sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ORDEM, CAOS E NEO-ATEISMO



 Nosso universo segue duas linhas paralelas, a da ordem e a do caos. Isso é notável, em diversos setores da nossa experiência.  Quando era criança, gostava de jogar bombinhas em tijolos, só para ver despedaçar-se com a mini explosão, ou ainda jogar ma garrafa de vidro contra uma pedra, só para ver os estilhaços pelo chão. Qualquer pessoa, com o mínimo de sensibiliade e inteligência percebe, que aquilo que vai em direção oposta a ordem, gera caos, e ainda que caos nunca gera a ordem. Em certas condições, a ordem prevalece porque há um principio inteligente que a rege. Não há duvida, de que para se fabricar um carro, segue a ordem intriseca de que as rodas não podem ser quadradas, que os parabrisas precisam ser transparentes, que os faróis precisam iluminar etc. o caos não produz isso. Para que um carro exista, não colocamos um monte de peças em um determinado lugar, e no meio dessas peças uma dinamite, que acionada, exploda, e o resultado final seja um carro de ultima geração! Isso é praticamente impossível, porque mesmo que existam todos os componentes de um carro de ultima geração, amontoados são apenas um montão caótico de peças, somente quando a inteligência entra em ação, é que um carro pode ser montado. Até aqui esta claro que essa é uma lei irreversível.
A Biblia começa sua narrativa de modo peculiar, a terra era caótica, ou seja desordenada. Não é minha intenção aqui fazer apologia a teoria do intervalo, apenas quero demonstrar, que o caos continua sendo caos, a não ser que um agente inteligente interfira e mude as circuntancias. A sequencia dos prmeiros capítulos de Genesis, fala sobre essa atuação inteligente sobre a matéria caótica, e aqui está, uma demonstração clara de que a bíblia segue um modelo exato da realidade, o caos por si só não pode construir a ordem. A intrferencia de uma ação inteligente é que muda a realidade de caos para ordem. Vejamos o caso do big bang, a suposta explosão primordial, pela realidade da experiência, sabemos que quanto maior a explosão, maior o caos, não há ordem nem organização que resulta de uma explosão, o resultado final de uma explosão é destruição, ou caos, ainda que libere energia, como ma bomba nuclear, ninguém teve a idéia de lançar uma bomba nuclear sobre uma cidade grande com propósitos de aperfeiçoar o que já foi construído, porque a linha de ação de uma explosão é contraria a linha de ação da inteligência.
Quando era criança, certa vez desmontei um radio, e logo em seguida amontoei algumas peças, por essa experiência podemos ver que,  o que resultou foi a desordem, não mais consegui montar as peças, conecta-las cada uma em seu lugar, pois o que restou dessa tentativa foi  uma desordem, minha inteligência teria que estar aprimorada para fazer com a mesma eficácia, o que desfiz tão rápido. Mas a ordem não funciona dessa maneira. O caos, quanto maior na proporção, mais difícil de organizar. Todos sabem disso!
Um big bang , uma explosão de magnitude inimaginável, para dar ordem complexa sobre um universo infinito de acordo com as condições dos mortais, tendo em vista que nenhum de nós no curto tempo de existência nesse mundo, jamais conseguimos chegar de um extremo ao outro do universo. O que vimos? A ordem, a complexidade, a harmonia. Uma serie de fatores precisam existir de forma ordenada para que haja por exemplo vida na terra. Não é somente uma sopa prmordial, mas uma serie de ordem atrás de ordem, para que haja possibilidade, por exemplo, a distancia correta entre a lua e a terra, a quantidade certa de água no planeta, a distancia exata entre o sol e a terra, e até uma posição estratégica de outros planetas de nosso sistema, para servirem de escudo protetor ao nosso planeta. O caos não pode produzir isso, nunca! Se há algo que é cientifico, que é experimentado no nosso cotidiano, é que o caos não gera ordem, muito menos o caos produzido por uma explosão, o caos aleatório, será sempre conduzido pela linha do caótico. Só a intervenção inteligente produz a ordem.  Haverá jóias de ouro e alianças com nomes de cônjuges gravados, enquanto existirem ourives. O diamante sempre será bruto, porque o caos e o que anda na direção da desordem, nunca produzirá uma perfeita lapidação, não encontramos diamantes incrustados em anéis e colares, para que isso aconteça, o diamente precisa ser conduzido pela dimensão da ação inteligente.
Para que um avião voe, é preciso que se siga muitos princípios aerodinâmicos, não basta somente colocar motor e asas em algo, que se constrói um avião, há muitos fatores, principios dinâmicos que devem ser aplicados e respeitados.
Nos temos muitos modelos de complexidade no universo, que seguem uma lei inteligente. No nosso planeta, o ciclo das águas e das estações são exemplos disso. O big bang nunca pode produzr isso, aleatoriamente o acaso jamais pode fazer isso, pois o acaso é o que é, um caso sem realidade intriseca, dar atributo de inteligência ao acaso, é personificar o que não existe, o que o acaso pode produzir é caos. Alguém pode argumentar que um jogador de loterias, apostou por acaso, mas isso não é verdade, ele entrou na área das probabilidades, quando um acerta, milhões perdem. Existem números, existem sorteios, e por isso existe quem acerta. Há fatores que predeterminam a sorte no jogo de loterias, não é preciso ser profeta, para argumentar que alguém vai acertar! Se não existir sorteios, nunca haverá ganhadores. O acaso não tem poder para isso!
A vida, principalmente a humana, a mente do homem, com todo seu potencial de artes, literatura, invenções, não pode ser obra do caos. O caos pode ter toda a eternidade, mas nunca conseguirá isso, somente quando entramos na dimensão da ação inteligente é que podemos entender a possibilidade. O milagre da vida não de fato milagre quando a vida se origina da vida, chamo isso não de milagre, mas de obra mestre. Seguindo o principio da biogenesis, Deus cria a vida. O milagre é quando o nada produz alguma coisa, o caos produz a ordem. Para que isso ocorra, o nada precisa de um poder sobrenatural. Uma sopa primordial produz uma vida primitiva, com uma programação auto-imposta, para aperfeiçoar-se em meio a condições causticantes em um mundo primitivo, com todas as condições necessárias, usando o tempo, de forma inteligente, com uma alta performance de auto-adaptção, com poder de inventar mecanismos como olhos, cérebro, um único ser que se multiplica em dois, sendo que o resultado do multiplicado seja um sexo oposto, para que logo em seguida numa união sexual possam reproduzir a espécie e assim por diante. Aqui estão implicações sérias, porque nosso universo caminha sob duas bases, a do caos e a ordem, a ordem nunca é o resultado final do caos. Em Estalingrado(Hoje Volvogrado) na Russia, ainda há vestígios da sangrenta batalha que ocorreu naquela cidade, na segunda guerra mundial, por ocasião da invasão das tropas nazistas, naquela época. O que foi reconstruído de uma cidade em ruínas, está firme, o que ficou das ruínas para deixar um legado daqueles tempos horríveis, de devastação, onde aquela cidade foi completamente destruídas pelas bombas nazistas. Tudo está ali. Onde a inteligência reconstruiu do caos, foi transformado, mas o que ficou para a posteridade lembrar, daqueles dias tão difíceis, continua sendo o resultado das balas, das explosões.

 Um carro batido, seriamente danificado, continuará sendo isso, e entrará em processo maior de desgaste, a menos que saia da dimensão do caos, e uma força inteligente entre em ação para restaurá-lo. Não há nenhum poder do acaso restaurar um carro danificado. Alguém já viu isso?  o carro batido vai para o pátio de um ferro velho, e depois de 20 anos, ele pela força do acaso, e na linha de direção do caos, se restaura, e fica novinho?!?!...isso é impossível! Quem no entanto nos forçar a acreditar na vida por acaso, na ordem por explosão, como se isso fosse algo fácil e lógico, precisa rever seus conceitos, aliás, precisa sim revê-los, pois sempre classificam os criacionistas de pessoas religiosas sem conhecimento lógico e cientifico o que não é verdade.  No final das contas o que vimos é simples e fácil de deduzir, os evolucionistas e ateus, não querem tolerar o criacionismo, porque acham que eles são intolerantes. Entendeu a contradição? Bem, não sou cientista, não tenho Nobel, nem PHD, não tenho formação superior, poucos lêem meus artigos, mas como não sou obra do acaso, aqui estou, escrevendo não na dimensão do caos, mas de forma lógica, porque não sou obra do acaso.

0 comentários:

Postar um comentário