sexta-feira, 8 de abril de 2011

AS TR~ES FONTES DO ENGANO


AS TRES FONTES DO ENGANO


Engano! Eis um dos fatores terríveis que temos que lidar, qual ser humano nunca foi pelo menos uma vez enganado? Existem varias modalidades de enganos, existe engano político, engano cientifico, engano filosófico, engano ideológico, engano espiritual e acim

a de tudo engano religioso!

Jesus nos advertiu contra o engano, ele ensinou que os últimos tempos seriam caracterizados por enganos proféticos, os últimos dias seriam pois assinalados por muitos falsos profetas que surgiriam no cenário religioso para enganra os incautos. A bíblia nos fala sobre três fontes de engano, e precisamos entender quais são essas três fontes, para termos discernimento e vigilância, já que em nossos dias o cenário mundial está imerso em enganos sobrenaturais filosóficos e religiosos.

A primeira fonte de engano que encontramos é o engano dos homens, falsos profetas, falsos mestres e falsos doutores engrossam esse time que o inimigo tem usado para tentar destruir a verdade do evangelho.

“Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;” (2Pe 3:17).

Enganar é uma característica dos homens abomináveis e dos associados do diabo. O homem comum e os descuidados são presas fáceis do inimigo, o ignorante também é presa fácil. “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl 2:8)

Temos que ficar atentos, pois os enganadores estão mais ativos do que nunca, um propósito no engano, é fazer com que o cristão caia da firmeza. Assim podemos observar como homens são responsáveis por produzir enganos. Nossa historia revela isso, a história da civilização está caracterizada por amplos enganos em todas as áreas, devemos tomar cuidado, muito cuidado pois o engano proveniente dos homens podem destruir a nossa fé e a nossa vida, acima de tudo comprometer a nossa eternidade.

A segunda fonte de engano é o engano proveniente dos espíritos enganadores e do próprio diabo. “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios” (1Tm 4:1) o engano espiritual proveniente dos demônios tem o intento de destruir o evangelho e a fé em JESUS CRISTO. com relação aos enganos provenientes do sobrenatural, precisamos estar muito atentos, já que o mundo espiritual caído é complexo e perigoso, devemos testar tudo pela palavra de DEUS. Veja como nosso mundo está infestado de literatura proveniente do mundo espiritual, e quantas seitas começaram com revelações ou manifestações de entidades que apareceram e entregaram mensagens, psicografia canalização e abdução ufológica, ou comunicação telepática e transcomunicação tem sido janelas que se abrem para o nosso mundo, trazendo uma enxurrada de mensagens do além. Estejamos atentos a isso, pois Paulo está nos advertindo sobre esse perigo em suas epistolas. Além disso devemos estar atentos porque não somente os demônios produzem engano religiosos por meio de idéias e doutrinas mas também através de prodígios de mentiras: “Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.” (Ap 16:14)

A terceira fonte de engano é o engano produzido por nós mesmos, pois a bíblia ensina que o nosso coração é enganoso e nunca devemos confiar nele! Além disso precisamos entender que não é o nosso coração que ilumina a bíblia mas sim a bíblia que ilumina o nosso coração. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17:9).

A bíblia é a nossa bússola, o livro que nos leva a tomar decisões firmes e concretas, a bíblia é a lâmpada da nossa caminhada, não somos levados por sentimentos e nem devemos confiar em nosso coração, por isso mesmo a bíblia deve ocupar um lugar de destaque em nossa vida devocional, pois a palavra de DEUS nos protege contra as três fontes de engano que expus aqui, e lembre-se que satanás pode usar uma mescla de táticas para usar o nosso coração para colocar seus enganos, pode usar os falsos mestres para nos confundir, enfim, o engano é perigoso, e se não tomarmos cuidado, pode devastar a nossa vida espiritual.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário