sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ABRINDO OS OLHOS PARA O QUE TRAZ CEGUEIRA





ABRINDO OS OLHOS PARA O QUE TRAZ CEGUEIRA

II Coríntios 4:4

Tenho refletido na Palavra do Senhor e vi muitas expressões que dizem: "Então o Senhor abriu-lhe os olhos".
Olhos fechados! Quantas pessoas por aí sofrem por estarem com os olhos fechados.
Gênesis 3:7 conta-nos a experiência de Adão e Eva. O pecado cegou Adão e Eva, para enxergar a Deus. Depois de pecar, Adão e Eva tiveram os olhos abertos. Gênesis 3:7 nos diz: "então foram abertos os olhos de ambos e descobriram que estavam nus".
APRENDIZADO:
O diabo quer cegar o nosso entendimento como fez com Adão e Eva. (II Coríntios 4:4) - "nos quais o deus deste século cegou os entendimentos..."
Isto ele faz através do pecado, da desobediência. Por isto os discípulos perguntaram... (João 9:1-3) - "E, PASSANDO Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?" Jesus respondeu: "Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus."
Deus é glorificado em meio a cegueira que o diabo coloca. Deixemos Deus abrir nossos olhos! Vejamos então alguns exemplos bíblicos de cegos que tiveram seus olhos abertos:

1- Gênesis 21:19: Experiência de Agar.
Quando Agar foi despedida da casa de Abraão com seu filho e estando sem saber o que fazer, sem ter alimento e casa para morar, deixou seu filho Ismael e se afastou para não vê-lo morrer de fome e sede. A Bíblia diz que o menino chorava, então Deus bradou do céu e disse a Agar: "tenho ouvido o choro do seu filho". O Senhor abriu os olhos de Agar e ela viu o poço de água que podia salvar seu filho e sua própria vida de toda a miséria que estavam vivendo.
APRENDIZADO:
Quando estamos passando por momentos de privações, a nossa tendência é olhar para as circunstâncias, os choros, se distanciar e esperar o pior. Mas Deus quer abrir os nossos olhos para os poços de suprimentos que Ele já preparou.
Você não precisa continuar olhando para as circunstancias, abra os olhos e veja a provisão que o Senhor já preparou.

2- II Reis 6:16-17: Experiência do moço de Eliseu
"E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.  E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu".
Vemos que o servo de Eliseu estava aterrorizado em meio ao exército do inimigo. O profeta Eliseu orou a Deus por ele, o Senhor abriu-lhe os olhos e o moço viu um exército de anjos muito maior que o exército dos inimigos, preparado para lutar por eles. Assim o servo de Eliseu foi liberto de todo medo.
APRENDIZADO:
Em meio a perseguição e lutas desproporcionais, quando com os olhos naturais não vemos como enfrentar tal dificuldade, deixemos Deus abrir nossos olhos para enxergarmos que mais são os que estão conosco do que  os que estão contra nós.

3- Lucas 24:13 a 35: Experiência dos discípulos no caminho de Emaús.
 Os discípulos estavam a caminho de Emaús, decepcionados, falando da frustração de não verem os seus sonhos se cumprirem, suas expectativas haviam morrido.
Leia Lucas 24:13-21. "E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram" (vs. 21).
APRENDIZADO:
Quando tudo parece ter acabado, seus sonhos morreram aos seus olhos, deixe Deus abrir os seus olhos para que você enxergue que ainda não acabou, pelo contrário, agora é que vai começar.

4- Atos 9: Experiência de Paulo.
Paulo teve seus olhos fechados por causa das suas convicções (os enganos que ele vivia), a RELIGIOSIDADE. Ele não conseguiu enxergar a verdade, porque não estava aberto pra ela. Haviam escamas nos seus olhos. "E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado" (Atos 9:18).
APRENDIZADO:
As vezes estamos tão cheios das nossas convicções, das nossas verdades que criamos escamas, e não enxergamos o novo de Deus. Chamamos isto de religiosidade.
Não se feche para o novo de Deus, Ele se manifesta de muitas formas. Não julgue o mover de Deus, nem suas manifestações. Deixe-O abrir seus olhos, para enxergar a Sua multiforme graça. "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus"       (I Pedro 4:10).
Como na experiência de Balaão em números 22, o anjo de Deus estava ali, até a mula enxergava, mas Balaão não. "Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face" (vs 31).
Esse é o tempo onde precisamos pedir ao Deus das Manifestações do Impossível retirar toda cegueira e miopia espiritual que possa existir em nós; só assim poderemos viver a boa, perfeita e agradável vontade do Senhor.
Minha oração nesse tempo de conquista é que o Senhor abra os nossos olhos.

DISCUTA EM GRUPO: O QUE TEM FECHADO OS NOSSOS OLHOS?
1-O PECADO (REBELIÃO, DESOBEDIÊNCIA, O EGOÍSMO...)?
2- OS MOMENTOS DE PRIVAÇÃO?
3-AS PERSEGUIÇÕES, AS LUTAS DESPROPORCIONAIS?
4-AS DECEPÇÕES E FRUSTRAÇÕES?
5- A RELIGIOSIDADE, AS NOSSAS. CONVICÇÕES DA VERDADE
SEJA O QUE FOR, SAIBA... DEUS QUER ABRIR NOSSOS OLHOS.



Matéria enviada pelo Pastor Luiz Alberto Pereira da Igreja Cristã Batista de Pomerode-sc

0 comentários:

Postar um comentário