sábado, 3 de agosto de 2013

A profundidade nos conduz a verdadeira experiencia




Em Jó 42:10 encontramos a grande revelação da plenitude da existencia de um homem sofredor, o SENHOR virou o cativeiro de Jó. O livro de Jó mergulha nas profundezas da dor humana, o grande misterio do sofrimento se descortina tal como as nuvens que trazem as aguas torrencias, e as palavras retornam como o orvalho que cai no silencio da noite. Ler o livro de Jó é mergulhar nesse oceano de misterios, o livro é um legado ao supremo misterio existencial: o sofrimento humano. Cristo Jesus, o Filho unigenito de Deus veio para nos salvar, e ultrapassou todos os limites do sofrimento na cruz. Uma pesquisa sobre o assunto do processo de morte por cruficicação é um ato radical de se conhecer a dor, somado a Cristo, todas as iniquidades do homem pecador estavam ali. A dimensão da dor de Cristo é infinitamente maior do que qualquer dor que um simples homem pode suportar. Mas o livro de Jó, embora tenha sido pincelado nas matizes mais profundas da dor humana, a história desse patriarca nos dá lições maravilhosas que podem ser aplicadas na vida cristã de forma especial.

Vejamos o que aprendemos no livro de Jó

Primeiro- Deus permite que sejamos conduzidos por caminhos dificeis para qu tenhamos experiencias extraordinarias.
 Moisés encontra o SENHOR na sarça ardente no deserto, Lazaro é ressuscitado após a morte, Cristo anda por cima das aguas durante uma tempestade, os céus se abrem para João em Patmos, quando ele esta desterrado e Estevão quando está sendo martirizado.

Segundo- Quanto mais o homem se desprende do que é temporario, mais ele pode se apropriar do que espiritual.
 Jó nos dá um lição que Paulo mais a frente ensina, que não trazemos nada para esse mundo e nada levamos dele, e que por mais essenciais que sejam a coisas materiais, na perspectiva humana, elas são na verdade muito superficiais, se comparadas com a realidade eterna, e com os valores espirituais. É exatamente essa a lição que precisamos aprender hoje, com uma medida muito grande de urgencia

Terceiro-  A adoração radical não consiste em adorar a Deus por causa da proporção daquilo que ele nos dá, mas a adoração radical é continuar adorando  Deus, na medida em que Ele permite que perdemos as coisas mais importantes dessa vida. Porque aqui está o teste da suprema fidelidade.
 Cristo ensinou muito sobre valores espirituais eternos que são conquistados na medida que perdemos muito nesse mundo por servir e amar a Ele, o discipulado tem um preço alto, essa é outra lição que não podemos esquecer.

Quarto- Nenhuma adversidade  tem o poder de destruir a fé de um homem que tem convicções firmes, uma coragem santa e uma visão espiritual ampla.
 Jó tinha tudo isso, ele afirmou que o seu redentor estava vivo, quando perdeu tudo, e ficou no ponto zero, adorou. Nada pode nos separar o amor de Cristo, ainda que o desafio seja extremo, muitos cristãos em todas as gerações enfrentaram o martirio por amor a Cristo, para revelar a singela verdade de que nenhuma adversidade pode impedir um cristão de ser fiel.
 Estamos preparados para assumir de fato essa verdade?


 O grande desafio agora é se apropriar dessas verdades e aplica-las na nossa vida de fé, e esse é o grande desafio, pois que Jó ensina, que para servir a DEUS de verdade, precisamos ser verdadeiros a todo o custo, e isso significar não aceitar uma religião superficial.

Deus abençoe a todos

(Esse foi um sermão pregado em 1 de agosto de 2013, para alguns poucos irmãos presentes na Igreja Evangelica Caminho da Paz de Paulo Lopes-SC)

Autor: Clavio Juvenal Jacinto

Obs: Por favor, se voce tem sido abençoado através desse ou de outros artigos de minha autoria, me escreva, isso me ajudará a prossseguir muito em meu ministerio epistolar

claviojj@gmail.com


DEUS TE ABENÇOE

0 comentários:

Postar um comentário