quarta-feira, 21 de julho de 2010

PRÉ-TRIBULACIONISMO


Implicações do pré-tribulacionismo

A maioria dos evangélicos pentecostais são pré-tribulacionistas, ou seja, crêem no arrebatamento da igreja antes do começo da grande tribulação e da manifestação do anticristo. Essa teoria ganhou muita força na América latina, por causa dos missionários dos EUA, quase sempre a teologia vigente nos EUA é a teologia que ganha força no Brasil. O pré-tribulacionismo infelizmente acomodou os cristãos ocidentais em crenças irreais e erros como segurança social dos crentes, ou seja não passaremos por extremas perseguições ou tribulações. Talvez muitos não concordem com isso, mas quero lembrar a todos que tenho 16 anos de igreja, e mais de 20 de fé, e o que tenho visto em todas as partes é um cristianismo professando apenas liturgia, superficial porque vi muitos abandonarem a fé por provações e adversidades que não eram fortes suficientes para justificar um desvio da fé, por partes de crentes fracos. Creio que a teoria do pré tribulacionismo ganhou muito espaço entre nós ocidentais, porque aqui as coisas são bem mais superficiais, nossa liberdade de culto promove letargia espiritual. A questão do pré-tribulacionismo também promoveu a causa de teologia espúrias, tais como a teologia da prosperidade. Muitos não irão concordar com isso, mas não há problema, eu creio e vejo assim, e tenho observado que onde a igreja é intensamente perseguida, há pouco espaço para se crer em uma teologia tão artificial e materialista como é a teologia da prosperidade. A teoria do arrebatamento pré-tribulacionista também gera muitos hipócritas, e não tenho medo das criticas por causa da minha observação conclusiva. Tenho visto muitos simplesmente cruzarem os braços na questão de uma preparação espiritual para enfrentar uma perseguição intensa aos cristãos no Brasil, porque a maioria diz que Jesus vai voltar antes que uma coisas dessas aconteça. A desinformação ou a simples indiferença com relação aos frentes que sofrem nos paises fechados ao evangelho já é uma hipocrisia detestável. Qualquer um que observe os sofrimentos da igreja perseguida na atualidade e cruze os braços, não são diferentes daqueles que cruzaram os braços quando os judeus eram torrados literalmente nas câmaras crematórias do regime nazista. Cada vez que vejo um documentário sobre o holocausto, sinto repugnância de igual intensidade tantos pelos nazistas quanto pelos indiferentes daquela época, inclusive pelos protestantes que eram uma maioria na Alemanha, e que em raríssimas exceções, tanto por parte de católicos como por parte dos protestantes, não fizeram nada em prol do povo judeu. O pré tribulacionismo me preocupa por causa disso, essa teoria tem influenciado um cristianismo debilitado e hipócrita. Tudo bem, que há muitos pré-tribulacionistas que são conservadores e ortodoxos, zelosos e santos. Mas essa não é a questão, eu pessoalmente não fui muito a favor do pré-tribulacionismo convencional, tal como se ensina hoje nos cursos de teologia ou nos púlpitos. Eu ainda me reservo para uma vinda, uma parusia onde a igreja seja retirada de um perigo tão intenso que a vinda seja uma necessidade urgente, isso só será possível quando os cristãos agonizarem por um urgente maranata!!


CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário