sábado, 2 de abril de 2011

REUNIDOS


Jesus disse “Quem comigo não ajunta espalha” (Mateus 12;30). A missão da igreja é juntar, o sentido de congregar-nos é ajuntamento, não um ajuntamento social, como se fosse um clube, mas um ajuntamento espiritual, com perspectivas bíblicas. Nos juntamos para adorar, para inteceder para ter comunhão, a base da igreja é a comunhão num propósito, o propósito de adorar a DEUS em primeiro lugar. Onde DEUS não é o centro da reunião, isso não é igreja, não é eclésia, não é congregação. Atualmente muitos grupos centralizam suas reuniões nos cantores celebres, nos pregadores de renome, centralizam as reuniões nos dons ou na liturgia. A celebridade é o centro, o SENHOR é somente um acessório espiritual a parte de qualquer outro. Essa descentralização infelizmente é marca mais constante na maioria das ditas reuniões evangélicas modernas. O homem ocupa um lugar de importância maior do que o SENHOR, essa tendência ao culto antropocêntrico é bem comum em nossos dias. Estamos espalhando o erro do antropocentrismo, do humanismo, ou estamos nos ajuntando para adorar em espírito e em verdade, ou estamos nos reunindo para secularizar o espiritual e dar proeminência ao material?

Paulo tinha uma mensagem e tinha a sua atividade espiritual centralizada num foco, na própria pessoa de CRISTO, seu ajuntamento era para unir as pessoas nesse foco. Ele não reunia para centralizar a si mesmo, como muitos fazem hoje “Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.” (1Co 2:2)

A tendência de muitos cristãos modernos e destronar CRISTO da reunião e impor seus próprios caprichos, conheço crentes que deixaram de ir a reunião de minha denominação porque ali não havia a manifestação dos dons...

Outros não foram mais o porque a pregação expositiva era que JESUS é o caminho, a verdade e a vida, e fora dele o homem está perdido.

Porquanto muitos modernistas fizeram do culto um show, as pessoas centralizam as pessoas proeminentes, como lideres, cantores, pastores, apóstolos, como o mundo idolatra os seus artistas de novelas e de cinema.

JESUS CRISTO na verdade, em pessoa, fica do lado de fora da reunião como aconteceu em Laodicéia. Liturgicamente ele pode está dentro, mas como presença central, e como foco principal, ele é expulso. Sistematicamente podemos notar em qualquer lugar, que a atividade religiosa de alguns não são diferentes do sistema mundano. Cantores são estrelas do show-reunião. Pregadores são o centro da atenção, fazem grande propaganda em torno do homem, e a concentração da devoção é antopocentrica. É lógico que isso é real em qualquer lugar, basta fazer o teste. Organize uma reunião de adoração, onde as pessoas sejam incentivadas a ter uns momentos, algumas horas de comunhão e adoração com o SENHOR, e você vai notar a preferência das pessoas ditas cristãs, mas na semana seguinte, organize uma reunião colocando como centro uma celebridade, um cantor gospel famoso, ou um pregador de renome, e a reunião estará lotada. Porque esta diferença? Porque muitos cristãos, e porque não dizer a maioria está em ajuntamento para espalhar a antropolatria. Nada mais que isso. Precisamos revisar nossa fé e nossa conduta, adorar ao SENHOR, ele deve ser o centro, sua presença deve ser a base da nossa espiritualidade. “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.” (Sl 133:1) unidos porém com o propósito de adorar e centralizar o SENHOR, esse é o verdadeiro ajuntamento congregacional, e devemos entender isso, aplicando essa realidade na nossa vida

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário