quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Datas do fim do mundo e suas implicações com a verdade






Verdade e coerência são as bases de uma espiritualidade sadia, embora isso seja verdade, não vimos as coisas bem assim. Ainda relembrando com frescor a passagem do milênio, onde muitos acreditaram nas profecias de Nostradamus e outros, que arriscaram uma jogada profética de fim de mundo. Mais recente, alguém lá nos EUA tinha profetizado o arrebatamento da igreja para o ano passado. Nada aconteceu, com 43 anos de idade, sou sobrevivente desde o alinhamento dos planetas na década de 80, se não me engano, e já passei por outros atos “proféticos apocalípticos”. Afinal de contas, isso trás algumas implicações para os cristãos que crêem na bíblia de verdade e com coerência?
 Tudo o que tem o seu paralelo com a verdade e se revela um blefe, um erro e um equivoco, compromete a verdade. Isso é um fato indiscutível. O que quero dizer com isso?
 Bem, vamos ver se dá pra explicar! É possível enfraquecer a verdade pela mentira, Paulo em Romanos 1 trata de um assunto, e afirma isso. Uma vez que a sociedade moderna está sendo bombardeada constantemente por falsas profecias, com largo apoio da mídia, pouco a pouco a doutrina da escatologia bíblica perde seu valor perante a sociedade e até entre muitos cristãos. Talvez poucos entendam a repetição constante de datas fatídicas para o fim do mundo e arrebatamento da igreja e volta de Jesus, sem que nada aconteça. Uma vez que tantas mentiras tem soado aos quatro ventos, falar e pregar sobre a vinda de Jesus se torna um desafio constante, principalmente numa sociedade secular, que não consegue ver muita distinção entre misticismo e verdade espiritual, superstição e profecias etc.
 A verdade bíblica é enfraquecida, a doutrina da volta de Jesus se torna desacreditada, e é exatamente isso que realça as artimanhas sutis do inimigo. Poucos percebem isso. Mas dentro do próprio cristianismo, vimos essa dificuldade. Uma olhada na historia da cristandade e descobriremos que profecias falhas e equívocos doutrinários na área de escatologia resultou em divisões, seitas e denominações.
A verdade das escrituras sobre a volta de Cristo, tem sido manipulada e distorcida. Se isso não bastasse, o filão apocalíptico se mostra um potencial que rende muito, principalmente na literatura e no cinema. Explorando o filão místico com um ingrediente catastrófico – apocaplitico, desde há muito tempo, o que vimos são sempre best Sellers e sucessos de bilheterias.  O profetismo místico, bate na mesma tecla, e acaba por condicionar a sociedade com falhas escatológicas, talvez seja por isso que Cristo tenha perguntado, se quando ele vier, acharia fé na terra...(?) 

Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário