segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Comportando-se com decência na casa de Deus



Desde cedo, o SENHOR tem exigido do seu povo santidade e reverencia, creio que esse é um principio universal valido para todas as eras, e n não estamos isentos de viver uma vida de santa reverencia e temor nas reuniões cristãs. Gostaria de deixar alguns sólidos conselhos para o bom andamento do crente dentro do templo, e principalmente na hora da reunião em que todos estão reunidos para adorar a Deus.

A bíblia dá algumas diretrizes de como devemos nos comportar na Igreja de Deus (I Timoteo 3:15) convem atentar para essas diretrizes e assim fazer com que nossas reuniões tenham ordem e decência e sejam plenamente abençoadas por Deus. A marca distinta de uma reunião cristã é a plena revelação da decência e da ordem, Paulo falando sobre os dons de Espírito Santo aos Corintios, exortou a fazer tudo com ordem e decência.(I Corintios 14:40).

A igreja não é ambiente para bobagens, para coisas irreverentes e piadas, é um lugar que devemos nos comportar com santa reverencia, um lugar reservado para adoração e oração, estudo das escrituras e comunhão. Tudo dentro desse parâmetro deve ter um caráter santo, não menos que isso. Por isso devemos evitar as gírias, as piadas e as brincadeiras profanas.

Em Malaquias 1:6 nós encontramos um exemplo de irreverência, quando o temor e o compromisso sério não mais é uma marca do serviço religioso.

A igreja não é lugar de informalidades, pelo contrario deve ser um lugar onde seja refletido o pudor, a santidade, o respeito e a reverencia. Aqui está um outro principio que devemos levar em conta: você deve se apresentar nas reuniões de modo modesto, bem vestido, com pudor, e é ali que deve ser usada a sua melhor roupa. A reunião não é um desfile de moda, mas também não é um lugar onde o crente deva vestir qualquer coisa. Em Mateus 22:11 encontramos um exemplo de como Jesus trata pessoas com trajes inconvenientes! Estejamos apercebidos disso. Se vestir de modo digno, onde tudo o que possa refletir seja a santidade, e nunca a sensualidade. Mas também possa refletir a modéstia e o respeito, e nunca a luxuria e o glamour.

Fidelidade na assistência do culto. Aqui temos um grande problema, as pessoas não respeitam muitas vezes o pregador e nem a palavra de Deus, se levantando, virando as costas ao pregador, perdendo parte da mensagem, fazendo viagens mentais, ficando desapercebido, e na pior das condições, cochilando ou cochichando com alguém dentro da igreja. Quanta falta de respeito!

Muitos não conseguem se concentrar nas reuniões, porque não impõem uma rigorosa disciplina sobre seus defeitos. Assim, não conseguem ficar fixos no seu lugar e precisam muitas vezes se levantar e sai de seus lugares, a na maior parte, de maneira inconveniente. Não prestam atenção ao culto, não adoram, não prestam atenção a pregação, vivem durante todo o tempo de modo irreverente!

Não existe uma fidelidade em assistir ao culto. E muitas vezes refletimos uma hipocrisia sem medidas, porque achamos que um culto precisa ter um horário fixado, e não pode ultrapassar tal horário, impomos tempo para adorar a Deus, enquanto que os ímpios e pecadores não impõem tempo nos estádios de futebol para adorarem seus ídolos, enquanto que os ímpios não impõem regras para pular carnaval, e os carnais não traçam limites em ficar na frente de um vídeo para assistir coisas abomináveis. “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal”. (Ec 5:1)

Ouvir com atenção, ter reverencia e comportamento santo, é próprio de um verdadeiro

filho de Deus. No culto devemos prestar atenção e não cochilar, nunca devemos nos comportar de modo indigno.

Outra questão que devo colocar aqui é o problema da pontualidade. Embora possa haver algumas justificativas, não é verdade que todos chegam depois do inicio da reunião, porque não podem chegar antes, mas simplesmente porque não zelam pela pontualidade na casa do Senhor.

Também a o problema das discussões e dos falatórios inúteis, a igreja não é ambiente apropriado para discussões, não é lugar apropriado para politicagem e assuntos seculares, que não condizem com os assuntos do Reino de Deus.

Muitos assuntos podem ser abordados, mas creio que a já sinalizei o suficiente para demostrar que o ambiente de um culto ou de uma reunião não é apropriado para inconveniências, falatórios, mundanismo, informalidades, e qualquer sinal de incoerências no comportamento pessoal ou coletivo.

Igreja é lugar de respeito, temor, reverencia, cordialidade, santidade, paz, harmonia e enfim todas as virtudes que aperfeiçoam um verdadeiro ambiente santificado e cristão. Cada um de nós esteja atento no que precisa mudar e melhorar, afinal de contas o serviço santo merece todo o nosso esforço em apresentar o melhor e se apresentar da melhor maneira possível.

DEUS ABENÇOE A TODOS


CJJ

1 comentários:

samuel santos disse...

MUITO BOM SUA ORIENTAÇÃO! o zelo pela casa de Deus é importante e nos leva a uma intima comunhão com ele.

Postar um comentário