sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Alerta aos pré-tribulacionistas.







 Você já deve ter percebido como em nossos dias as disputas sobre posições escatológicas, marcações de datas e interpretações proféticas aumentaram assustadoramente. Qualquer cristão que faça uma pesquisa para conhecer as opiniões das diversas escolas de interpretações da profecia, vão descobrir um emaranhado de posições, argumentos e assim por diante.
 Eu desejo deixar aqui uma mensagem a todos cristãos não importam qual posição escatológica. É apenas uma mensagem de reflexão, levando-nos para o campo da coerência, do equilíbrio e da sensibilidade.
 O pré-tribulacionismo em questão, e o pré-milenismo tem sido a corrente escatológica que mais teve tendências até o momento de marcar datas especulativas, com relação a volta de Cristo,  com erros sérios.  Thomas Ice e Thimoty Leary afirmam isso no livro A Verdade Sobre o Ano 2000 E As Previsões da Volta de Cristo(Actual Edições-Pag 40)
 A visão geral do pré-tribulacionismo, tem influneciado a mentalidade cristã ocidental, ao ponto de muitos especularem que a igreja não passará por momentos de apertos e de grandes aflições nesse mundo. E aqui está um erro fatal. Primeiro porque isso contradiz a historia da Igreja, depois porque o cristianismo tem sido a religião mais sofredora e mais perseguida nesses tempos. Milhares de cristãos são assassinados e presos todos os anos, igrejas são incendiadas e destruídas. Isso é fato, mas parece que os ocidentais, que vivem uma liberdade religiosa esquecem disso.
 A noção pré-tribulacionista tenha permear as nossas mentes de que algo extremamente radical no assunto a perseguições não é uma possibilidade para nós hoje. E isso não é verdade. Isso poderá pegar a igreja despreparada, para uma dura perseguição. Uma vez que hoje em nosso meio se fala muito em prosperidade, bênçãos, glórias, paz, conforto, bens terrenos, dinheiro, etc e etc. nada se prega sobre a mortificação da carne, pouco se fala sobre o desapego ao mundo, não se fala sobre humildade e vida simples, não se prega mais sobre separação do mundo, a doutrina da cruz foi banida dos púlpitos, a palavra martírio é uma teoria primitiva na concepção do cristianismo ocidental, a maior parte dos cristãos que vivem desse lado do mundo, nem tem idéia, de quanto os cristãos em outras partes sofrem duras perseguições. Além da ignorância ao assunto, os cristãos acabam também se omitindo de interceder aos irmãos que padecem duras perseguições em paises fechados ao evangelho. É fato noticiado por agencias cristãs que a perseguição aos cristãos nunca parou, e tem se acentuado nesses últimos anos (1). Caso ache que isso não é real hoje em nossos dias, pesquise os dados sempre atualizados da pagina Persecution um site especializado com dados atualizados sobre a perseguição dos crentes em todo o mundo (2)
 Porque estou escrevendo isso? A maioria dos cristãos ocidentais é pré-tribulacionista, isso é fato comprovado pelo fato da maioria defender o dispensacionalismo. Não estou aqui discutindo questões escatológica, nem defendendo posição alguma. Apenas querendo alertar aos cristãos que esteja preparados, pois, não é verdade que estamos isentos de perseguições ao ponto de enfrentarmos o martírio por causa da nossa fé. A doutrina pré-tribulacionista tem tido esse efeito na vida de muitas pessoas. Em isso é um grande erro, poderá pegar muita gente de surpresa, não preparada para enfrentar duras perseguições como estão enfrentando hoje os cristãos em paises fechados ao evangelho com regimes intolerantes e totalitários. Revendo as paginas da história, em décadas atrás, na antiga URSS, e também na China, quantos cristãos morreram por causa da fé? Faça uma pesquisa, vá buscar informações. Quem vos garantiu que o futuro nosso está isento de duras perseguições?
 Aqui não há intimidação, apenas estou propondo que se avalie os fatos como eles são, que venhamos a refletir e nos preparar, porque algo pode acontecer no futuro, e pegue muita gente despreparada. Não estou afirmando que isso vai acontecer, estou propondo que isso pode acontecer. E nosso povo, acostumado a ser alimentado com mensagens tipo “algodão doce” não estejam preparados espiritualmente para enfrentar o cálice da perseguição.
 E aqui vou mais adiante, os cristãos atuais devem estar preparados  também para enfrentar catástrofes, locais ou universais, de pequena ou grande proporções, pois a tendência do nosso mundo é nesse sentido. Não podemos fugir da realidade. A igreja está preparada para enfrentar uma catástrofe como enfrentou o Haiti, e mais recentemente o Japão? É aqui que entra a lógica, na situação de emergência e de provas extremas, de pouco adianta falar sobre prosperidade e triunfos pessoais. Mensagens superficiais não destroem as muralhas do egoísmo humano. Precisamos estar atentos, usar de prudência, coerência e bom senso, e Jesus mesmo falou sobre isso: “ portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” (Mt 10:16) em outra parte Jesus alertou “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33) Jesus também afirmou: “Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á”. (Mt 10:39). Essas palavras de Cristo tem sido uma realidade na vida de muitos cristãos, segundo informações sobre perseguições aos cristãos, somente a Coréia do Norte tem mais de 50.000 prisioneiros cristãos! Isso é muita gente sofrendo pelo evangelho! (3) a nível mundial, são aproximadamente 200.000.000 de cristãos que sofrem perseguição em aproximadamente 60 países. (4)
 Jesus nos ensinou princípios que não podem ser omitidos do púlpito moderno, o povo precisa ser ensinado e preparado para os dias do fim.
 Que possamos refletir sobre esse assunto, não estou expondo aqui ataques contra posições doutrinarias, apenas alertando sobre a deficiência que o pré-tribulacionismo tem produzido na mentalidade de muitos, o que pode ter um efeito devastador, se o futuro tomar um rumo inesperado para a igreja.

DEUS TE ABENÇOE MUITO







VISITE TAMBEM



AUTOR: Clávio Juvenal Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário