sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Oração e vida espiritual



Orar é uma oportunidade, não uma obrigação, quando vimos as coisas de modo correto, porque afirmo isso? Porque sei que acima de tudo a oração é um relacionamento. Desde o Eden esse relacionamento foi quebrado, e desde então a restauração completa veio por meio de Cristo, isso está muito claro para quem Le e estuda o livro de Hebreus. A oração como um meio de relacionar-se parece ser um conceito muito estranho de entender as coisas espirituais, isso ocorre, porque a maior parte dos cristãos de hoje, enetendem que oração é pedir e nada mais. Desde então se tem formado um conceito muito errado de Deus, como se Ele fosse o nosso “Papai Noel”. Na verdade, alguns chegam ao extremo de se colocarem no  como senhores, e Deus como servo, o homem manda e Deus atende. Como isso está completamente longe de uma verdadeira compreensão da oração. A base de um relacionamento maravilhoso é a oração, um dialogo entre um vivo restaurado e um Deus Eterno, é algo extraordinário, mas perdemos o foco. Parte de nossas orações são palavras vazias sem direção.  Nossa firmeza espiritual é proporcional ao nosso relacionamento com Deus, essa é uma verdade irrefutável, os maiores homens de Deus, puderam enfrentar a solidão do deserto, mas nunca venceram, sem  antes terem um relacionamento intimo com Deus. A oração é uma convocação divina para uma atividade sagrada, por isso a bíblia nos exorta a orar em todo o tempo(Efesios 6;18) nosso ego as vezes nos aprisiona nos deixa incapacitado de orar de forma correta. Vivemos na era cibernética, onde a tecnologia quebra o relacionamento de indivíduos, somos alienados uma devoção solitária, de um contanto com uma outra realidade que não é a nossa, assim numa família, não há mais afeto, contato e união porque a tecnologia separa as pessoas próximas, para unir de forma errada as que estão distante, é isso que vem ocorrendo hoje na nossa sociedade.
A oração é o espelho da vida espiritual, nosso relacionamento com Deus não será forte, se a nossa vida de oração for superficial, mas porem preciso ressaltar que uma vida de oração extensa, porem sem respeitar os verdadeiros principios com que se baseiam a natureza da oração, de nada adianta, não haverá progresso. Palavras ativas  sem uma direção exata, não substituem as poucas que são direcionadas de modo correto Até o trono da graça.  Se a oração é um relacionamento, que penetra na dimensão da mais pura realidade, que é a presença de Deus, então somente quando praticamos isso de modo correto , ela terá resultado. Aliás o resultado não é a nossa satisfação egoísta, não somos nós que devemos estar satisfeitos em uma vida de oração, pelo contrario, É DEUS QUEM PRECISA ESTAR SATISFEITO COM NOSSAS ATITUDES!
Hoje vimos quantas pessoas buscam posição e fama, na verdade nosso conceito perante Deus é tudo o que podemos possuir de valor eterno. Na medida em que o relacionamento se aprofunda, Deus deixa de ser estranho, desconhecido, relacionamento gera intimidade, intimidade conhecimento pessoal, e quanto mais conhecemos a Deus, mas descobrimos o contraste entre nossa vida poluída, e a vida de um Deus santíssimo. Isso gera uma constante humildade, e isso reflete em nossas ações. O homem também procura a sabedoria, não a pratica mas a que exalta. A verdadeira sabedoria , consiste em aprender mais e mais sobre a ciência da consagração da santificação e da oração, pois quando vamos nesse sentido, a vida cristã se torna revolucionaria. Um homem é o que é diante do seu relacionamento com Deus, quem não tem seu coração voltado para a o torno da graça, não pode olhar para um mundo caído sem compaixão.  Não pode haver força nas palavras que o homem diz sobre Deus, se antes ele não fala de si mesmo diante de Deus. Os vasos mais cheios da presença de Deus, não são outra coisa senão homens aperfeiçoados na ciência da oração, e nada mais. Quando se ora muito, descobrimos os nossos defeitos, e queremos nos aperfeiçoar, quando oramos poucos, enxergarmos apenas os defeitos dos outros, e usamos um critério de julga-los, sem contudo ter nenhuma disposição de mudar a nossa própria conduta. O que quero dizer com isso? Que a vida de oração dá visão do homem, para ele se enxergar por dentro. Louvado seja o nome de Nosso SENHOR.

Lembremos sempre disso,a oração, a humildade e a santidade são as bases solida de uma verdadeira vida cristã, se nossa religião não tem essas colunas, tudo pode ruir, Cristo é o fundamento onde colocamos essas colunas. Graças a Deus que pela vida de oração podemos enxergar essa realidade. O SENHOR deseja fazer algo em nossa vida, nesse tempo de grande confusão e tantas superficialidades, seria bom aprimorar a nossa vida espiritual, e a partir de agora, nos empenharmos a viver uma vida dedicada a um relacionamento mais profundo com DEUS, com certeza isso vai mudar o rumo da nossa vida, para melhor é claro...



CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário