sábado, 2 de junho de 2012

CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS!




Por Clavio Juvenal Jacinto

Em I reis 22 encontramos uma história interessante, a narrativa do acordo entre Josafá e Acabe, e o oficio profético de Micaias. A historia é irônica, porque Micaias era profeta de DEUS, tinha um compromisso com a verdade e não com a conveniencia ou com status. Partindo da simples premissa de que profetizava contra Acabe, dá pra entender que Micaias não era fantoche, era profeta mesmo! Porque Acabe era rei. É simples, venho notado que muitos profetas modernos adoram profetizar pra gente importante, e sempre coisas boas. Em detrimento é claro aos humildes que são ignorados, porque não tem dinheiro fama e status social. Neo-profetismo é tendencioso, é burguês, mas Micaias não era assim, aliás outro profeta, Nata, também não tinha compromisso com a auto-promoção, ele simplesmente repreendeu Davi e expôs seus pecados, não se importou se Davi era o rei, tão somente fez o que devia fazer, falar a verdade, mesmo a custo da própria vida.
 É notável como certos profetas modernos possuem uma tendência em profetizar somente o que é bom. Eu cansei de ouvir profetas dessa linha, porque parece que nem sequer existe um respaldo bíblico para isso. Os profetas se levantavam principalmente em épocas de declínios e apostasia para denunciar o pecado e proclamar o juízo conseqüente da decadência moral e espiritual. Mas as experiências que tive, durante anos não é muito promissórias nesse campo. Vi gente ousada, profetizar para mulheres grávidas, que o filho era um varão escolhido, para depois de alguns meses aparecer com uma menina no colo. Vi muitas profecias de casamento, destruir vidas, porque o resultado foi divorcio e separação. Vi muitas coisas não acontecerem, e com mínimas exceções, ao ponto de não me lembrar de momento, de pouca coisa, com respaldo de autenticidade.
Devemos entender: toda a manifestação espiritual duvidosa  que não é testada na sua fonte, torna-se uma manifestação perigosa. Não importa! Tudo o que brilha sem ter como fonte o poder do evangelho é um falso brilho.
 O pseudo carismatismo tem me deixado complexo...e tem deixado muita gente confusa. As experiências de falsos dons e coisas estranhas são motivos suficientes para me deixar assim. Certo dia, em um culto pentecostal “maravilho” um certo pregador, profetizando de cima de um púlpito repleto de obreiros locais, dirige-se com ousadia para o dirigente da congregação e profetiza com veemência que alguém sentado no púlpito, está traindo ele. Essa “profecia” flutuante, que foi dita de forma relativa, sem esclarecer fatalmente quem seria o “Judas” levou o obreiro local a desconfiar de todo mundo, já que o profeta apenas sugeriu que alguém estava traindo, sem nomear quem seria tal. Simples de notar isso? Um profeta que coloca obreiros contra obreiros...é de Deus?
Tenho tido náuseas desse tipo de manifestação...outro ao notar que a moça cantava muito bem, chama-a na frente e profere um daqueles “assim diz o Senhor” e então vai...até o final do ano terá seu CD gravado...
 Passaram se os anos, e talvez a profecia se cumpra até o final do mundo.
 Os pseudo- profetas sobrevivem as custas da ignorância alheia. Como eles sobrevivem com tanta ousadia? É porque o povo não lê bíblia, e se lê geralmente não crê, já que acreditam com facilidade em tudo o que os profetas modernos dizem, mesmo que o assunto esteja em clara contradição com a s escrituras.
 A extraordinária Palavra de DEUS, não pode ser menosprezada ao ponto de dons ordinários definirem o que é a verdade. Mas sejamos bem claros, na maior parte dos arraiais pentecostais modernos, um homem sem milagres com muita ortodoxia, vale bem menos que um milagreiro cheio de heresias. A exposição da bíblia não cativa tanto, quanto um sermão emocionalista carregado de sinais e prodígios...ainda que estes sejam superficiais, incoerentes e duvidosos.  O silencio da ortodoxia é muitas vezes insuportável para quem se adaptou ao barulho da confusão.
 Falsos profetas geralmente são sustentados por falsos cristãos, há os sinceros, mas pessoas esclarecidas a respeito da verdade não se deixam enganar, a verdade bíblica sempre liberta o homem das heresias profanas.
 “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tg 1:17)
 Se o dom é perfeito, então porque causa confusão e duvida? Existem coisas que causam confusão, e nada mais que isso. Recentemente vi em um culto, o pregador soprando sobre pessoas...
..elas então caiam. Um amigo meu caiu, e então o profeta disse que ele estava recebendo a cura. A principio esse irmão resistiu a minha “incredulidade” sobre esse fenômeno, então lhe disse que eu tenho o tempo a meu favor. Então depois de algumas semanas, ao encontrar com ele novamente vi e ouvi ele reclamando sobre sua enfermidade. Não tinha recebido a cura.
 Coisas estranhas assim ganham espaço de forma bem ampla em muitas igrejas. Tenho visto gente profetizar tantas coisas que não acontecem, e mesmo assim tem liberdade de continuarem com suas apresentações pseudo-carismaticas, enquanto que pregadores que pregam doutrinas bíblicas de modo expositivo, são desconsiderados, descartados e evitados. Eu mesmo fui vitima desse tipo de discriminação, na minha jornada de fé. O estudo bíblico sistemático, a exposição bíblica não somente tem sido negligenciada mas também tem sido evitada na maior parte dos púlpitos modernos, e a razão é simples. Promover a ignorância do povo, dá mais chances da manipulação dar certo.
 Um povo que é mantido no cativeiro da ignorância é extraordinariamente manipulável por pessoas sutis.
 Quando deixamos de pregar a palavra de Deus como deve ser pregada, quando não valorizamos o conhecimento bíblico e teológico de maneira correta. Então nada mais resta do que uma geração cega que caminha sem uma direção definida no caminho da vida espiritual.
 Apostasia não é a incredulidade se tornando mais materialista, mas é o cristão se tornando mais mundano.
 A conveniência tem sido a voz que muitos pregadores estão ouvindo. Não a voz do Espirito Santo, mas a voz da conveniência. Se isso me faz popular e me dá status, então quero, se vai me deixar impopular e vai comprometer meu bolso, minha fama, meu status e meu ministério, então devo rejeitar, eis a norma da maioria.
 Eu não estou espantado com o numero de falsos profetas que surgem no mundo, o que me espanta é o silencio dos verdadeiros profetas que estão se retraindo, dia após dia.
 Em tempos de crises espírituais, verdadeiros profetas são sustentados por pão e água, e os profetas falsos são sustentados pela fama e pelo materialismo. “Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.” (1Rs 18:4)
Mas a hora da verdade virá, em que todo o engano será desmascarado, então cairão as mascaras do engano. Estejamos atento a esse dia que sobrevirá, e então de que lado você estará?  “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” (2Pe 2:1)
 Fujamos pois de todo engano que nos ameaça...

CLAVIO JUVENAL  JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário