quinta-feira, 6 de maio de 2010

PORQUE NÃO SOU CESSACIONISTA?


Cessacionista é um termo usado, numa perspectiva teológica para o cristão que não crê na atualidade dos dons espirituais do espírito Santo, e na operação de milagres. Trata-se do conjunto de igrejas e denominações evangélicas derivadas ou não do protestantismo, que não crêem nos dons carismáticos e nos milagres tal qual ocorreram em outras dispensações.
Ao contrario do pentecostalismo clássico e bíblico, que crê e defende a atualidade dos dons e da ênfase a atuação do Espírito Santo na vida do crente e da igreja até a consumação dos séculos. Nada tenho contra muitos dos que aderiram a teoria do cessacionismo, mas precisamos averiguar pela perspectiva das escrituras que esse ponto de vista é um desvio bíblico muito sério! Não existe nenhuma passagem nas escrituras que autoriza interpretar que os milagres eram somente para os apóstolos, e não para os dias atuais. Em primeiro lugar porque a crença em um Deus pessoal, com um relacionamento intimo com cada crente, e a crença de que não existe uma intervenção especial desse mesmo Deus com relação a esse crente, é uma contradição. Não quero defender aqui desvios causados pela atualidade dos dons, mas também não posso concordar em hipótese alguma com a teoria que tudo o que se relaciona com a intervenção sobrenatural de Deus, se apagou há muitos séculos e que não devemos acreditar em curas e outros milagres. Todo o esforço apologético para tentar justificar o cessacionismo é fraco e descontextualizado. Não há na bíblia um versículo claro que possa apoiar definitivamente a teoria da cessação, portanto o terreno doutrinário dessa linha de pensamento está enraizada em preconceitos e em falsas premissas.
Que o amado leitor possa atentar para a própria existência da igreja como um milagre, para o próprio universo como milagre, olhe para a preservação especial da bíblia como um imenso milagre. A existência da vida, e até mesmo os juízos de Deus sobre este mundo como evidencias claras de que Deus ainda tem o controle de cada detalhe do universo, e isso é milagre constante. Deus age como em qualquer época, embora certas intervenções de Deus registradas nas escrituras são exclusivas na historia sagrada, mas isso não pode servir de argumento de que Deus não pode agir de uma forma especial hoje. Para tentar argumentar a favor do cessacionismo, uns dizem que existem os milagres ordinários e os milagres extraordinários, que o primeiro ainda acontece mais o ultimo já cessou. Mas onde existe na bíblia uma autorização para fazermos essa classificação? Na bíblia não existe uma idéia de que a cura da febre da sogra de Pedro era ordinária e a ressurreição de lazaro extraordinário! Existe essa classificação na bíblia? Que me respondam os cessacionista. Esse raciocínio é completamente inadmissível, porque não há um único texto nas escrituras que apóie tal coisa! A. W. Tozer, escritor muito conceituado, citado e admirado entre muitos evangélicos fundamentalistas pró-cessação dos dons e dos milagres, adverte em um dos seus escritos: “por toda uma geração, certos mestres evangélicos nos tem dito que os dons do Espírito cessaram por ocasião da morte dos apóstolos. Ou quando se completaram o novo testamento. Certamente esta doutrina não tem a seu favor sequer uma silaba de autoridade bíblica. Os que defendem tal idéia devem assumir inteira responsabilidade por essa aberrativa manipulação da palavra de Deus”(1).
A realidade é que não temos como provar pelas escrituras, porque não existe textos que comprovem decididamente que Deus não cura mais, não ressuscita e não intervem na vida da igreja e dos crentes. Não aceito os desequilíbrios doutrinários sobre os milagres e dons, mas também jamais posso aceitar que os mesmos tenham cessado. Rodos os textos citados pelos cessacionistas não provam na verdade nada. Precisam fazer verdadeiros malabarismos teológicos, e se levarmos a serio as afirmativas de tais, vamos encontrar contradições com a própria fé que defendem com relação a Deus e as escrituras.
Em um compendio de teologia de linha cessacionista, por exemplo, podemos encontrar provas a favor dos milagres e da intervenção especial e sobrenatural de Deus, inclusive de maneira extraordinária. E quem age de maneira extraordinária em nossa vida não pode estar limitado pela nossa teologia em fazer apenas aquilo que classificamos como ordinário! Henry Clarence Thiensen, teólogo batista fundamentalista, declara, por exemplo “A introdução da vida neste planeta é portanto em si mesma uma testemunha da realidade dos milagres” e “ E finalmente acreditamos que milagres ainda acontecem. Não são contrários nem à experiência dos dias de hoje” e ainda “Basta dizer que as respostas a orações e a experiência da regeneração provam que milagres ainda acontecem”(2). As maiorias dos evangélicos cessacionistas precisam fazer um reajuste de conduta com relação aos conceitos preconceituosos que desenvolveram sobre o tema dos dons e da atuação poderosa de Deus. Porque a maioria deles prega, por exemplo, o arrebatamento iminente da igreja, e esse será um milagre extraordinária para nossa época, tão extraordinário, quanto foi o milagre da travessia do mar vermelho pelos israelitas do Êxodo, ou qualquer outro registrado nas escrituras. “Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas em vós, fa-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?”(Gálatas 3:5)

(1) A. W. Tozer, O Caminho do Poder Espiritual. pág 30, EDITORA MUNDO CRISTÃO
(2) Henry Clarence Thiensen, Palestras Em Teologia Sistemática, págs 14 e 15. EDITORA BATISTA REGULAR


CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário