terça-feira, 25 de outubro de 2011

O CONTROLE DA MENTE





Manipulação mental e cativeiro ideológico

A ameaça de nosso século não é tão somente um holocausto nuclear, ou uma pandemia, mas também um domínio ideológico capaz de prender a mente das pessoas, impossibilitando-as de raciocinar com lógica e incapacitando-as de ter uma noção e uma sensibilidade do que é certo ou errado. Um holocausto nuclear é capaz de dizimar a humanidade, mas um poder manipulador é capaz que colocar em cativeiro eterno uma alma.

Como cristão bíblico, sou pacifista, não concordo com as guerras, mas não concordo também com a manipulação mental, com a escravidão ideológica ou qualquer coisa parecida. Satanás tem atuado no campo da manipulação, usando pessoas e movimentos religiosos para isso. Infelizmente poucas pessoas estão percebendo isso, mas a mídia, as seitas, e inclusive muitas seitas e movimentos identificados como “cristãos” estão usando a manipulação mental para enganar e controlar as pessoas. A sutil metodologia da manipulação é que muitas vezes e de diversas maneiras ela é praticada de forma oculta, subliminar, de forma sutil.

É preciso deixar uma palavra de alerta, sem usar de extremismos, apenas usar o bom senso e o equilíbrio.

Há no mundo uma quantidade de contingentes associados a certas filosofias que agem de forma sutil na mente humana., tentando destruir a razão e o senso critico, ou seja tentam minar as bases da nossa sensibilidade racional. Numa linguagem mais simples, lavagem cerebral! E isso de diversas formas, em diversos graus, transformando pessoas em autômatos biológicos programados para não mais pensarem com lógica, de forma sensível e com discernimento. Somente uma obra de libertação é capaz de fazer com pessoas possam sair desse cativeiro ideológico.

O verdadeiro cristianismo não usa essa técnica sutil e demoníaca, Jesus mesmo anunciou a verdade evangélica como uma libertação para o homem. A ameaça do controle mental é assustadora em nossos dias, e embora ela se estenda em muitos setores de nosso sistema, quero me deter no campo religioso.

Há um sistema contínuo de manipuladores mentais que escravizam o homem em nossos dias. Muitos dentro desse sistema abordam o campo religioso, seitas, ministérios pseudo-cristãos. Não somente grupos e movimentos, mas também pessoas, podem usar ardis para manipular pessoas e isso pode ocorrer até mesmo dentro de grupos ortodoxos e conservadores. Tudo o que controla a mente e anula o nosso raciocínio, destrói o caráter e se torna perigoso. Em suma, a manipulação mental anula a mensagem cristã da libertação, e coloca as pessoas em cativeiros. Todo o sistema manipulador é em essecia anticristão. Ainda que tenha fachada de “cristão”

Jesus cristo em seus ensinos, manda seus seguidores avaliarem e raciocinarem, em Lucas 14:28 a 32 podemos ver claramente que nessa parábola Jesus ensina a usarmos o nosso raciocínio. Pensar, assim como os bereanos, ao ouvirem Paulo, procuraram verificar se de fato a mensagem de Paulo tinha harmonia e estava de acordo com as escrituras. Isso é pensar, avaliar. A nobreza de um homem sensato está na sua inteligência e sobriedade.

Cristianismo é isso, desde o principio tem sido assim, lá no livro de Gênesis, essa liberdade foi dada a Adão e Eva. Satanás atuou como aquele que manipulou informações, enganou Eva através do discurso, usando muitas artimanhas e técnicas de controle mental que não são muito diferentes dos que são usados hoje em dia.

Eu gostaria de deixar aqui alguns sinais que evidenciam se um grupo ou movimento ou ainda um líder está ou não promovendo manipulação mental. Você pode ser vitima sem saber que o está, por isso, peço que verifique as condições em que se encontra, e na medida do possível, ao descobrir que está sendo manipulado, reaja e desligue-se do movimento e rompa o contato com o líder ou pessoa que está manipulando você.

1- Duplicidade: geralmente o grupo que manipula é fechado e isolado dos demais, pela seginte razão: tem um comportamento diferente diante da sociedade, fazendo com que pareça ser o que não é (Para atrair as pessoas)

2- O contato com pessoas que não concordam com os princípios do grupo são vetados, coibir as vitimas de ter contato com exterior com aqueles que discordam é um meio de perpetuar o controle sobre os outros.

3- Livros e literatura de oposição é vetado a todo o custo, e não se incentiva a leitura e a pesquisa, exceto a que pertence ao grupo.

4- Proeminência absoluta ao grupo, promovendo o preconceito religioso aos demais

5- Respostas sarcásticas são obras primas dos que não tem argumento forte diante de um confronto.

6- Alteração do comportamento em caso de confronto ou critica. (nesse caso, da liderança)

7- Isolamento para evitar o Maximo de contato social com pessoas fora do grupo.

8- Síndrome do apocalipse: o grupo se exalta como escolhidos para se salvarem de um breve hecatombe que destruirá a todos com exceção aos que pertencem ao grupo.

9- Insuficiência lógica, os grupos e seus lideres apelam para sofismas bem elaborados para tentarem responder aos oponentes ou ludibriar seus adeptos.

10- Inflexibilidade. Geralmente os lideres ensinam os adeptos a serem inflexíveis diante de qualquer argumento e ou evidencias que expõem os erros.

11- Ausência de senso critico e cegueira espiritual, sustentando uma posição de infabilidade ao líder.

12- Indisposição de avaliar e ouvir com o mesmo rigor a oposição

13- Alteração do temperamento quando é atacado com argumentos eficazes

14- Ignorância e desprezo aos fatos, sustentando uma teimosia doentia.

15- Indisposição em aceitar qualquer argumento com paciência

16- Confiança plena e pessoas que não são infalíveis e que revelam falhas em diveros setores da vida particular.

17- Autopromoção idolátrica do líder, promovendo o orgulho e a egolatria.

18- Incapacidade de ver a realidade como ela é. O escravo mental prefere a realidade implantada na sua mente do que os fatos apresentados diante de seus olhos.

19- Manifestações carismáticas são praticamente comum a todos os manipuladores.

20- Visões, êxtases, revelações são características comuns apresentadas como método de autoridade da supremacia do líder.

21- Todo a vitima é treinada para não questionar seu líder e confiar nele cegamente.

22- Você não pode interpretar a realidade por si mesmo, seu líder é que interpreta para você.

Esse artigo foi escrito desde uma perspectiva cristã, e tem como objetivo ajudar pessoas a se desprenderem do erro. Caso você esteja em uma situação embaraçosa e em dificuldades e descobriu que está sendo vitima de manipulação, quero deixar também uma orientação para ajudá-lo a sair do cativeiro

1- Procure orar mais e buscar a orientação de Deus com relação a sua vida

2- Verifique os ensinos de Jesus e do Novo Testamento por si mesmo.

3- Procure se unir a cristãos sérios, onde a liderança e os cristãos são um só corpo, onde seja proeminente o amor, respeito, coerência, a humildade, a temperança, a modéstia e a simplicidade.

4- Procure ajuda através de irmãos ou pastores comprometidos com o reino, e um dos sinais claros desse compromisso, é que a pessoa que irá te ajudar, não estará interessada em levá-la para seu movimento, embora isso seja natural de um líder ortodoxo, a primeira coisa que ele terá em mente será ajudá-lo, ainda que não se filie ao grupo que ele pertence.

Como escolher um boa igreja?

Em nossos dias difíceis cheio de confusão é uma tarefa árdua, mas não impossível.

1- Verifique o histórico do grupo, como surgiram e quem foram seus lideres.

2- Como foi o andamento do grupo através das décadas.

3- A ênfase é dada as pessoas e não ao dinheiro

4- A ênfase é colocada na eternidade e não nos bens do mundo.

5- A bíblia é a única regra de fé

6- As pessoas não manifestam desequilíbrio mas sensatez

7- O grupo não usa de especulações, não usa de truques psicológicos.

8- Você se sente a vontade e não é pressionado a tomar decisões.

9- Ética, honestidade, amor ao próximo e todas a s virtudes cristãs são incentivadas a serem cultivadas.

10- E o mais importante, a mensagem da cruz é pregada e Aquele que foi crucificado e ressuscitou ao terceiro dia, é amado, adorado e tido com grande estima.

11- A IGREJA É VERDADEIRAMENTE CRISTÃ QUANDO O VERDEIRO CRISTO É AMADO, SERVIDO, ADORADO E É O CENTRO DA REUNIÃO.

Que esta mensagem possa ser ajuda para muitos

Essa é minha esperança

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário