segunda-feira, 10 de junho de 2013

ZELO SEM ENTENDMENTO




Paulo lidando acerca dos judeus em sua epistola aos Romanos, denuncia que eles tem zelo sem entendimento. Havia de fato uma profunda religiosidade na vida de muitos judeus. O problema da hipocrisia podia ae ser generalizado, mas a sinceridade brotava de muitos coraçoes e o propro Paulo era um exemplo. 
 O que e ter zelo sem entendimento? trata-se de uma cegueira espiritual  No zelo sem entendimento, a cegueira faz com a fantasia seja vista como se fosse uma miragem. Zelo sem entendimento e colocar o foco na sombra do que e real. Os escribas por exemplo estavam com os olhos fixos nas escrituras do velho testamento e nao conseguiam ver o messias que estava diante de seus olhos. A realidade era inperceptivel diante de seus olhos. 
Hoje, muitos ainda continuam com esse problema, e o zelo sem entendimento nao e um mal apenas limitada a comunidade judaica da epoca de Paulo, e um mal generalizado, que se amplia e se apropria de muitos cristaos. 
 O brilhantismo cria fanasias que leva o homem para um entusiasmo doentio, incapacitando-o de obervar as cosias e aceita-las da maneira que elas realmente sao. O zelo e um ardor sadio, quanda denota equilibrio pelo que se esta sendo zelado, e nao somente isso, o zelo so e correto quando o alvo e o propositos tambem sao!
 Nao adianta por exemplo termos fidelidade constante, pois podemos estar servindo a outros deuses, podemos ter frequencia a um culto, mas aceitar um outro evangelho, e podemos ate servir um outro cristo, de forma sincera mas completamente errada.
 Muitas vezes, se  desenvolve uma religiao, alicerçada na propria razao, se da uma enfase sobre si mesmo e sobre conceitos pessoais. Tudo isso com um verniz refinado, com aparencia de espiritualidade, mas completamente fora do padrao das escrituras e do plano de Deus.
 Zelo sem entendimento e uma enfermidade espirital  Paulo fala no contexto onde cita o problema do zelo sem entendimento, que os judeus passara a estabelecer a justiça propria, e nao se sujeitaram a justiça de Deus (Romanos 10:1 a 3). O zelo com entendimento e uma bençao, rpomove a humildade e verdadeira espiritualidade, ja o zelo sem entendimento e uma enfermidade do coraçao, promove o orgulho e a cegueira espiritual.

Pr Clavio Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário