quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Progresso ou decadência?





Paulo em uma de suas cartas a timoteo, menciona a decadência dos enganadores, que enganam e são enganados, indos de mal a pior. (I Timoteo 3:13) isso é decadência. A decadência é a marca de uma vida estagnada. O engano é próprio de quem pensa de que a neutralidade é algo normal, que sempre conduz para a decadência. Assim quem deixar de orar, estudar a bíblia, freqüentar a igreja, está decaindo. De maneira sutil, muitas vezes quem decai não percebe isso.
A pelo contrario pensa que esse é um estagio normal da vida cristã, mas não é. O engano é algo terrível, que corrompe os sentidos.
Tenho percebido como muitos crentes que conheço passaram de conversadores para liberais, e agora dizem que não houve decadência, que não houve qualquer coisa má nisso.
Porque tal coisa acontece? Porque o engano corrompe os sentimentos.
“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” (2Co 11:3).
A corrupção dos sentidos é algo diabólico, faz com que o cristão descaia de sua firmeza e da sua fé sem perceber o perigo.
Por outro lado, o pregresso na vida espiritual só acontece, quando melhoramos dia após dia, quando temos a nossa vida em desenvolvimento. Por exemplo, quando lemos a bíblia todos os dias, estudando-a com paixão e dedicação, nosso progresso será real. Esse principio se aplica a vida de piedade em todas a s direções, oração jejum, consagração, etc.
Paulo escrevendo aos Tessalonicenses fala : “De que maneira convem andar e agradar a DEUS, assim andai, para que possais progredir cada vez mais” (I Tessalonicenses 4:1). O crente só tem duas opções, crescer e progredir ou entrar em processo de decadência, não há uma estabilidade nesse sentido. A vida espiritual avança ou decai. Sabemos que o SENHOR propõe uma vida cristã radical para os seus filhos de modo a nos santificar ais ainda, a procurar mais e mais a justiça e aumentar a nossa fé, levar a vida cristã por esse caminho hoje é sem duvida um grande desafio.
“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém “(2Pe 3:18)
temos que crescer, desenvolver, aumentar, progredir, um dos últimos mandamentos de Jesus com relação a isso está no livro de apocalipse, ali encontramos essa grande exortação: “Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.” (Ap 22:11)
CJJ

0 comentários:

Postar um comentário