quinta-feira, 27 de outubro de 2011

As ameaças dos Novos Paradigmas





O termo “paradigma” vem do grego paradeigma. E significa um modelo, numa melhor definição : um modelo a ser seguido. Numa perspectiva cristã, o modelo tradicional das doutrinas essenciais do cristianismo são nosso paradigma. Desde a reforma protestante, as doutrinas fundamentais do cristianismo tem sido defendida e disputada por toda a comunidade ortodoxa independente da denominação. Alias vimos como muitos protestantes na historia do movimento se firmaram na defesa com muita intensidade a respeito das doutrinas cristãs. Um manifesto contra a quebra de paradigmas cristãos podem ser vistos em OS FUNDAMENTOS. A famosa coletânea de textos das verdades bíblicas fundamentais, que foram editadas por R A Torrey nos EUA apartir de 1909. naquela época, a coletânea foi um manifesto contra a onda de liberalismo teológico que ameaçava minar as bases do cristianismo histórico.

Atualmente estamos vivendo novas ameaças, a talvez essas ameaças sejam muito mais complexas e sutis do que a onda de liberalismo que ameaçou a igreja em décadas atrás. Um movimento que vem emergindo desde a década de 1950 chamada de neopentecostalismo carismático. Embora seja verdade que alguns grupos ortodoxos tenham saído dali, notamos que a culminância desse movimento trouxe para a igrejas inovações que misturam doutrina cristã com metafísica e novas revelações um tanto extravagantes quando comparadas com a visão convencional da interpretação das escrituras. Há um processo sutil de mudança de paradigmas e isso pode ser percebido, quando se estuda com atenção escritos e ensinos de Rick Joyner, Bennin Hinn, Jenning Dake, Mary Baxter , C. Petter Wagner e muitos outros apóstolos modernos. A visão convencional das doutrinas cristãs tem sido afetada por novos paradigmas que tentam modificar o sistema tradicional do cristianismo. A infiltração da psicologia na igreja, as veretntes ocultistas como regressão, adivinhação, e pasmem! até mesmo viagens astrais. A maior parte das experiências ditas carismáticas expostas por muitos apóstolos modernos não são novas, elas são bem conhecidas entre os ocultistas. Muitas de suas declarações também não estranhas entre adeptos da nova era e do espiritualismo. Bennin Hynn é um desses novos apóstolos que faz conexão entre suas experiências carismáticas e o mundo dos mortos. Suas celebres conexões coma falecida Kathryn Kulhman, alegando receber dela, unção quando visita o seu tumulo, nos faz ver para onde está caminhando os proponentes de mudanças de paradigmas no cristianismo atual. Uma declaração dessa, se feita diante da primeira geração de protestantes soaria como uma aberrante heresia. Mas atualmente passa com facilidade pelo filtro do discernimento dos cristãos atuais.

Mutos livros foram escritos sobre esse assunto, portanto ele não é novo. Hank Hannegraaf publicou CRISTIANISMO EM CRISE. Dave Hunt A SEDUÇÃO DO CRISTIANISMO e A SEDUÇÃO DO CRISTIANISMO. Esses livros estão disponíveis na língua portuguesa, mesmo assim nunca foram os preferidos entre a liderança cristã.

Comentando sobre o estado atual da igreja, David Wilckerson certa vez afirmou: “a igreja de Jesus cristo está adormecida, seus pastores estão andando em seus próprios sonhos. Só uma igreja adormecida pode permitir as abominações que agora a contaminam’

Os novos paradgmas que ameaçam nosso sistema bíblico querem suplantar a verdade bíblia pela experiência mística e violar as todos os conceitos históricos do cristianismo. Assim podemos observar as coisas raras e extravagantes ditas pelos proponentes da mudança de paradigmas. Um inferno que tem a forma de corpo humano, a teoria dos homens deuses (a divindade do homem) a teoria de que Eva foi criada para dar a luz pelo lado. A suposição de que os egípcios não foram mortos afogados pelas águas do mar vermelho e sim por blocos de gelo. A teoria de que Jesus tomou a natureza satânica e que foi até o inferno e sofreu lá, sendo torturado por três dias, a especulação de que cada pessoa da divindade tem corpo, alma e espírito, e a posição arbitraria de que Deus é nosso servo, ao invés de aceitar que somos servos de Deus (teologia comum a confissão positiva). Esse fenômeno de mudanças de paradigmas parece ser global. As extravagâncias podem ser vistas e observadas em qualquer lugar do mundo, recentemente um líder evangélico brasileiro proclamou a unção do Deus de Aarão, e o chamou de X-nilo! E não poderia deixar de ser, pois o Brasil sempre foi um celeiro que acolheu todas as distorções teológicas da América do Norte.

Essas mudanças e nuances de distorções doutrinarias tem invadido os arraiais cristãos. Tem se processado mudanças, elas são lentas, e tão grande é a influencia, que nem mesmo homens que outrora expunham erros dessa vertente e eram ortodoxos, declinaram para novas modalidades teológicas que tiveram suas origens na metafísica espiritualista. O que muitos não querem aceitar é que a metafísica é um ramo do ocultismo.

Ela tem influenciado a igreja de modo sutil, e vem detonando as bases das doutrinas fundamentais do cristianismo. Assim como no fenômeno do liberalismo que tentou destruir as doutrinas do cristianismo em décadas passadas, a características de muitos eruditos liberais era conhecimento sem devoção, eram supérfluos na vida devocional, e profundos nas questões acadêmicas, hoje muitos neo-apostolos da metafísica cristã, parecem ser profundos nas experiências místicas e supérfluos na teologia e no conhecimento bíblico.

Que os manifestos de preocupação tem sido poucos entre os cristãos, e que há uma tremenda falta de discernimento bíblico na comunidade cristã atual, não há duvida. Devido ao fato de centenas de livros que promovem mudanças de paradigmas no meio protestante, circulam livremente pelas livrarias é uma prova disso. Desde que circula o livro “Bom Dia Espírito Santo” best Seller de Bennin Hinn, praticamente não conheci em minha cidade um único cristão que após a leitura, tenha tido uma manifestação de desconfiança dos escritos e dos ensinos de Hinn.

A comunidade evangélica moderna é muito propensa a acreditar em tudo, sem avaliar tudo o que lê pelo crivo das escrituras. Uma nobre tarefa que a maior parte não se dá ao luxo de ter. virtude ausente nos cristãos modernos, com raríssimas exceções.

É necessário um brado de alerta, é necessário um grito de basta. A bíblia não apóia mudanças de paradigmas, porque a fé cristã tem seus absolutos. A ordem dada aos lideres é que preguem a sã doutrina(Tito 1:1) que se mostre incorrupção na doutrina(Tito 2;7) somos chamados a não ir além do que está escrito(I Corintios 4:7) e a nos desviarmos dos desordenados e dos que pregam doutrinas diferentes daquilo que aprendemos(Romanos 16:17 com II Tessalonicenses 4:6)

A bíblia tambem afirma que os últimos tempos serão caracterizados por mestres que não suportarão a sã doutrina

“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências” (2Tm 4:3)

Nesses dias difíceis, se torna essencial que cada cristão tenha um discernimento aguçado, com um conhecimento bíblico adequado e básico, porque a estratégia sutil desses dias, é um ataque vindo de dentro da igreja para destruir a igreja. E essa fator pega muita gente despreparada, já que fomos ensinados que o inimigo do cristianismo está fora do cristianismo. O eu de fato nem sempre as coisas funcionam assim. Mas temos que perceber que os tempos são diferentes, e isso deve servir de advertência para nós e para a nossa igreja.

Clavio Juvenal Jacinto

2 comentários:

Jeruza disse...

Olá meu irmão,meu nome é Jeruza sou da Assembleia de Deus Madureira, muito apropriada essa palavra para os tempos em que estamos vivendo.Deus o continue abençoando.
Só gostaria de fazer uma correção se me permite, é que não encontrei esse texto em II Tessalonicenses 4;6.
Fique com Deus

Clavio J. Jacinto disse...

Querida irmã Jeruza, Obrigado pelo comentário e pela correção, o Texto é II Tessalonicenses 3:6 OK?

Deus te abençõe

CJJ

Postar um comentário