terça-feira, 13 de agosto de 2013

Neo ateismo a religião da fé no proprio homem


 A nova onda de ateismo que surgiu nessas ultimas decadas, então chamada de neo-ateismo, tem causado polemicas e muito barulho por todas as partes. Dentro de uma perspectiva religiosa, o neo ateismo é a crença do homem em si mesmo, sua razão anda pela luz da logica das supostas verdades que defendem. O ateismo tem absolutos, eles não são morais, porque o caminho que o ateismo trilha, mais cedo ou mais tarde corrompe qualquer base moral, a vida aos poucos vai perdendo a sacralidade, o caminho do ateismo é simples: O homem saiu de lugar nenhum e caminha para nenhum lugar, por sso surgiu do caos para ir de encontro ao desespero. Embora nesse deserto de incertezas, tenha nascido o transhumanismo, em busca de esperanças sinteticas e artificiais, para suprir o imenso buraco negro, que o ateismo provoca, apenas bate mais forte na mesma tecla: fé no proprio homem.
 Há um lado da religião que sempre foi voltada para a fé no homem, como se ele fosse um deus, imperadores e herois da antiguidade recebiam esse tipo de "honra". de qualquer forma, o homem é em si mesmo um ser que nasceu para ter fé, isso é algo irefutavel! Um neo ateu tem uma fé verdadeira colocada sobre um pressuposto errado, ele tem fé numa escritura, como tem os cristãos! A origem das Especies, é o Genesis deles, e Darwin faz o papel de Moisés, outros baluartes modernos da nova onda de ateismo como Dawkins, ocupam papeis predominantes no caminho epistolar. 
 A fé na razão e o odio a religião, não é algo novo, é tão antiga quanto o proprio homem. Porque o homem em si mesmo possue a semente da rebeldia. Ele lida com dilemas complexos, e faz disso um cavalo de força para atacar um Deus, porque se acha em desvantagem, por lidar com o sofrimento por exemplo. o argumento do sofrimento humano tem sido algo desgastante, não há quem não mencione, para fazer uma apologia contra a existencia de DEUS. lidamos com um universo cercado de misterios, mas nada incomoda tanto o homem quanto viver em uma existencia cercada por dores e tragedias. Um ateu tambem precisa enfrentar isso, aliás todos sofrem com esse dilema, inclusive cristãos. tudo se resume na questão principal, ao modo que lidamos com o problema. Nos vimos a questão do sofrimento sobre outro ambito, outra perspectiva, porque acreditamos na vida projetada, com propositos, assim como ha leis que regem as coisas materiais, acreditamos em leis que regem coisas espirituais. Ao lidar com sentimentos, como por exemplo, o amor, não lidamos com algo tangivel, o amor so pode ser provado por ações, não se disseca o amor num laboratorio, nem existe um modelo da forma fisica do amor, sabemos que ele existe,  porque dispomos de sensibilidade para perceber e para sentir o amor.
 A fé em Deus não é antinatural, ela não encarcera o homem, como pretendem afirmar muitos daqueles que não creem em Deus, nesse mundo complexo, não há alternativas multiplas, voce pode acreditar em deuses, pode acreditar em um DEUS, ou pode acreditar em nada, mesmo assim sua fé não morre, todos precisam dela para crer em algo, mesmo que esse algo direcione o coração para lugar nenhum, a fé é um mecanismo que atua no homem, inclusive no ateu. Não há um unico ateu nesse mundo que viu o Big Bang explodir, ou então um anfibio ganhar pernas e sair das aguas, ele apela para que? para evidencias. Só isso e nada mais, mas isso é suficiente para eles formarem um dogma. É isso que o cristianismo faz, um ateu alega: "mostre onde está Deus" então um cristão mostra as evidencias. o ateu rejeita! as provas evidenciais que um ateu apresenta não são melhores do que de um cristão. Onde estão as provas do Big Bang? respode um ateu: universo em expansão e entropia! e o argumento de um cristão: "quem criou a materia para que ela explodisse?"  ou numa logica experimental : Empiricamente, toda explosão produz caos e morte, (Hiroxima por exemplo) portanto, porque acreditar que uma explosão foi o inicio para que houvesse um universo organizado e produzisse vida na terra?"
 Infelizmente há incoerencias na hora de medir esses fatos, veja bem: o ateismo não aceita o fato de que Deus tenha criado o homem, porque para eles, isso é inconcebivel, eles não estavam lá para ver isso, mas hoje, em busca de uma solução para resolver a complexidade da vida, muitos apelam para a teoria da panspermia, ou seja, a suposição de que a vida na terra foi semeada por seres intergalacticos, sendo que, NENHUM DELES JAMAIS VIU UMA COISA DESSAS.  Aqui está, precisa-se de uma mesma medida de fé de um cristão, para crer em algo assim. No final das contas, Cremos em um DEUS que nos leva tudo, enquanto que um ateu cre no acaso que não leva a nada. o que acontece nesse mundo louco, é que muitos querem ficar livres da responsabilidade moral, querem fugir do sagrado para desfrutar do secular.
 É logico que o ateu tem o direito de acreditar no que quiser, em todos os lugares onde o cristianismo predom ina e as leis ainda são influenciadas pelo modelo moral judaico cristão, eles tem toda a liberdade de expressão, e não lhes tiro esse direito, nem mesmo um legitmo cristão deixa de ama-los por causa disso, acho que não vimos em seus comicios militantes o amor ao proximo, e o respeito e o amor profundo a todos os cristãos.  A intolerancia é a boca que engole todos os abismos, o fanatismo obscurece a mente, e uma mente obscurecida olha para a luz de uma vela e acredita que encontrou o sol. 
 O neo ateismo, é a tendencia de acreditar com mais vigor, com requintes redobrados de fé, no proprio homem. É o dognatismo ao secular, e acho engraçado que façam tanto barulho por alguem que creem piamente não existir. Se o nada é tão simples de provar como não existencia, porque todo esse alarde em tentar provar a tese, com tanto extremismo e  intolerancia?
 Pouco a pouco edobram a fé, e o secular se transforma mais e mais em religião, a fé no homem, na razão, na raça humana. Olhando para o passado e para a historia de todas as civilizações, podemos deduzir por logica razoavel, para onde irá um mundo conduzido por pessoas que acreditam na propria razão, e em nada mais....

DEUS ABENÇOE A TODOS, INCLUINDO AQUELES QUE NÃO CREEM NELE

CLAVIO JUVENAL JACINTO
É membro da Igreja Evangelica Caminho da Paz


0 comentários:

Postar um comentário