quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Estevão e as lições de Atos 7

Ao lermos a historia do primeiro Martir em Atos 7, onde Estevão por causa da sua fé, foi lapidado e morto por alguns judeus religiosos, algumas lições podemos aprender de forma mui clara desse texto.

Primeiro, a resistencia ao Espirito Santo produz um homem bruto e nsensivel, quase que pratcamente intolerante nas questões espirituais, o caminho da perdição é pavimentado por uma desobediencia cega, e quase sempre as convicções religiosas de uma pessoa combatem contra a propria verdade do evangelho.

Segundo: A perpetuação da incredulidade como uma cadeia milenar de maldição espiritual, Estevão fala sobre esse problema em Atos 17:51. A radição religiosa quando se materializa de forma profunda na natureza do homem religioso, endurece o coração para que não enxergue o obvio. Familiarizados com as escrturas do Antigo Testamento, Muitos religiosos contemporaneos de Estevao, estavam completamente fechados para as evidencias de CRISTO era o  Messias.

Terceiro: Em romanos 1:13 a 16 nos temos um modelo do homem que Deus usa, é aquele que está ciente de que não deve se envergonhar por causa do evangelho. Esse foi o caminho de Estevão. Estamos em um confronto direto com as forças malignas de desse mundo caido e traiçoeiro. O mundo é um extenso campo de batalha, onde cada cristão que cai vitima, por causa de sua luta pelo evangelho, enyra no céu e nos portais da eternidade como um vencedor.

Quarto: Não se enfrenta os algozes do evagelho, os soldaos do principe desse mundo, senão através de uma plenitude espiritual ou seja, ser cheio do Espirito Santo, se não formos cheios do Espirito Santo, como foi Estevão, nunca poderemos enfrentar corajosamente esse mundo.

Quinto: Toda a verdade evangelica quando é pregada na sua integridade gera confronto. Isso é irreversivel e valido para qualquer epoca, aconteceu com Cristo, Com Paulo e com Estevão. Os valores eticos e as verdades absolutas da palavra de Deus chocam-se violentamente com os valores relativistas dessa sociedade decadente. Quando a igreja recua, e não denuncia o pecado, a intensidade da perseguição diminui, mas o testemunho de santidade é comprometido e os seus membros passam a optar por um sistema artificial e raso.

Estejamos cientes desses fatos, pois a leitura das escrituras dentro de seu contexto e na sua ordem espiritual, nos ensina o modo como devemos viver nesse mundo e como devemos enfrentar os confrontos nesse intenso campo de batalha.

DEUS ABENÇOE A TODOS


Clavio Juvenal Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário