segunda-feira, 18 de junho de 2012

ENGANADOS PELA FALSA LUZ DE UM OUTRO EVANGELHO





Foi  o autor de “’Imitação de Cristo” que escreveu: “Procura desviar o teu coração das coisas visiveis e transporta-las as invisiveis” essa maxima reflete bem a direção em que o cristão deve tomar, ela tem o reflexo da luz do evangelho. É lógico! Quem tem uma luz, precisa de um caminho. Não ha duvida quanto a isso, é necessario um caminho para quem tem uma luz.
A luz do evangelho tem sido ofuscada por luzes intermitentes que não conduzem as almas a uma caminhada segura. Há muitos lampejos de falsas luzes, e o homem está sendo enganado por uma falsa luz de um outro evangelho. Porque? Porque o evangelho biblico, é essesncialmente espiritual, não material. Ou seja, os valores desse reino são aplicaveis, são espírituais, e como sequencia abrangem algumas areas  fisicas, mas tudo o que vimos hoje, com a sraras exceções de remanescentes que remam contra o curso da cristandade, tudo não passa de superficialidades. Vamos começar pela moral judaica cristã. É possivel uma moral elevada sem cristianismo, mas é impossivel um cristianismo sem moral elevada. Mas o que vimos hoje?
Ah... ainda recem, ouvi um pregador fazer uma propaganda bem capitalista de seu dom. ele estava vendendo suas mensagens em DVDs, e incentivando o povo comprar os CDs e DVDs e então evangelizar seus vizinhos, porque comprando, estaria incentivando outros a aceitarem jesus. Nosso evangelho está reduzido a isso! A mensagem cristã está reduzido a esse tipo de negocio. Eu não sou contra a publicação de material evangelico para venda, existem lugares apropriados para isso, o tempo certo e a hora certa. Mas a negociação materialista ganhas extremos vergonhosos dentro do cristianismo, e de forma descontrolada, e para ver isso de perto, convençoes, encontros missionarios etc, revelam o quanto isso é sério!
As falsas luzes estão conduzindo os religiosos para outra direção, não para as veredas da justiça, não para o caminho  estreito. Ainda recem eu e minha esposa sofremos um lapso de ansiedade, por causa de um “evangelico” que nos deu um golpe com cheque sem fundo, comprou roupas para ir a igreja, e nos deu um golpe. Tudo isso tem sido natural, algo normal, pessoas frequentam igrejas e cometem atos torpes sem ter um minimo de peso na consciencia. É inacreditavel como podem associar devoção com pecado, sem sentir qualquer constrangimento...porque isso acontece? Porque estamos vivendo dias confusos: Vivemos em tempos dificeis, onde os homens que se dizem cristãos andam correndo atras de milagres e fugindo desesperados da cruz. Por isso vale outra maxima de Thomas de Kempis: “É raro encontrar um homem espiritual que seja desapegado de tudo”.

A crise de identidade acontece porque a luz do evangelho não atua, o que brilha em muitos  lugares é uma falsa luz. Se obscurece o entendimento das pessoas, ao invés de revelar a necessidade da vida cristã pratica. Me alegrei semanas atrás, porque um pastor batista saiu de sua cidade para ir a sua cidade natal pedir perdão a uma tia, quando criança ele tinha cometido um delito e a consciencia o acusava e não deixava sossegado até que houvesse uma restituição. Isso é cristianismo na pratica, nesse ato encontramos realidade espiritual, ali naquele coração brilha a luz do verdadeiro evangelho.
Recentemente passou a frente da minha loja, alguem convertida a fé cristã, está me devendo, nunca foi pagar, se ao menos chegasse pra mim e disesse:
-irmão não posso pagar...perdoa minha divida. Com certeza poderia perdoar a divida, por compaixão. Mas as pessoas são enganadas por pregadores que adoram o show dos numeros, um convite pra aceitar a fé, e engrossar a quantidade de membros, mas não se prega a verdade. Pessoas estão sendo enganadas, pensam que perdão de pecados, elimina qualquer tipo de responsabilidade social.  Isso é engano, convertidos tornam-se sensiveis. A verdadeira conversão começa com uma transformação orientada, direcionada pelo Espirito Santo. Toda conversão que insensibiliza nossa conduta moral é uma falsa conversão. Não há intermediarios, DEUS faz uma obra completa no homem. Quando ele de fato experimenta uma autentica conversão. Se aluz do evangelho ilumina seu coração, ele ve as coisas de outra perspectiva. A luz do evangelho concede visão mais ampla, mais profunda e mais perspicaz. Mas a falsa luz não concede nada, o homem continua sendo cego com relaçção as coisas espirituais, e é isso que temos visto, na maior parte das ditas conversões modernas. Mas temos certeza de que somente uma fe autentica é capaz de conduzir o homem a passos seguros para eternidade.

O problema é que muitos vivem um cristianismo sem critérios,  O homem sabio é aquele que é criterioso em tudo, inclusive consigo mesmo.  Mas encontramos poucas pessoas que viven a fé cristã, com essa atitude. “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2Co 4:4) satanás é sutil, seus ardis são perigosos, ao invés de lutar para manter as pessoas em trevas, ele processa uma falsa luz, para enganar.
Infelizmente muitas almas estão sendo enganadas, hoje falta profetas, mas ao mesmo tempo falta espaço para verdadeiros profetas. Tudo isso faz do nosso tempo dias complicados. Gosto de uma frase de Thomas Morus “Sabei dizer a verdade com competencia e proposito” se faltam pulpitos, não faltam espaço em outras direções, literatura e outros meios eficientes de comunicação. Os que querem um compromisso sério com o SENHOR precisam se despertar para a tarefa de acender a luz do evangelho, e fazer com que almas sejam resgatadas desse mundo de confusão.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário