segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Embriaguez espiritual. O que bíblia fala sobre isso?




 Faz muitos anos que ocorreu um fato estranho em minha antiga denominação, após um culto de “avivamento” varias pessoas, inclusive jovens, caíram, e se comportavam como embriagados. Alguns desses tiveram que ser levados no colo, colocados no carro e em seguida levados para casa. Não conseguiam por si mesmo, caminharem sozinhos. De tempo em tempo, então vi e ouvi sobre a embriaguez espiritual. Uma pessoa supostamente cheia do Espírito Santo, se comporta como se ela estivesse embriagada, perdendo o seu senso critico, e o controle sobre o corpo. Embora o tema seja familiar nos meios pentecostais, seria bom fazer a pergunta. O QUE A BIBLIA DIZ SOBRE ISSO?
Os partidários e defensores, citam o caso de Atos 2 para darem suporte para o fenômeno, vamos ler a dita passagem e contextualizá-la, para o bem da sã doutrina...
“E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.” (At 2:13) os inimigos do evangelho acusaram os que receberam o batismo com o Espírito Santo, de estarem cheios de mosto, ou seja bêbado.   Pedro porém replicou : “Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.” (At 2:15) Não há qualquer sinal de que eles estivesse caídos no chão ou perderam o senso critico. A descrição acusativa veio dos inimigos do evangelho. Tentar forçar o texto para  provar o que não existe é torce as escrituras. Além disso o próprio Pedro que ali estava, e recebeu a experiência pentecostal, estava em pé, sóbrio, e ciente da situação, pois em seguida pregou um sermão expositivo. O que ocorreu em pentecostes foi o cumprimento de uma profecia de Joel : “ E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos”(Atos 2:17) veja bem que Joel não diz que cairão como que embriagados e sem o senso critico. Uma vez contextualizado o texto, temos que procurar o que a bíblia diz sobre o assunto da condição espiritual dos cristãos, principalmente para os últimos dias.
Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; (1Ts 5:6)
Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; (1Ts 5:8)
Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência; (Tt 2:2)
Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; (1Pe 1:13)
E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. (1Pe 4:7)
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (1Pe 5:8)
Em todas as escrituras do Novo Testamento somos chamados a ficarmos sóbrios e cheios do Espirito Santo, e não em uma espécie de estagnação espiritual, perdendo completamente o senso critico. Tal coisa, embriagado no espírito, NÃO EXISTE NAS ESCRITURAS.
Agora veja bem o que o SENHOR em sua bendita palavra diz em Isaias 29. Aqui há uma narrativa sobre embriagues espiritual, e não se trata de ser o mesmo que cheio do Espirito Santo: “Tardai, e maravilhai-vos, folgai, e clamai; bêbados estão, mas não de vinho, andam titubeando, mas não de bebida forte.” (Is 29:9) isso não é tremendo? Pois olhe o contexto, o versículo seguinte: “Porque o Senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, vendou os profetas, e os vossos principais videntes.” (Is 29:10). Aqui está uma profecia contra Judá, por causa da sua infidelidade, e vimos como essa embriagues tornou o povo insensível, imperceptível com a realidade. A única vez que a embriagues espiritual é descrita claramente na bíblia, trata-se de um juízo divino sobre um povo rebelde
A obra do Espírito Santo não é amortecer as pessoas, ao ponto delas perderem o senso critico, e isso é muito fácil de verificar nas escrituras, tomemos por exemplos nas palavras do próprio Cristo: “Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” (Jo 16:13)
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (Jo 14:26)
Um derramamento do Espirito Santo produz resultados maravilhosos e definidos, como vimos aqui “E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” (At 4:31). Nada de insensibilidade ou perda de senso critico, mas ação sobrenatural,para realizar a obra de Deus com coragem e inteligencia.!
Por fim, um dos ministérios do Espirito Santo na dispensação da graça é exortar, alertando e reavivando a consciencia dos cristãos sobre questões espirituais, como bem vimos no livro de Apocalipse  “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” (Ap 2:7)
Que o SENHOR vos abençoe

CLAVIO jACINTO

0 comentários:

Postar um comentário