terça-feira, 28 de dezembro de 2010

EGOLATRIA




Há partes difíceis nas escrituras que são difíceis de aceitar, porque elas vão direto contra nossa vontade. O maior ídolo que existe é nosso próprio eu, o homem cujo eu determina o seu destino, é pretensioso, inflexível, ingrato, insensível e independente. Infelizmente muitas pessoas na igreja são ensinadas a aceitar Jesus sem negar-se a si mesmas, elas continuam dona de seu destino e fazem o que querem, impossível é servir a dois senhores, e nessa historia do predomínio do eu, DEUS é colocado em segundo plano. O que importa é o que seja melhor para mim, e não o que é melhor para DEUS, para a igreja e para a obra de DEUS, foco do insensato é a sua própria satisfação. “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” (Mt 16:24). Quando não negamos a si mesmo, o conselho não tem poder, a orientação dos sábios não tem valor e a divina orientação não é aceita. São pessoas difíceis, pois o eu é o maior inimigo do Espírito Santo. O homem conduzido pelo seu próprio eu não aceita perdas, não quer nenhuma desvantagem, algo que o prejudique sua reputação, é inaceitável. Mas Jesus o Senhor nos diz: “Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á”. (Mt 10:39).

A lição mais difícil do cristianismo, é aprender a perder muito na vida material para ganhar na vida espiritual, e poucos querem isso. Pessoas que não obedecem seus lideres sofrem do complexo da egolatria. Empinam seus narizes e fazem o que quiser, sem nenhum temor, sem pensar e avaliar o que pode sofrer a obra de DEUS, na verdade o coração de tais não está focalizado na vontade de DEUS, mas em suas próprias vontades.

Seus planos são segundo o que o eu determina, homens com o eu entronizados, são donos de suas decisões, eles estão interessados em fazer aquilo que é bom para eles, não em que seja bom para o SENHOR.

Há muitas pessoas dentro da igreja que abraçaram um cristianismo sem cruz, e sem uma cruz para matar o eu, o cristão torna-se inflexível, de dura cerviz e indiferente quanto a obra de DEUS. Conheço muita gente assim. Alguns não aceitam o conselho quando se evidencia o que é melhor para o reino de DEUS, conheço pessoas incapazes de ceder a uma perda material por causa de questões que envolvem o seu próprio eu. As pessoas dessa natureza decaída, procedem conforme acham que é certo, não de acordo com a vontade de DEUS, cavam assim o próprio poço, para depois cair nele.

Pessoas que não matam o seu eu, são causadores de decepção na igreja, pesam o trabalho dos lideres, e entristecem seus superiores, são insubordinados e rebeldes quanto ao trato de um conselho bom.

A pessoa comandada pelo seu eu é obstinada, enquanto que a pessoa que nega-se se a si mesma, é quebrantada, o primeiro é duro de coração, teimoso, leviano, ingrato, o ultimo é sennsivel e obediente, está disposto a fazer a vontade de DEUS, ainda que a custa de sofrimento e prejuízos materiais, acata conselhos e está disposto a lutar pela causa do SENHOR. Para que possamos ter vitória espiritual, e alcançar ao mais elevados níveis de santidade e comunhão temos que minar as bases de nosso próprio eu “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria” (Cl 3:5)

Grande parte das pessoas falham nessa questão, acaham que são donas de si mesmas, mas na verdade, o verdadeiro cristão é servo, e um servo não pode ser servo se o seu impostor chamado eu não for crucificado, Paulo antes de ser considerado como apostolo, se considerou um servo, ou seja um escravo(Veja Romanos 1:1) mas hoje o que vimos são muitas pessoas abraçando um conceito falso a respeito da fé, crendo que “aceitar Jesus” é tudo o que precisam para irem para o céu. Que engano, vejam só quantas pessoas fazem o que entendem, não estão interessadas na vontade de DEUS, mas na própria vontade. Estão a procura de algo que possa satisfazer a carne, estão direcionados por aquilo que acham que é certo, e se encaixam na classificação paulina “Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos” (2Tm 3:2).

Pessoas que não se entregam completamente a CRISTO, geralmente caem na classificação de pessoas ególatras. Elas estão na igreja, mas o eu não esta mortificado, pelo contrário, o eu está vivo, e é o posto de comando da pessoa pseudo cristã. Ela não está disposta fazer aquilo que o SENHOR quer, está sim disposta a fazer aquilo que é bom para si própria. Pessoas assim estão fadadas ao fracasso, e por fim acabam cavando um buraco para si mesmas. Querido irmão, resta apenas essas palavras: você tem a experiência genuína, que esteve Paulo quando disse: “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo” ? (leia Filipenses 3:8).a tua resposta determina o modelo da tua vida cristã

FIQUE NA PAZ

CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário