sábado, 7 de janeiro de 2012

OS ATALAIAS DOS ULTIMOS DIAS




Na década de 90, o Pastor José Apolônio em um artigo para a Revista Defesa da Fé, escreveu: “A igreja cristã no Brasil é ameaçada, não pelos ‘jericoenses’, como nos dias de Josué, mas por ‘ventos de doutrinas’, grupos heréticos que usam principalmente a palavra pentecostes como bandeira. Eles pregam um evangelho diferente do que recebemos e praticamos hoje, o qual tem sido o sustentáculo do crescimento espiritual, durante esses 86 anos de pentecostalismo autentico” (Defesa da Fé Abril/junho 1997 PAG 10)
 Anos se passaram e as coisas vem ficando ainda mais critica. A cada dia que passa vimos como mais e mais a igreja perde sua identidade em meio ao mundo, e como aquelas denominações consideradas pioneiras na mensagem do evangelho, também perderam o rumo em varias direções.
 Que estamos vivendo uma crise de identidade, não há duvidas. O que me deixa perplexo é que são poucas a s vozes conservadoras no pentecostalismo. Há poucos gritos, há poucos manifestos, acende-se uma luz aqui e ali, mas a escuridão da apostasia invade os arraiais pentecostais, e nossa identidade está indo embora. Ao escrever seu artigo na Revista Defesa da Fé, o Pr José Apolônio escreveu seu artigo com o titulo “É Hora de Gritar”.  Aquelas eram palavras de preocupação, já nos idos anos 90.
 As poucas vozes que então vem se levantando parecem ser vozes quase que sufocadas. Há diversos fatores porque a apologética e o estilo conservador do cristianismo não é atraente, e desejo citar aqui algumas.
 Em primeiro lugar, a mensagem do cristianismo conservador, foge as regras do fim justifica os meios. A luta hoje é por números, toda a marca de um êxito ministerial gira em torno de números, tanto na questão financeira quanto na questão de multiplicação de adeptos. A mensagem cristã ortodoxa e conservadora não atende mais essa visão. Então se modifica a mensagem e se apela para estratégias, mesmo que elas deixem de ser caracterizada por elementos evangélicos e tenha a rigor , mas elementos maquiavélicos.
 Em segundo lugar, a doutrina da cruz é escândalo para o mundo, e agora também já é escândalo para muitos cristãos, o que assinala que esses cristãos que repudiam a doutrina da cruz também são mundanos. Essa aversão por um cristianismo centralizado na cruz de Cristo e seus efeitos profundos na natureza moral humana, soa como um insulto aos olhos de muitos cristãos modernos, que foram treinados a ouvir mensagens emotivas de apego as necessidades egoístas.
 Em terceiro lugar, o emocionalismo e o sensacionalismo parece ser mais atraente do que a mensagem vital das escrIturas, de que o homem é pecador, que precisa de arrependimento e conversão, e que somente Jesus pode nos dar a salvação, e na medida em que se abraça esse ideal divino Jesus precisa ser Senhor e Salvador do cristão. Um cristianismo sensacionalista, com sinais e maravilhas, interpretado aos olhos leigos como sinal de aprovação divina de um sistema que quer apresentar um Salvador, e ao mesmo tempo pretende destronar o Senhorio do salvador, soa como um absurdo sem precedentes na historia do cristianismo. Mas é isso que está acontecendo.
 Em quarto lugar, nossa tempo é o tempo das escrituras, não é verdade? Nunca tivemos tanto acesso as escrituras, há muitas bíblias, e poucos leitores assíduos, que lêem de forma correta as escrituras. Aliás atualmente é o tempo da multiplicidade de versões, muitas delas semeando duvidas e confusão na cabeça dos cristãos. Porque tantas versões, uma omitindo versículos e trechos, mas todas são consideradas como fieis aos originais.? Como pode haver coerência numa afirmação dessas?  Vivemos num tempo de muitas bíblias de estudos e de pouca profundidade teológica. Vivemos em um tempo de fácil acesso as escrituras, mas dificilmente você encontra cristãos abalizados nos fundamentos do cristianismo.  Isso é uma lastima!
 Em quinto lugar, nosso povo é um povo muito inclinado para o misticismo, e por isso um evangelho pincelado com elementos sobrenatuais parece atrair mais as pessoas, (e porque não dizer, até mesmo certos cristãos?) Eu mesmo tenho experiência de longos anos, como muitos ditos cristãos preferem um culto desconexo que apresente alguns sinais carismáticos do que um culto com uma pregação expositiva das escrituras.
 Por causa desses fatores e muitos outros, não mencionados aqui, vimos como a confusão doutrinaria reina no meio evangélico e passamos por essa crise de identidade. O Rev. Jorge Noda escreveu em um artigo: “A Igreja Brasileira tem experimentado dias de confusão doutrinária. Diversos mestres oferecem novas interpretações de doutrinas clássicas do cristianismo e muitos perguntam se é esse um novo mover do Espírito Santo ou uma nova onda de heresias dentro da Igreja. O neopentecostalismo, entre outros movimentos, é o que mais chama atenção. Seu crescimento numérico espantoso, sua crescente influência nos meios de comunicação, sua visível participação política, fazem do neopentecostalismo um dos maiores fenômenos religiosos da atualidade.”(1)
 Todo esse crescimento soa um tanto confuso, já que a comunidade cristã em sua grande expansão em territorio brasileiro, vem acompanhado de um espírito de permissividade e liberalismo bem legível diante de todos os olhos críticos. Assim, vimos como não há uma grande resistência, quando os valores judaicos cristãos são colocados em jogo. A igreja atual é uma igreja que tenta se adaptar aos valores mundanos, ou tenta se acomodar ao mundo, ou se conformar com as regras do mundo, e isso é trágico.
 Não podemos perder a nossa identidade cristã, por isso aquele brado que foi titulo do artigo do Pr José Apolônio com o titulo É TEMPO DE GRITAR, publicado na Revista Defesa da Fé, ainda é valido, e mais do que nunca precisamos fazer isso hoje, como atalaias na defesa da sã doutrina, é nossa responsabilidade pois escrito está: “Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia.” (Ez 33:6)



CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário