terça-feira, 11 de outubro de 2011

ERRANDO, POR NÃO CONHECER AS ESCRITURAS



Em marcos 12:24 Jesus acusa uns judeus de certa corrente teológica judaica, de não conhecerem as escrituras. O caso estava centralizado numa questão de vida além tumulo e casamento. Como em muitos outros casos, questões foram levantadas para tentar levar Jesus para um “beco sem saída’ nessa intenção sutil, os saduceus apelaram para a técnica sutil de impor a razão com interpretação de problemas puramente teológicos e espirituais.

Parece que esse mal tem se perpetuado entre muitos ditos cristãos, o errar, por não se ter um conhecimento das escrituras tem sido uma marca distinta em muitos grupos religiosos e particularmente em muitos indivíduos. Esse desequilíbrio, tem forjado as mais terríveis heresias e também molda as mais profanas idéias, com relação a certos assuntos.

Errar por não conhecer as escrituras, é um caminho aberto para se introduzir outros fatores que contribuem para erros teológicos crassos, por exemplo, usando dessa visão de cristo, podemos supor que muitos cristãos eram por não conhecer também a historia da igreja e seus erros e acertos através dos séculos. A historia tem muitas lições preciosas, que não pode passar despercebida por nós cristãos do presente século. A revisão da historia sobre temas complexos como a escatologia teria que ser uma lição de advertência para ninguém estabelecer datas para uma suposta vinda de Jesus, uma vez que não somente a bíblia não apóia tal procedimento, mas a história também nos revela os fracassos e a vergonha, daqueles que marcaram datas para a vinda de Cristo.

Errar, tem sido um parecer constante de muitos, por não lerem a bíblia, por não estudarem e por firmarem a fé em coisas estranhas, como experiências místicas, a razão, opiniões pessoais e coisas assim.

A grande maioria reage diante de algo que é novo para eles, mas que é bíblico. Pelo fato de nunca terem lido, e nunca terem sido ensinados a respeito de tal assunto, acabam se assustando e impondo o que eles acham ser o correto. Grande parte dos ditos evangélicos modernos abraçam um conjunto de idéias litúrgicas e teológicas e se fecham completamente para qualquer coisa que se oponha ao que eles acham correto. A mente fechada tem sido um caminho pavimentado para a intolerância e o extremismo religioso. Sem respaldo bíblico.

O fechamento da mente e a intolerância foram marcas da vida religiosa dos fariseus e dos saduceus. E nessa confusão toda, a bíblia reage, pois movido pelo Espírito Santo, Lucas o autor sagrado do livro de Atos, confere honras aos bereanos, que mesmo diante de um dos mais sublimes e firmes teólogos da igreja cristã, o apostolo Paulo, ainda assim, foram para as escrituras, fazendo uma verificação acurada, nobre, inteligente e atenciosa, para saber de fato o que Paulo ensinava estava em concordância com aquilo que estava escrito. As distorções e o desequilíbrio espiritual de muitos, se faz presente por não atentarem por tão nobre exemplo que deixaram os bereanos (Leia Atos 17:11). Eu já ouvi alguém questionar sobre a estrutura doutrinaria da minha igreja, por causa da ausência de milagres. Ora a sã doutrina sem sinais e maravilhas é um milhão de vezes mais segura do que o milagre acompanhado das heresias.

Talvez isso não soe muito bem aos ouvidos de muitos, que se grudam nas mais incoerentes formas de pensar para viver uma religião que supra suas doentias convicções. Mas a verdade ainda continua sendo cristalina e ao mesmo tempo assustadora. Milagres em nome de Jesus não confirmam a pureza do cristianismo. Jesus no capitulo 7 de Mateus fala sobre esse assunto de uma forma tão vital, que jamais podemos cair na incoerência, de firmar a verdade nas evidencias de sinais e maravilhas!

Estou falando de algo, pelo qual tenho experiências próprias, convivendo ao longo dos anos com muitos grupos pentecostais doentio. A enfermidade religiosa é fruto de uma teologia distorcida, pobre, sem base firme nas escrituras. Essa realidade é pura, e bem franco está sendo a minha posição. Em minha curta jornada de liderança, lidando com pessoas provenientes de denominações doentias, que não quiseram se moldar ao nobre costume de ler bíblia, estudar bíblia, amar a bíblia, conhecer as doutrinas da bíblia, viver as normas da bíblia, discutir os ensinos da bíblia, vivenciar as promessas da bíblia,, muitos caíram na incoerência diabólica, profana e insana, de rejeitar a bíblia, e ficar somente com as experiências místicas doentias. D e fato, pude notar que alguns desses ditos “cristãos evangélicos” odiavam a bíblia! E de fato tinham motivo para odiá-la, porque com o passar do tempo acabei descobrindo que esses “irmãos” cometiam atos que a bíblia condenava! Uns eram até mesmo adúlteros!

Errar, por não conhecer as escrituras, e na medida que aprendemos a lição, não nos resta mais outra opção: ou conhecemos para o nosso progresso espiritual, ou para a nossa condenação, pois a bíblia não nos deixa uma terceira opção, ou negligenciamos, ou a obedecemos.

De fato, aqui está o meu conselho: vá para a bíblia. Recentemente estávamos reunidos e alguém me chocou com uma declaração de algo que viu na igreja, e que achou estar errado, usando inclusive de uma comparação profana. Um outro também ficou chocado ao ouvir a sua declaração, ambos mostraram ser incoerentes, pois não perceberam que existia apoio bíblico bem fundamentando para o que aos olhos da razão deles era incoerente, isso ocorreu porque eles estavam ligados a uma liturgia automática, pré fabricada para isso, e que condiciona as pessoas, e depois eles mostraram não ter conhecimento bíblico suficiente, para notar que a bíblia sustentava um parecer favorável a questão: o resultado foi uma conclusão baseada naquilo que eles achavam que era a verdade, e não naquilo que a bíblia demonstra ser a verdade, e há uma enorme diferença entre as duas posições. Errar por não conhecer as escrituras é tão incoerente quanto concluir que algo simplesmente está errado, porque você não conhece as escrituras.

E nesse mundo de confusão, bem aventurado é aquele que se apega ao que está escrito em Salmos 119:16!

DEUS TE ABENÇOE MUITO

AH, NÃO SE ESQUEÇA: LEIA A BIBLIA SEMPRE, DO CONTRARIO SEMPRE LEIA A BIBLIA!

JESUS ESTÁ VOLTANDO

0 comentários:

Postar um comentário