segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cristianismo Sem Cruz: Outro Evangelho







Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. (1Co 1:18)

A mensagem da cruz tem sido omitida de nossos pulpitos modernos, se as igrejas evangelicas tiraram a cruz como simbolo  das fachadas de seus templos, agora tirou tambem dos pulpitos e da teologia. Vivemos um cristianismo sem cruz, e não é de admirar que encontremos tanta superficialidade. A cruz nos remete a uma vida de fundamentos profundos de sensibilidade espíritual.   Sua omissão gera superficialidade, fé superficial não produz convicções firmes.
Nós vivemos a era dos sonhos espirituais, esse é um termo meu, para designar como muita gente ve o cristianismo como um mar de rosas, ou a resposta pára todos os problemas existencias do homem, na perspectiva do sofrimento na atual condição de existencia, jargões como “não sofre mais” “pare de sofrer” “Jesus resolve todos os problemas” são comuns em nossos dias. Acontece que sonhos podem ser anestesicos para a alma, mas anestesicos não curam feridas, só amenizam a dor. O homem precisa da realidade do sangue de CRISTO, para receber uma autentica cura provocada pela violencia extrema do pecado.
O sentido do cristianismo está na obra realizada por Cristo na cruz, não podemos nunca minimizar essa obra, ela é fundamental, o centro do plano da redenção. É a obra da cruz que dá sentido pleno a misericórdia e a graça de Deus. Os alcerces da eternidade podem ser o fundamento de uma vida que tem sentido, se esse fundamento for a doutrina da cruz. Nossa visão está deslocada, por isso a cruz perdeu sentido. O cristianimso atual é egoista ao extremo, ao ponto da importancia do eu, da pessoa em si, ser a motivação de DEUS ter estabelecido um plano de resgate. Porém,  a graça perde o seu sentido, de forma sutil, nesse tipo de perspectiva. Não nego que somos especiais, em certo sentido, pelo fato da graça de Deus nos alcançar. Mas eu sou alguem especial porque a minha importancia está naquele que por mim morreu na cruz. Não sou nada, mas ELE tornou-se o meu tudo, e por isso sou alguma coisa.
O centro da historia universal, no seu sentido cosmico, É Cristo. Cristo pela cruz, tornou-se o centro da vida, referencial da fé, norma de conduta no sentido de esperar que a história teve um principio e terá um final feliz na consumação de todas as coisas. Ele estebeleu os fundamentos dessa realidade pela cruz.
Mas porque estão omitindo a cruz? Porque a cruz denuncia o pecado e sua violencia terrivel. A cruz revela a monstruosidade do pecado,  e isso não gera sermões e mensagens que cativam o nosso ego e o nosso orgulho. A doutrina da cruz é uma doutrina de morte e sofrimento, isso não cativa o homem como filosofia religiosa, e o cristianismo não é uma filosofia, é a resposta de DEUS para a maldade humana.  A cruz denuncia a nossa fragilidade, a nossa corrupção, o nosso mal. O desespero existencial do homem é um mal que só pode ser  vencido na medida em que reconhecemos e nos conformamos com a nossa fragilidade, e aceitamos o plano completo da redenção, pela obra da cruz e sua consumação plena, em nós, que começou no calvario e se estende aos amplos caminhos da eternidade.
Paulo enfatiza algo interessante, ele tem experiencias de uma homem crucificado, essa é uma experiencia estranha no contexto teologico moderno? De que voce ouve isso hoje, nos pulpitos modernos?
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gl 2:20)
Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. (Gl 6:14)
Essas são experiencias extremas. Quem está crucificado com Cristo, não sonha, a dor não permite ilusões carnais, mas somente realidades concretas. A cruz revela a seriedade do pecado, revela a nossa condição de pecadores e a resposta de DEUS a nossa rebelião. A cruz é uma resposta extremamente séria para um problema dificil, impossivel na condição humana, e somente DEUS interferindo no tempo e na história pode resolver o problema da pecaminosodade do homem, e isso pela cruz.
Estejamos atentos, para a condição do cristianimso em nossos dias, igrejas e ministerios tem se multiplicado em nossa patria, isso é progresso, em que sentido? Todo o progresso é uma ilusão se o Reino de Deus não avança. Quando o cristianismo é autentico, e o é, pela via da doutrina da cruz, a tendencia é um cristianimso que faz a diferença, a doutrina da cruz coloca o crente na posição que deve andar,e seu caminho é em direção a maturidade. A maturidade é o outono da vida espiritual.
A cruz, por fim, nos leva para um caminho de responsabilidade espiritual,  e isso tem tudo a ver com obediencia ao SENHOR, quem não obedece a qualquer custo, peca com muita facilidade.  E, precisamos entender que a cruz e a obra consumada por Cristo nela, faz um diferencial completo. Em termos de salvação do homem integral, as religiões dizem: “Pague e tenha o direito de adquirir” o cristianismo autentico pela doutrina da cruz diz: “Adquira! Já está pago”

DEUS ABENÇOE A TODO

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário