quarta-feira, 26 de junho de 2013

Suicidio: Um caminho seguro?




A  biblia narra poucas pessoas que numa cisrcunstancia de dor e desespero tiraram a sua propria vida, talvez o personagem mais classico, seja a de Judas Isacriotes, que traiu Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO. Mas o suicido sempre foi uma tragedia para muitos, uma direçao em que muitas vidas tomaram, uma decisao que muitos optram, e outras irao optar.
 A mtivaçao para tirar a propria vida e uma crença errada, de que dando cabo a vida, se resolve os problemas existenciais. Se cremos que a biblia diz a verdade, entao, o suicidio nao resolve os problemas que assolam o intimo do homem. Foi Alexandre Dumas que com muita perspicacia escreveu: "O maior de todos os delitos e o suicidio, porque e o unico que nao da lugar ao arrependimento"
 Nas escrituras o suicido esta sempre ligado a pessoas que estavam em situaçoes criticas, Saul em apostasia, Judas com a consciencia pesada, sao exemplos claros, de que o suicidio nao e um meio consagrado e santificado de resolver problemas de dor, adversidade, provaçoes ou sofrimentos intensos.
  Na verdade a dor e complexa, e cada experiencia, so a pode descrever qem a sente. Perdi alguns amigos nesses anos que estou vivendo, alguns se suicidarm porque foram traidos (traiçao conjugal). Dar cabo a existencia terrena tem sido um meio pelo qual essas pessoas acreditam, resolver os problemas da vida. Isso nao e verdadeiro. O suicidio e uma especie de crime, quem se suicida comete homicidio contra si mesmo. O SENHOR da a vida, e a nossa vida pertence a ELE, nao e justo se suicidar, pois sabemos que isso nao e um ato santo. Se a pessoa nao esta prerarada para morrer, o suicidio e o caminho para a perdiçao eterna, se esta prepaada para morrer, nao se suicida. Essa percepçao e comum no curso normal da vida. mesmo em um leito de enfermidade fatal, o cristao santificado espera ser levado pelo Senhor, nao antecipa a sua partida. Deevemos tentar ajudar aqueles que estao passando por momentos de tristeza profunda e crises existenciais, e um papel relevante da igreja, abraçar os que sofrem, e acima de tudo, devemos esclarecer, que o suicidio tira a esperança do arrependimento, e uma vez que o suicida esta perdido, seu problema existencial nao foi resolvido porque ele agora precisa enfrentar o juizo divino como diz as sagradas escrituaras em Hebreus 9:27. O sentido da vida e Cristo, e ele nos da a vida, Ele e o sol da justiça, e por isso mesmo andamos emdireçao da equidade. Durante todos esses anos de historia de cristianismo, vimos quantos irmaos em Cristo suportaram a dura adversidade, mas lutaram para sobreviverem, nos campos de concetraçoes, nazistas e comunistas, nas perseguiçoes, no martirio, em celas solitarias etc. Deus nos concede graça para suportar as afliçoes do tempo presente, se voce caro leitor, esta lendo esse artigo, e la no fundo do seu coraçao pensa em dar cabo da sua propria vida, sugiro que leia com paciencia, reflexao e meditaçao o salmo 23, ali ha uma promessa real, mesmo que vale da tua caminhada seja muito escuro, DEUS pode ser a tua companhia, e verdade, ele pode estar ali ao seu lado, te iluminando, te confortando, te ajudando. 
Pense nisso, e tome posse desse fato precioso. Pois o suicidio mata a possibilidade de uma oportunidade futura de arrepndimento, ou seja, o suicidio selara para sempre o teu destino eterno

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário