. Os limites foram removidos, existe igreja cristã para qualquer tipo de pecado, você não precisa mais abandonar o pecado, basta se “converter” e se associar com o grupo que defende o que você pratica e continuar praticando o pecado que você não quer abandonar. Essa aberração religiosa precisa ser detidas, esses altares precisam ser derrubados. E porque não são? Os Josias de nossos tempos são raros. Veja você que antes de ser reformador social, ele foi reformador pessoal. Se achegou ao Deus de Davi, começou a ter comunhão com Deus, e nessa intimidade, o Espírito Santo o capacitou a enxergar o santo e o profano.

Josias foi um reformador pessoal e social. Antes colocou a sua vida pessoal em dia, e olha só, já em tenra idade, se pronunciou a favor do DEUS de seu Pai. Havia nele uma sede espiritual, sede que as águas apodrecidas que vertiam dos altos e dos cultos idolátricos não satisfaziam. Ele foi buscar algo superior, e o achou!

Como está a sua vida espiritual? Creio que nunca haverá como incendiar outros com uma paixão cativante pelo SENHOR, se esse fogo antes não estiver aceso dentro de nós.

A era em que estamos vivendo é a era dos adormecidos, se não fosse, então como os lideres modernos promovem tantos cultos de idolatria dentro de seus santuários? Hoje há o culto aos pastores, culto aos cantores, culto ao deus emotivo, culto a pregadores, cultos centralizado na pessoa humana, os ídolos são meros mortais que levam em si elementos de carisma pessoal, os profissionais da religião hedonista, fazem do púlpito palco e arrancam das pessoas aplausos e gritos apaixonados. Os deuses falsos só mudaram de roupa, os altares, os nichos, os deuses estranhos e falsos estão sendo erguidos dentro dos mais variados templos ditos evangélicos, e poucos percebem isso. As abominações podem ser vistas a todo momento em todos os lugares e tão somente em raríssimas exceções isso acontece. Josias não suportou esses altares que promoviam a idolatria descarada. Limpeza já!

É certo que Josias não encontrou tanta oposição, como encontrou o profeta Elias. Mas aquele era o momento para isso. A oportunidade de servir a Deus com toda a fidelidade estava diante dele. Como perder essa oportunidade? Eu pergunto para você: qual é a sua oportunidade hoje? Servir a Deus com mais amor, mais compromisso, com toda a liberdade, servir a ele, indo aos hospitais, evangelizando nas praças, orando mais, se consagrando, mortificando a carne, pregando arrependimento. Temos oportunidades impares em nossas mãos. Mas os altares precisam ser derrubados. Sabe, aquele CD do cantor gospel que você idolatra: quebre-lo! Aquele aparelho que rouba sua vida devocional chamado televisão: quebre-o! aquelas roupas escandalosas que revelam a sua sensualidade e que são os altos que tu elevastes ao deus Eros: quebre-os!

Quebrar nossos ídolos custa sacrifício, Poe em jogo nossa reputação diante dos mais liberais, na terra dos sonolentos, a realidade espiritual não tem muito valor. Quebrar ídolos e altares é peculiar de quem já despertou do sono letárgico provocado pela religião formalista. É impossível servir a Deus de forma eficaz, se não fizermos de maneira radical.

O avivamento pessoal não pode chegar enquanto o egoísmo não for despedido, Deus merece toda a nossa atenção e todo o nosso amor. Precisamos ampliar a nossa visão para Frente diante do Cristo glorioso e ressuscitado e apagar o fogo que ilumina o nosso ego.

Quando Josias derrubou os altares, ele reduziu tudo a pó, não deixou esperança de retorno. Eu acho como é engraçado o ex-bebado que se converte a Cristo, e não tira a garrafa de champanhe da mobília de sua casa porque a garrafa está ali como uma decoração. Acho que esse é um exemplo simples, de como queremos servir a Deus sem derrubar os altares idolatras de nossa vida.

Josias após uma reforma pessoal e outra social, então continua no seu progresso e faz as reparações no templo. Hoje nós vimos tudo ao contrario! É tão fácil ser cristão dentro de quatro paredes num culto semanal! Há muita gente que se torna cristã por apenas algumas horas durante um culto. Na sua casa e na sua vida pessoal e social, os altares estão lá. As vezes escondidos na luxuria e na concupiscência da carne. O coração contempla e a carne se prostra diante das imagens semi-pornograficas que a sociedade apresenta. Nossa ambição nos faz prostrar diante dos jogos e loterias, e nosso orgulho anseia por uma devoção ao carro do ano ou da roupa da moda que pretendemos ter. a deusa das vaidades modernas tem um alto quase que do tamanho da torre de babel, e é claro, pode-se ver estampado na vida de muitos essa grande devoção, a deusa vaidade se disputasse com uma Diana dos Efesios, causaria em nossos dias momentos de tenebrosos ciúmes a suposta “rainha dos céus”.

A lição de Josias é digna de meditação, sua ousadia, sua determinação, e sua devoção. Em tempos difíceis ele cultivou uma visão espiritual para ver o Deus de todas as realidades. Voltou as costas ao sistema idolatra vigente em seu tempo, e fez o que era reto aos olhos do Senhor.

A restauração foi progressiva, e a elevação do nível espiritual sempre segue a proporção do nosso progresso na vida devota.

E o auge do progresso de Josias foi a humilhação, quando Hilquias descobriu o livro da lei do Senhor e Safã leu perante Josias, ouve um remorso no coração do rei, ele ouviu os decretos divinos registrados no livro, e se humilhou porque toda uma geração estava violando os princípios divinos. Andar em humildade diante dEle, um rei rasgando as suas vestes. Quebrantado perante Deus. Se o teu progresso na vida espiritual não te leva para uma vida mais simples, mais humilde e de maior dependência de Deus, é bem provável que estejas caminhando sem Deus, ele não nos conduz por um outro caminho...

DEUS TE ABENÇOE

CLABVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário