segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O CAMINHO DA SIMPLICIDADE





O caminho da simplicidade


A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices. (Sl 119:130)


Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Sl 119:105)


  Toda a luz que vem de Deus precisa nos levar a para a vida simples. Eu presenciei dias atrás um dos apstores de nossa igreja, feliz pelo fato de ser pobre. Seus pertences eram mínimos e básicos para a sobrevivência, e ele era feliz com isso. Havia um ato de gratidão nas suas palavras. Como isso é difícil de ser encontrado em nossos dias. Somos a geração do ter e do ser. Nosso caráter e nossa conduta, na visão do mundo vale menos do que somos. Os astros da mídia são pessoas que tem, elas não são pelo fato de serem somente, há a necessidade do ter. muitos na igreja também seguem essa tendência doentia, fruto de um desequilíbrio que se oriunda desde a queda. As disputas pelo poder, o desejo de ter e enfim, se sobressair acima do semelhante. Ser o melhor, ter poder para ficar a frente, ter status e posição. Há uma fome por poder no coração do homem, essa semente pode até morrer com a conversão, mas ela persiste em ficar alojada dentro de nós, seu poder é muito grande, e de fato consegue imergir dentro do coração.
 A vida simples já não é um anseio do homem de Deus. Desde os primórdios, quando Caim se levantou contra seu irmão Abel, já havia essa tendência de não querer ser o ultimo, ou de ser rebaixado, porque o semelhante tinha qualidades superiores.
 Jesus ensinou algo que parece ser completamente esquecido em nossos dias: “Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.  Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal” (Mateus 20: 25 e 26)
 Nesse contexto a mãe de Zebedeu com seus filhos, querendo que um se sentasse a direita e o outro se sentasse a esuerda do Senhor. Essa mão queria ver seus filhos em sua posição superior, onde pudesse ser mui admirados e respeitados. O Senhor no entanto responde de uma maneira superpreendente como vimos no versículos 25 e 26 de Mateus 20!
 Eu nunca ouvi um sermão baseado nesse trecho, será que isso é omitido, porque desfere golpes mortais contra o nosso ego? Ou será porque nosso sistema de hierarquias eclesiásticas é uma afronta direta contra as palavras de Jesus.
 A simplicidade é um desafio para o nosso tempo, porque os homens não querem viver livres para experimentarem nas coisas mais simples,  a plenitude de uma existência.
 Eu tenho plena convicção de que Deus escolheu os pobres para que pudessem desfrutar das riquezas da simplicidade.
 Mas porque pobreza, porque simplicidade?
 Deus esconde maravilhas na simplicidade, da mesma maneira que o homem esconde escravidão na complexidade.
 Seguindo o contexto das palavras de Jesus ditas acima, Paulo admoesta : “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Fp 2:3)
 Isso soa como golpe violento contra os sistemas impostos dentro do cristianismo. Acho que a simplicidade é a força que mobiliza o Espírito Santo. A performance de um Messias sofredor e seu triunfo está nesse segredo: Jesus era simples, era divino e vivia nas condições de uma humanidade, ele desceu até a precariedade da raça caída para conviver com ela. Seu destino como Rei eterno, Alfa e Omega, foi a cruz.
 O caminho da bençao nesse mundo é o caminho da simplicidade, da humildade. É nesse caminho que a luz de Deus brilha com mais intensidade.
 E por ele, caminhamos com segurança, porque Deus aprova a humildade e a simplicidade e deseja coroar de bênçãos eternas, aqueles que escolherem viver o caminho da humildade na sua mais exata forma de viver.
 Que os cristãos modernos descubram isso o quanto antes. Porque a vida ganha sentido pleno quando ousamos ser aquilo que Deus deseja que sejamos.

CJJ

0 comentários:

Postar um comentário