quarta-feira, 5 de maio de 2010

O arrebatamento da igreja



A palavra “arrebatamento”, é uma tradução da palavra grega “harpazo”, que se encontra nos escritos bíblicos originais gregos, e é encontrado especialmente nos escritos do apostolo Paulo. Como vimos a seguir : “
(1 Tessalonicenses 4:17) - Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos ARREBATADOS juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Lendo o contexto de 1 Tessalonoicenses 4, vimos que os mortos serão as primícias, eles ressuscitarão primeiro, depois os salvos vivos, serão arrebatados. Não será um rapto, como muitos sugerem, mas um encontro. Aqueles que nasceram de novo, ou do alto, irão para o seu lugar de origem, os lugares mais altos, ou seja as muitos moradas da casa do Pai descritos em João 14. veja bem as exigências de Cristo ao afirmar:
“Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é NASCER DE NOVO” (João 3:7) leia o contexto desse texto, nele Jesus afirma que quem não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Esse nascer de novo, no original grego também significa nascer do alto. Um nascimento celestial para a vida eterna, e para ter o nome escrito no livro da vida. (Filipenses 4:3, Apocalipse 13:8 e 21:15). Sem passar pelo novo nascimento, não existe como participar desse maravilhoso evento chamado arrebatamento, ainda que o homem esteja vivo ou morto, ele só será arrebatado, se nascer de novo.
O arrebatamento é um mistério. Paulo assim diz que é. Nós não sabemos como sucederá em detalhes, e nem mesmo quando isso acontecerá. Porém temos certeza que isso ocorrerá, porque a bíblia assim ensina. E o palco está sendo montado, para que quando isso acontecer, o mundo seja enganado, para não acreditar nesse evento.
Já houve casos de arrebatamentos na bíblia. O livro de Gênesis, fala sobre um personagem chamado Enoque, o escritor aos Hebreus corrobora a história como um fato que aconteceu no espaço e no tempo (Gênesis 5:24 e Hebreus 11: 5) no Novo Testamento temos o caso de Filipe que foi aròebatado de um lugar para outro (Atïs 8:39). A promessa do arrebatamento é muito bem definida por Jesus em João 14. Páuìo desenvolveu a doutrina do arrebatamento, cimentando a escatologia com esse eveîto grandioso que acontecerá e} breve. Uma quantidade enorme de pessoas vão desaparecer, repentinamente, num abrir e piscar de olhos (I Corintios 15: µ1 nesse capitulo Paulo também fala sobre a derroua da morte, a ressurreição e tzansformação dos vivos por ocasião do arrebatamento). Isso acontecerá mediante vários eventos, talvez a nível catastrófico, em todo mundo. Os escolhidos smrão reunidos em uí só lugar, u essa reunião será nos ares, não sabåmos como, mas será um evento grandioso, glorioso, único na históòia. Também não podemos definir a exatidão do lugar, talvez na atmosfera logo acima do monte das oliveiras, local da ascensão de cristo que ocorreu a 2.000 anos atrás. Com relação aos paralelos do evento, Paulo fala que esse(evento sucederá nãï de forma silenciosa, mas haverá uma palavra de ordem, talvez para ordenar que os mortos salvos se levantem da sepultura, tal como Jesus ordenou para Lazaro a 2.000 anos atrás como documentou as escrituras(Leia João 11). O proprio Cristo dará essa ordem, Paulo também fala sobre um grande estrondo, a voz do arcanjo, e o soar da trombeta de Deus. Com relação ao estrondo, talvez todos ouvirão esse fenômeno, ele será causado talvez no espaço, devido ao choque com as coisas fisicas, quando Cristo entrar nessa dimensão com poder e glória, Pedro fala que os elementos serão abalados com a vinda de Cristo. A voz do arcanjo talvez seja a voz de ordem que o arcanjo Miguel ou o arcanjo Gabriel, dará com relação aos vivos salvos, pois pelas escrituras sabemos que esses dois arcanjos atravessam o mundo espiritual e entram no mundo físico para favorecem os salvos, aliás a bíblia é clara em relatar que os seres angelicais auxiliarão Jesus Cristo nessa reunião dos salvos nos ares. Os arcanjos e os anjos acompanharão o Senhor por ocasião desse arrebatamento. O soar da trombeta de Deus, talvez seja a ordem para mobilizar os exércitos dos céus, na hora exata em que Cristo recebe a ordem de Deus Pai para buscar um povo santo, zeloso e de boas obras.
A palavra grega “harpazo” significa tirar alguém a força de um iminente perigo. Imagine alguém dentro de uma casa pegando fogo, ela se encontra em perigo e não tem condições de fugir do fogo, então um bombeiros entra com socorro imediato e tira a pessoa do incêndio. A palavra harpazo tem essa força de expressão. Arrebatar, significa tirar alguém de um perigo letal. Essa palavra tem a força de deduzir que pelo fato de um ditador mundial chamado anticristo entrar em cena, no mundo, com um ódio mortal contra os crentes conservadores, o senhor resolve tirá-los do mundo, para que Satanás o deus desse século tenha livre curso para realizar seus intentos por um breve período de tempo. Pelo que podemos entender pela profecia bíblica, o útero que vai gerar o anticristo já está formado e se trata do império romano redivivo, como vimos na atual Europa unificada, berço de Hitler, de Mussolini, de Napoleão Bonaparte e outros homens que tentaram conquistar o mundo através das guerras. (o jornal Mensageiro da Paz de fevereiro de 2004 traz uma matéria de capa com o titulo “Europa começa a aderir ao espírito do anticristo)
A afirmação do Senhor Jesus foi: “virei outra vez” (João14:3). Qual é a certeza dessa afirmação? Simplesmente porque a ressurreição de Cristo foi um fato consumado e certo, Ele é o único, na história que traz na sua biografia, o triunfo sobre a morte. A história de Jesus não termina no tumulo, assim como a história do cristianismo triunfante começa na cruz. Está predito nas escrituras que Deus “estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17:31)

A natureza do arrebatamento

Sabemos que o arrebatamento é um acontecimento associado a iminência. Ou seja, trata-se de algo que pode acontecer a qualquer momento. Os cristãos primitivos já aguardavam esse evento em seus dias, tanto nos escritos canônicos, como nos apócrifos vimos essa verdade. Na obra apócrifa “O Pastor de Hermas” vimos que a vinda de Cristo e a posterior grande tribulação já era aceita nos primeiros séculos da era cristã. Sabemos que o arrebatamento ocorrerá, mas não podemos deduzir as implicações gerais desse evento. Os vivos salvos subirão até os ares, num abrir e piscar de olhos, uma fração decimal de tempo muito curta, durante o encontro serão transformados, em corpos gloriosos, ou seja, um corpo incorruptível para entrar na esfera celestial e permanecer para sempre na presença de Cristo. A pessoa integral desaparecerá, pelo menos dá para entender isso. Sem deixar vestígios. Será um mistério, e físicos e cientistas tentarão desvendar, esse mistério. Talvez a explicação mais plausível do ponto de vista cientifico será a teoria de universos paralelos e interdimensionais, conceito comum na física quântica moderna. Essa teoria explica que existe mundos dimensionais paralelos ao nosso. E que essas pessoas desaparecidas, foram vitimas de um fenômeno pouco conhecido, e foram removidos para esses universos paralelos. Muitos argumentarão que o desaparecimento de pessoas sempre aconteceu, procurarão apresentar provas citando casos de pessoas na historia que desapareceram sem deixar vestígios, e dirão que o fenômeno de desaparecimento de pessoas sempre foi um fato mundial em pequena escala, mas que por um motivo desconhecido, agora ocorreu em grande escala. As implicações sociais do evento podem ser catastróficas, se atentarmos para um numero bem alto de desaparecidos. Talvez 100 milhões de pessoas, ou mais ou ainda menos, não sabemos o numero. Posso estar equivocado nas cifras. Pelo que podemos entender das escrituras, será um numero grande de mortos ressuscitados, mas será um numero pequeno de arrebatados, porque o ensino de Cristo relativo a salvação, é que o caminho é estreito e são poucos os que realmente encontram esse caminho, Jesus ainda faz um paralelo entre a sua vinda e os dias de Noé, e sabemos que durante o dilúvio, poucas pessoas se salvaram daquela catástrofe.(Mateus 7:13 e 14 e Mateus 24:37) Se fizermos um estudo partindo desse ponto de vista, poucas pessoas serão arrebatadas, proponho a margem de 1 a 5% da população mundial geral. Nos paises cristãos, haverá um numero maior de arrebatados, e nos paises não cristãos, será um numero bem reduzido. A pergunta portanto segue: você estará incluído nesse evento?. Todos os que não estão preparados conscientemente para a vinda de Cristo, estarão preparados inconscientemente para a vinda do anticristo, Que se apresentará ao mundo como se fosse o próprio Cristo, se sentará no lugar santo e seu poder de persuação será tão grande que cativará quase todos mortais. Seus milagres e prodígios serão tão fantásticos, que convencerá os mais céticos. (em apocalipse 13 temos uma descrição do domínio do anticristo) em um artigo na Internet sobre o assunto lemos: “Como os líderes do mundo estão armando o cenário para o aparecimento do Anticristo, e esse cenário requereu muitas guerras no mundo, não é difícil que esses líderes parem as guerras quando o Anticristo pedir isso. No entanto, os povos do mundo verão as guerras parando como 'prova' positiva que o Anticristo tem o 'poder' sobrenatural de trazer a paz. Além disso, com os 'sinais e maravilhas' que o Anticristo executará, a população do mundo ficará totalmente iludida e será levada a pensar que finalmente alcançou 'paz' e 'segurança'”
