quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Brennan Manning e o “evangelho Maltrapilho”



Faz alguns anos somente que passando em frente a uma livraria evangelica, me espantei com o CD que estava na vitrine em exposição, não poderia crer, mas era a realidade, um CD de um padre católico estava em exposição numa livraria evangélica. De lá para cá, não me assustei mais, mas no entanto continuo ainda inconformado com o livre acesso com que lideres católicos tem no meio editorial evangélico. Principalmente quando se trata de livros. Gostaria de falar um pouco sobre Brennan Maning, autor de “O evangelho Maltrapilho” e que é uma das vozes da igreja emergente, e engrossa a fila dos mestres de misticismo espiritualista que invadem os meios protestantes modernos. Lembrem-se que os livros de Manning estão fazendo sucesso por aqui, são lidos editados e indicados por evangélicos. Mas Manning, padre fransciscano inativo, deveria ser visto com ressalvas, segundo o testemunho de Mike Gendron, apologeta norteamericano, o dito padre não é muito favorável ao evangelho bíblico e a doutrina da salvação, tal qual a bíblia expõe com clareza. Manning ensina a meditação, e explica que pode-se alcançar a cura de muitos males através da pratica da meditação mística, essa meditação que ele ensina é uma mistura de doutrina católica e esotérica, desenvolvida ao gosto do freguês evangélico sem discernimento. Manning é universalista, crê na restauração e salvação final de todos os homens, pelo que entendi nos escritos de Henri Nowen, parece que esse outro padre também ensinava isso. É lógico que a doutrina falsa do universalismo parece substanciar uma tolerância que muitos liberais procuram. O universalismo é biblicamente insustentável, mas soa como boa musica nesse mundo confuso. A ênfase dos livros e dos ensinos de Manning é a graça e a bondade de Deus, excluindo a sua justiça. "Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado." (Romanos 11 : 22)

Como ensina os místicos da nova era e muitos ocultistas, Manning ensina as técnicas de esvaziamento da mente como técnica mística, cita ensinos e técnicas de hereges e místicos católicos antigos, e faz uma sopa intragável para cristãos bíblicos e saborosa para os que tem fome sem ter paladar da verdade.

Manning não gosta da bíblia, raramente a cita em seus escritos, ele não simpatiza com os protestantes ortodoxos e bíblicos, porque esses não engolem suas pílulas de cristianismo mágico. O evangelho de Manning é mais psicológico e místico do que ortodoxo, suas palavras e seus ensinos podem ter boa aparência de piedade, mas nega o seu poder. As técnicas e seus ensinos são perigosos e cada cristão deve tomar muita preucação, nesses dias enganosos, onde muitos tem usado de terminologias cristãos para apresentar doutrinas e distorções teológicas descaradamente, nosso discernimento bíblico precisa funcionar constantemente. A exortação de Paulo é “"TU, porém, fala o que convém à doutrina." (Tito 2 : 1) ele adverte: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;" (II Timóteo 4 : 3)

CLAVIO JUVENAL JACINTO

4 comentários:

Unknown disse...

precisamos de mais Manning no mundo cristão, Jesus não era ortodoxo, pelo contrario foi contra a religião e contra o estado. Ele veio nos libertar e nao nos aprisionar. Só Jesus salva, dogmas,doutrinas podem ate ajudar a fé mas não salva.

Clavio J. Jacinto disse...

Ok Cleyton,respeito sua posição, mas se você faz uma interpretação relativa do termo ortodoxia, então voce pode dizer que JESUS não era ortodoxo,Manning, Nowen e outros escritores tentam fazer junções universalistas no cristianismo, ensinam verdades e heresias, e por isso mesmo devemos tomar cuidado, se a sua posição é uma posição relativista, então pode tambem dizer que o Mundo precisa muito de madres Teresas de Calcutá, mas isso NUNCA justifica o catolicismo e seus erros..., precisamos de muitos Dalai-lamas, mas isso não justifica o budismo, etc

UM ABRAÇO. DEUS te abençõe muito

VERDADEIRA LIBERDADE disse...

Olá irmãos em Cristo Jesus
Sou de Salvador-Ba e estou para realizar um projeto que creio que veio diretamente de Deus e tenho recebido a direção do Espirito Santo para compartilhar com o Seu povo.
Preciso o retorno dos irmãos para cadastrar o email e em breve receber o projeto que vai alegrar muito o Reino de Deus.
Att,
Ana Javes
olheoguia@hotmail.com

Daniel Dumaresq disse...

Jesus não era ortodoxo? Haha, faça-me o favor!

"Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus". Jesus em Mateus 5:20.

Postar um comentário