terça-feira, 4 de outubro de 2011

O MUNDO


O MUNDO
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1Jo 2:15)
Embora essa seja apenas uma das tantas advertências bíblicas sobre o perigo de se amar o mundo, vimos como uma interpretação superficial do assunto tem levado muitas pessoas a muitos erros, práticas e ter conceitos errados a respeito dessa questão tão importante, que é ter uma visão correta do conceito bíblico a respeito do mundo. O Dr Willam Macdonald se expressou com relação ao mundo: “ O mundo é a civilização que o homem tem construído para poder satisfazer seus desejo sem Deus. não é somente independente de Deus, mas em oposição a ele. O sistema do mundo está baseado em princípios enganosos promovendo falsos valores. É inteiramente egoísta. Riqueza, poder e sexo são aspectos centrais da sua cultura.”(1) Eu tenho visto nessas palavras um conceito bem equilibrado sobre o mundo e seus perigos. O mundo tem um centro, e esse centro é o próprio homem. O diabo sabe que esse é o caminho do abismo espiritual, e faz com que ele mesmo seja uma força a conduzir o homem por esse caminho de trevas. Por isso mesmo William Macdonald conclui: “Toda a sociedade é inspirada e energizada por Satanás. Assim como os anjos santos são guardiões do povo de Deus, os poderes demoníacos são ativos nos acontecimentos do reino do mal.”(2)
Alguém disse com muito acerto que o mundo é o sistema operacional do diabo, isso é certo. Suas luzes coloridas e suas ilusões são atraentes, Watchman Nee explica que o mundo começa com a expulsão de Adão e Eva do Jardim, Deus não criou o mundo, esse sistema é o resultado da rebelião humana e do domínio do diabo..
É um desafio constante cristãos estarem aqui e conviverem lado a lado, buscando aplicar princípios espirituais e valores completamente opostos. Infelizmente certas doutrinas antigas que enfatizavam essa visão separatista foi deixada para trás. Pedro por exemplo ensinou que somos peregrinos e estrangeiros nesse mundo e Paulo ensinou que a nossa pátria está nos céus. Mas já não se enfatiza mais isso hoje. A doutrina da separação do mundo tem sido omitida dos púlpitos. A mundanização do cristianismo nos leva para o alerta de John Owen, que afirmou a verdade de que se quisermos seguir o curso desse mundo, também iremos perecer com ele.
Não podemos compartilhar com as corrupções do mundo, não podemos infiltrar seus princípios na igreja, mas muito dos modelos de organização e liderança, nada mais são do que grosseiras imitações de sistemas mundanos, daí porque vimos muitos “ministérios’ atuando como se fosse empresas comerciais, muitos sistemas de aconselhamento baseados na psicologia, ao invés da bíblia.
O pragmatismo, o modelo de liderança cristã, baseado em posição dominadora e o modelo profissional, fazendo com que ministros e lideres construam impérios e tenham salários exorbitantes as custas do evangelho!
Isso é apenas a ponta do iceberg. Temos visto como o mundanismo tem se infiltrado na igreja de forma terrível.
Ao invés de uma separação, existe uma amalgama com o mundo.
Em uma matéria sobre o assunto, certo autor cristão comentou sobre esse mal e esse desvio da igreja moderna m contraste com os cristãos de outras gerações, e que fixeram a diferença pelo modo que viveram o evangelho: “Para tornar as coisas ainda piores, os valores daqueles tempos antigos já não eram nada de que se possa orgulhar! Santidade e piedade pessoal são termos praticamente extintos — remanescentes arcaicos de uma época que já passou. A história praticamente já deu uma volta completa no círculo e voltamos à condição descrita nos livros do Antigo Testamento, Deuteronômio 12:8 e Juízes 17:6 e 21:25:"Cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos." A Bíblia — a literal Palavra de Deus — é ignorada pela maioria daqueles para a qual foi dada como padrão absoluto de fé e de prática. Como resultado direto disso, a igreja perdeu a capacidade de ser o sal da terra e a sociedade está nos últimos estágios da podridão moral. O que podemos fazer? A não ser que o Senhor decida operar um milagre de não pouca magnitude, a situação não será corrigida. No entanto, como diz aquele antigo hino: "Brilha no meio do teu viver!" Não importa se o resto do mundo esteja determinado a seguir no caminho errado; cada um de nós deve fazer o melhor que puder para caminhar na luz da Palavra de Deus e buscar a santificação. Todos estaremos diante do Tribunal de Cristo, como indivíduos, para prestar contas pelas obras feitas no corpo. Nosso galardão eterno será determinado pela nossa obediência aos mandamentos do Senhor.” (3)
A observação do Pastor Luiz guerreiro é bem atual e clara com relação ao ponto que chegamos: “São poucos os ministérios fiéis à sã doutrina e que realmente servem de exemplo para o mundo. A igreja deveria ser o espelho para o mundo, mas para tristeza nossa, o mundo está sendo o espelho para muitos ministérios! É necessário despertar de novo a igreja para que muitos que já caíram voltem a praticar as primeiras obras de amor (Ap 2.4,5) evoluindo para a santificação total (I Ts 5.23; Hb 12.14; Ap 22.11), deixando um mundo em regressão, e que está apodrecido pelo pecado(I Jo 5.19), para que não venham também a ser reprovados na vinda do Senhor.” (4)
Isso não significa que devemos ficar em silencio ou se conformar com a situação. Pelo contrario devemos lutar, uma das características do verdadeiro cristão é que ele batalha pela fé, e agora mais do que nunca, aqueles que de fato tem um serio compromisso com o evangelho devem tocar a trombeta e batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Vamos responder contra o mundanismo, pregando sobre santidade, separação e viver um estilo de vida completamente diferente do mundo. Vamos lutar contra suas concupiscências e denunciar seus pecados de forma severa, ainda que isso não nos de segurança e sejamos tachados de radicais e fanáticos. Desde que não promovamos a violência e a injustiça, o cristão tem o direito de defender os vaores do Reino de Deus, valores esses, muito superiores aos desgastados valores do humanismo decadente de nossos dias.
Seja uma voz ativa, a igreja precisa de uma nova reforma, temos que expulsar esse mundanismo para fora do cristianismo, o mundo está condenado, mas a igreja remanescente e fiel terá um futuro glorioso. De que lado você Está?
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1Jo 2:17)
CLAVIO JUVENAL JACINTO
(1)No Mundo Mas não do Mundo-William Maconald- pág 9 Actual edições.
(2) Idem
(4) http://luisguerreiro.nireblog.com/cat/mundanismo-na-igreja

0 comentários:

Postar um comentário