O arrebatamento fará dos mortos em Cristo as primícias do arrebatamento, porque eles irão primeiro. Não sabemos como será issï. Se os túmulos(se racharão,"ou så havårá um tremor em escala mundial (o estrondo ou alarido que Paulo descreve talvez se refira a isso). Um terremoto abriu oó túmulos de muitos santos durante ï triunfo de cristo na ãruz, u talvez isso ocorra durante o arrebatamento, tendo em vista que a abertura do mundo espiritual, pode afetar o mundo físico, pode ser plausível que um estrondo esteja associado a ressurreição dos santos para encontrar o senhor nos ares, aliás no próprio relato bíblico associado aos anjos, sempre ocorre também terremotos, veja com atenção essas passagens: Mateus 27:53 e 54 e 28:2 e verá como isso sem encaixa com as descrições acima expostas.
Como os místicos irão explicar tal fenômeno? Assim como físicos e cientistas tentarão explicar o fenômeno, provavelmente místicos também se apresentarão na mídia para explicarem tal coisa. É comum encontrarmos entre os ufólogos(pessoas que estudam o fenômeno de discos voadores) afirmarem que haverá uma “limpeza” na terra, para o estabelecimento de uma nova ordem ou uma nova era, outros ainda afirmam que haverá uma reversão no eixo da terra, e que causará muitas catástrofes no planeta, e os ETs virão em suas maquinas para resgatar todos aqueles que acharem conveniente levarem. Outros ainda tentam associar o arrebatamento com o próprio Cristo. Saara Nousainen, autora mística e esotérica explica: “digamos que antes de alguma ocorrência mundial devastadora, discos voadores, sob as ordens de Jesus, desçam para recolher os eleitos, ou seja, os que por sua conduta tem demonstrado estarem a altura de viver na terra e ajudar a construir nela um
mundo fraterno e feliz”. Não é interessante como essa gente já tem explicação para algo que ainda não aconteceu?.
Agora vamos dar mais uma olhada sobre o texto que revela melhor a doutrina do arrebatamento: 1 Tessalonicenses 4:13-18 - "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."
Paulo não quer que você seja ignorante sobre este assunto. Certo?
Paulo também afirma que a doutrina do arrebatamento, são para pessoas que crêem que Jesus morreu e também ressuscitou. Em apocalipse 3;20 temos um texto interessante, Jesus se dirige a uma igreja e também para você e diz: “eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo” não é incrível? Essas palavras foram dirigidas para uma igreja que se dizia cristã. Eles tinham liturgia que falava de Cristo, cantavam hinos que falavam de Cristo, pregavam sermões sobre Cristo, mas a pessoa de Cristo estava do lado de fora. Se sua religião é assim, sua condição não é diferente. Jesus diz: “se alguém abrir a porta” Jesus não é invasor, além disso, ele também diz: “entrarei e cearei”.Isso significa relacionamento com uma pessoa. Cristianismo não é só liturgia é relacionamento com um Deus vivo e verdadeiro, com um Cristo glorioso, santo e maravilhoso. Seu tumulo está vazio e seu trono está ocupado.
Meu amado leitor, a doutrina do arrebatamento é consoladora para quem tem a esperança em Cristo. Estamos vivendo dias tenebrosos, nosso mundo está prestes a viver um holocausto milhares de vezes pior do que a II Guerra mundial. O controle da privacidade, colocando o individuo sob a vigilância tecnológica, através de parafernálias como chips de monitoração do individuo e de controle pessoal, é o terreno viável para um ditador mundial promover um extermínio e um controle de proporções inimagináveis. O escurecimento da atmosfera terrestre e o aquecimento global são fatos, que tiram o sono e a segurança dos cientistas. A serie da BBC de Londres exibiu em 2005, e foi transmitida pela Discovery Channel, o fenômeno chamado de escurecimento global. O acumulo de partículas de poluição e gases na atmosfera está impedindo a entrada dos raios solares e nosso planeta está em processo de escurecimento (veja o que a bíblia diz sobre isso em Isaias 24;4 e 5, e 60:2, Mateus 24:49 e Apocalipse 8:12 ).
Agostinho bispo de Hipona, em referencia a vinda de Cristo dizia: “ Aquele dia permanece oculto, para que estejamos vigiando todos os dias”. Você está preparado e vigiando para que aquele dia não o tome de surpresa?
Poucos subirão, porque poucos são os que aceitam viver uma vida de salvos em meio a uma multidão incontável de perdidos, a santidade é a conduta de vida daqueles que querem ter comunhão com um Santo Deus. O arrebatamento será o evento cujos participantes são peregrinos neste mundo, são cidadãos dos céus. O mundo nco os reconhece como seus cidadãos, e também cada salvo, se consi`era um habitante celestial apenas de passagem por esse mundo mal. Jesus não errmu ao afirmar que poucos são os que acertal o caminho da salvação(Mateus 7;13 e 14) amigo, Jesus conceguiu através da cruz, num ato de expiaçãm e redenção, salvação para cada alma, mas a religião com suas complexidades teológicas e litúrgicas não consegue salvação para ninguém. A graça divina exclui a gloria humana. Você é uma pessoa salva? Então participará do arrebatamento. Está perdida? Eu não irei julgá-lo, deixarei que a bíblia faça isso: a vinda de Cristo será a bendita esperança ou será a tua destruição, pois Paulo nos fala: “quando se manifestar o senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder” (II Tessalonicenses 1:8 e 9). Será terrível se Jesus voltar hoje, e você não ser arrebatado para encontrar o senhor nos ares...
Mas existe esperança para você. Como?
A bíblia diz que você é pecador por natureza e por essência, cada pessoa nasce como condição de perdida, porque carrega no seu intimo a poluição maldita do pecado desde Adão. Você já nasce fora do jardim, já nasce condenado num mundo condenado e corrupto. Você está perdido porque é pecador (Romanos 3:23 e 6;23). Nada pode apagar o teu pecado, com exceção do sangue de Jesus Cristo, porque lá na cruz ele te resgatou, naquele ato da cruz, Jesus te substituiu, em seu lugar pagou o preço, para tornar-se viável a tua justificação perante um Deus justo. Ele é cordeiro imolado para tua justificação e para o teu perdão(leia as seguintes passagens I Pedro 3:18, Hebreus 9;22, II Corintios 5:21, atos 4;12 etc). você precisa reconhecer que é pecador e Jesus salvador. Ele morreu por ti, pagou o preço do teu resgate. Se converta, ao senhor, através de um arrependimento, por causa do reconhecimento de sua posição pecadora, e volte-se completamente a Jesus, reconhecendo ele como Senhor e salvador. A conversão é uma ordem divina, uma condição básica. Em Atos 3:19 Pedro ordena: “arrependei-vos e convertei-vos para que sejam apagados os vossos pecados”
É o arrependimento que gera a conversão, a conversão é uma mudança de vida, de atitudes, a troca por exemplos dos valores morais relativos do mundo pelos absolutos de Deus. Isso é apenas um exemplo. A conversão processa o novo nascimento, ou a regeneração. É por isso que Paulo ensina que se alguém está em cristo é nova criatura, tudo se faz novo na vida da pessoa que entrega a sua vida a Cristo(II Corintios 5:17) não é uma mudança de religião mas uma transformação espiritual, que modifica todas as áreas do convertido. Não é uma mudança de religião, mas uma mudança de posição, de pecador para justificado, de profano para santo, das trevas para a luz, do caminho largo do inferno para o céu, da condenação para o arrebatamento. Entregue a sua vida para Jesus Cristo hoje. Jesus voltará em breve para buscar um povo que pertence a Ele. Serão poucos, mas eles estão espalhados pelo mundo, e aguardam a bendita vinda do Senhor.

Se você deseja outros estudos bíblicos, CDs com mensagens bíblicas, apostilas e livros
Gratuitos entre em contato com o autor desse estudo. Ofereço também grátis uma bíblia para todos aqueles que desejam conhecer mais a palavra de Deus. Entre em contato através do fone (48) 9139-6010 ou claviojj.@Gmail.com visitem minhas paginas na Internet com centenas de estudos bíblicos: www.crereamar.blogspot.com e www.judas3.blogspot.com


CLAVIO JUVENAL JACINTO, é presbítero e pesquisador na área de apologia e vida cristã. Membro da Igreja Evangélica renovada.
Contatos pessoais: Rua João de Souza 100 Sala 2, Top Mix distribuidora de artigos evangélicos e presentes. Horário comercial.




Biblografia

VEM DEPRESSA, SENHOR JESUS- Charles Ryrie – OBCM- Porto Alegre RS

www.espada.eti.br

AS PROFECIAS PARA OS PROXIMOS ANOS- Saara Nousiainen- Logos Produções 1998 (esta é uma obra esotérica)

BIBLIA SAGRADA Corrigida e Fiel aos originais da SBTB

BIBLIA DE ESTUDOS DA PROFECIA- SBB E Editora Atos







0 comentários:

Postar um comentário