sábado, 2 de abril de 2011

O caráter de um homem crucificado


Jesus determinou o modo correto e a condição para o homem ser seu verdadeiro seguidor. Negar-se a si mesmo e tomar a cruz, e então segui-lo.

E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. (Mc 8:34)

Esse não é um convite muito atrativo, mas é a evidente verdade. Um homem só pode nascer de novo quando morre a morte de cruz. Mas a cruz não é atrativa, não nos conduz a fama, nem ao sucesso, ela é um gerador de morte, de ignomínia e de vitupério, e nós somos chamados a enfrentar isso!

Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. (Hb 13:13)

Bem, uma cruz traz consigo um significado radical

Na época do Império Romano, quando alguém era condenado à crucificação significava que havia perdido o direito de existir. A cruz era um instrumento utilizado pelo Império Romano para expor à humilhação os seus piores inimigos. Era o símbolo máximo da vexação. Era um sinal do que aconteceria aos demais que desafiassem o poder de Roma. Normalmente a pena era imposta aos transgressores mais vis do Estado Romano: criminosos, rebeldes e estrangeiros. Um homem ao colocar a cruz sobre os ombros sabia que era o seu fim. Não haveria mais retorno à vida. Foi esta a forma que Deus encontrou para por fim à vida de Adão.” (1)

para que uma cruz?

Não é para servir de decoração

Não é para servir de identificação

Ela deve ser o instrumento de morte do velho homem!

Há uma lei espiritual estabelecida por Cristo:

Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. (Jo 12:24)

Uma morte dramática na cruz, dá inicio a uma ressureição radical. Tudo é um processo com realidades espirituais que funcionam pela fé na palavra de DEUS e na obra realizada por Cristo na cruz.

“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Rm 6:4)

só pode haver verdadeiro sepultamento quando houve a expeirencia da verdadeira morte. Por isso a cruz nos leva para a morte e para o sepultamento, e logo em seguida nos eleva para a vida da ressurreição:

“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.” (Cl 2:12)

atente bem para esse versiculo, porque Paulo afirma a realidade de uma ressurreição para aqueles que morreram pela cruz, e foram sepultados pelo batismo.

Somente pela experiência da morte e do sepultamento e ressurreição, é que se torna real as palavras de Paulo concernente ao novo homem:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2Co 5:17)

AS EVIDENCIAS DE UM NOVO HOMEM: SEU CARATER.

O novo homem, que ressuscita em CRISTO é criado em justiça e santidade:

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. (Ef 4:24)

A santidade é a marca distinta de um homem transformado ele busca as coisas santas. Ele ama a santidade, ele busca a santidade, ele quer a santidade a qualquer custo, mesmo a preço da sua própria vida, a marca distinta do seu ser é viver em santidade, nada mais do que isso. Ele deseja com todo fervor tudo o que é santo, tem caráter de santo, busca a plena santificação.

O novo homem ressurreto, tem seus olhos e seu coração focalizados no céu

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.” (Cl 3:1)

sua aspiração maior, seu desejo intenso, sua busca incessante é JESUS CRISTO, é fazer a sua vontade, é amá-lo servi-lo e adorá-lo.

Ter Todo o caráter de CRISTO na sua vida é o desejo do homem transformado, porque é isso o que DEUS deseja de seus verdadeiros filhos:

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Rm 8:29)

CRISTO é modelo, exemplo, o primogênito dos cristãos, para que cada cristão seja da mesma natureza de santidade e caráter de JESUS. Logo podemos perceber que se esse não for o foco do nosso progresso espiritual, estamos indo para uma direção fora da vontade de DEUS.

“E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.’ (1Co 15:49)

isso deve se desenvolver em nós, deve afetar nossa espiritualidade e nossa vida, deve afetar o nosso caráter e nossa performance. Antes da conversão nosso modelo era o Adão caído, após a conversão, nosso modelo é o CRISTO glorioso.

Nosso processo tem apenas um objetivo, nossa vida tem apenas uma direção:

“Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.” (Fp 1:11)

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. “(Mt 5:16)

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Ef 2:10)

O SENHOR deve ser glorificado por meio de nossas ações, essa deve ser a razão de viver do cristão. Se a cruz matou o ego, nada mais resta senão a vida santificada.

“Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,”(Tt 2:7)

Grande é o nosso papel, como cristãos verdadeiros, que passaram pela cruz, pelo sepultamento e pela ressurreição, e são novas criaturas:

“Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos” (1Ts 3:13)

“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição” (1Ts 4:3)

‘Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” (1Ts 4:7)

diante dessas verdades fundamentais, devemos entender que nossa vida aqui neste mundo tem um propósito especial de glorificar ao nosso bom DEUS e PAI.

“Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;”(1Pe 1:8)

devemos sim experimentar esse gozo inefável e glorioso, pois DEUS nos chamou das trevas para a sua luz, e agora a nossa posição em CRISTO é uma posição de bênçãos das mais elevadas

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Ef 1:3)

“E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” (Ef 2:6)

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário