quinta-feira, 20 de junho de 2013

O CAMINHO QUE ENOS ESCOLHEU





Ha um registro interessante nas escrituras que remontam os primordios da humanidade, la no começo, quando a terra ainda estava na sua primeira civilizaçao. Enos filho de Sete, nesse caso seria neto de Adao e Eva, começou a invocar o nome do Senhor. Embora Enos signifique mortal, aquilo que e passageiro por esse mundo, ou aquilo que em vida biologica finita, tais condiçoes nao foram obstaculos para impedir Enos de escolher viver uma vida de piedade e traçar o trajeto da sua vida pelo caminho da santidade. Numa epoca em que a vida estava se secularizando de forma tao rapida, onde a decadencia espiritual foi tao violenta, que mais tarde, o Senhor resolve dar cabo a toda existencia terrena atarves do diluvio, a atide de Enos e radical. A secularizaçao da sociedade leva para a vulgarizaçao do sagrado e a sofisticaçao da incredulidade. Isso tambem e muito proprio para nosso tempo. Apos a queda, e um suposto triunfo do mal sobre o bem(Caim mata Abel) a injustiça parece estabelecer suas raizes sobre o mundo. Deus se tornou um misterio, uma icognita, algo ultrapassado, ou pelo menos ignorado. Caim ja teria caracterizado isso na sua autosuficencia. No seu coraçao ja estava as sementes do humanismo. Porem o caminho secular, era o caminho do abismo espiritual, aquela geraçao nao percebeu isso.
 O que fazer? Enos da a resposta. Invocar ao SENHOR. nao se trata da religiao que barganha Deus. Tipo a que ouvi ainda hoje, quando alguem propos seguir a Jesus com a seguint condiçao: que ele nao padecesse de uma molestia mortal, apos completar toda a bateria de exames que teria que enfrentar. 
 Ate onde podemos entender, aquilo que nao nasce da espontaneidade do reconhecimento da nossa condiçao de breves mortais, nao nos conduz para a verdadeira espiritualidade ou para a autentica devoçao. No mundo secularizado, com seu veneno entorpecedor, muitos procuram uma renovaçao para o sentido da exisencia. A renovaçao de sentido da nossa exisencia nao esta no fato de negar a Deus ou desenvolver uma divindade segundo nossos caprichos egoistas, para satisfazer nossas necssidades materiais, mas de invoca-lo por reconhecimento que Ele e santo e sobeano. Enos da um exemplo nobre, nao ha negociaçao, nao ha nada mais do que um ato espontaneo de adoraçao e reconhecimento de que DEUS e tudo, mas tudo nao e Deus, ele e pessoal, a parte da sua criaçao, sem nunca ter perdido o controle da historia, e Enos percebeu isso. Ate aqui, na breve narraçao biografica da vida de Enos, nao nos e dito que Dus se revelou pra ele de uma forma sobrenatural A verdadeira religiao, a profunda devoçao nasceu de forma maravilhosa no coraçao de Enos. Ele invocou o SENHOR, e a sua breve biografia esta ali em Genesis 4:26, um versiculo somente, refletindo o que ele realmente era: breve, mortal e limitado. Mas ele estava ali adorando, vivendo uma vida de piedade. Enos e um exemplo supremo, um guia na escuridao secular da nossa era. Espelhar nele, e escolher o caminho que ele escolheu.

Clavio Juvenal Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário