segunda-feira, 25 de abril de 2011

OUSE SER SIMPLES



Vivemos em uma sociedade de complexidades, eu tenho visto, observado e convivido com pessoas que não são simples, elas são complexas, não sabem lidar com questões e com problemas, saem do campo da simplicidade e se envolvem em um emaranhado de coisas que acabam complicando tudo. Eu vejo em CRISTO uma pessoa simples, agindo de forma simples, lidando com a complexidade de forma simples e isso é interessante, até mesmo quando JESUS tinha que ensinar coisas mais profundas, ele usou a simplicidade, um grão de mostarda, uma semente jogada no solo, uma figueira que não produzia, peixes rede e mar, sua simplicidade era a força que o motivava a ser tão claro em seus ensinos. CRISTO era a simplicidade divina, lindo de forma simples com as coisas mais complexas. Um exemplo bem clássico disso, foi enfrentar os dilemas difíceis dos fariseus e saduceus. A simplicidade é pois o modelo da vida cristã em praticamente tudo, a advertência bíblica : “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” (2Co 11:3).
É na simplicidade que as coisas funcionam com naturalidade, DEUS tem usado as coisas simples para confundir as sábias, e sempre devemos entender que a simplicidade acompanhada de humildade é a fonte para se obter poder espiritual genuíno.
O mundo adora a complexidade, a moda por exemplo desenvolve roupas complexas, porque isso faz sucesso, a linguagem acadêmica também empolga as pessoas, o complexo gera as extravagâncias, mas a simplicidade alumia a mente e o coração.
Quando JESUS resolveu escolher discípulos, ele escolheu pessoas de classes simples, nenhum deles tinha uma formação filosófica, os gregos estavam lá, se aprofundando dos dilemas da alma e do raciocínio, e CRISTO vem e busca pescadores e cobradores de impostos, tem como percussor um homem que comia gafanhotos e mel silvestre e se vestia de forma rudimentar, roupas confeccionadas com peles de camelo. Algo extremamente simples para um profeta e arauto.
A simplicidade ilumina o homem, a complexidade traz confusão. DEUS pode entender com naturalidade o complexo, mas o homem não. DEUS deseja descomplicar as coisas, por isso exorta em sua palavra a sermos humildes. Creio que a cristandade vem se apartando cada vez mais de Deus na medida que assume coisas complexas, as grandes catedrais, os esquemas litúrgicos, o amontoados de vocábulos teológicos quase que indecifrável aos comuns mortais que desejam servir a DEUS no banco de uma congregação. Há tanta coisa desnecessária dentro da cristandade, que se fossem banidas não apenas descomplicaria mais nossa vida, mas permitiria avançarmos muito mais para a presença de DEUS e para a pratica do evangelho.
“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” (Mt 10:16)
veja como a conduta das ovelhas e dos pombos é simples, são animais dóceis, assim é a vida do verdadeiro cristão, simplesmente dócil e inofensiva. Ver as coisas com a naturalidade como ela é, desapegar-se completamente do orgulho, da vaidade, da luxuria, é uma maneira muito eficiente de ser feliz.
A simplicidade era uma característica comum não somente de CRISTO, mas também de seus seguidores “Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco.” (2Co 1:12)
As complexidades que se introduziram na igreja quebram a simplicidade e mergulha o cristianismo nas turbulências de um mundo complexo, difícil e complicado, ouça o que diz o apostolo ; “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Fp 2:3) veja como isso tornaria as coisas eficientes na igreja, mas ao invés disso vimos um intricado jogo de disputas hierárquicas, onde cada grau é almejado por causa de posições, privilégios e salários exorbitantes, toda essa complexidade é antibiblica. “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos” (1Tm 2:9) dê uma olhadinha nas igrejas, olha quanta sensualidade, quanta luxuria, quanta extravagância no vestir e no modo de se apresentar, há santuários que são verdadeiros desfiles de modas com roupas brilhantes, curtas, sensuais, caras. Nada de simplicidade e de modéstia, a questão não é se apresentar a DEUS como humilde mas se apresentar como o mais elegante, mais bem trajado, mais pomposo, mais rico. Na simplicidade, todos ficam iguais, mas quando os mais abastados apelam para a luxuria e o orgulho, acabam dividindo a igreja, já que os mais pobres precisam se vestir moderadamente e com modéstia por causa da condição financeira, e os mais ricos apelam para a luxuria e erguem o deus orgulho no altar do coração, fazendo-se superior por causa das vestes caras. Tudo agrada a DEUS? Nunca!
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade”(Cl 3:12)
o povo de DEUS deve ser diferente, não deve ´promover a divisão de classes, mas ter tudo em comum como era a igreja primitiva. Não deve promover o erotismo e a sensualidade, não deve promover a divisão de castas, escutem lideres sejam servos, lavem os pés dos mais humildade, coloquem os ricos nos últimos bancos e os pobres nos primeiros assentos, visite os mais pobres e coma com eles na mesa, a simplicidade e a humildade e a servidão ministerial faz de um líder cristão um autentico homem de DEUS. Mas os orgulhos e os divisionistas de classes são verdadeiros impostores.
Aprenda com JESUS e com os apóstolos, aprenda com os irmãos da igreja apostólica “E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.” (At 2:44). No verdadeiro amor não existe espaço para o orgulho e para divisão.
Vamos viver a plenitude das coisas comuns, viver de acordo com os princípios bíblicos, em humildade e simplicidade.
DEUS ABENÇOE A TODOS
AMEM

0 comentários:

Postar um comentário