sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Cristo: O centro eterno da consumação e centralização de todas as coisas


De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Efésios 1:10


 Algo muito peculiar nas paginas do Novo Testamento é a centralidade de Cristo, os escritores e principalmente Paulo deram uma enfase bem grande sobre a pessoa a obra e a importância que desempenhou e ainda vai desempenhar Cristo no futuro.  Cristo vem sendo o centro da historia da redenção desde os primordios do começo do mundo, tem seu apice na obra redentora da cruz, e a partir da sua morte segue a sua ressurreição, seguida de entronização e estabelecimento atual, como mediador intercessor e advogado, seguida num futuro proximo de sua vinda gloriosa, e então se cumprirá a passagem profética de Efesios 1;10. Não importa o quanto os outros deixem de pensar sobre isso. a cristandade durante esses seculos que se passaram sempre buscaram desenvolver um desvio dessa centralidade, seja na pompa de vestes liturgicas, como na própria liturgia e na forma de crenças que surgiram depois que os apostolos partiram desse mundo. a enfase que se dá a certas crenças, por exemplo a mariologia, como vimos no catolicismo não tem sequer um unico apoio nas escrituras do novo testamento, nem esmo quando padres comentam o livro de Apocalipse, comentando esses que esse é um livro com grande teor liturgico, não vimos nenhum elemento de mariologia, ele é dramaticamente cristocentrico, assim como todas as paginas do novo testamento é. Não quero aqui seguir um confronto com teólogos e apologetas do romanismo, pois nem se precisa fazer isso, pois não há como defender pelas escrituras algo que não se encontra lá. a unica coisa que se pode fazer é usar de evasivas, nada mais. a grande maravilha das escrituras é que ela é cristocentrica, Pois Ele mesmo é o Verbo que se fez carne, e a carne que se fez sacrificio. Sua vida não foi um exemplo a seguir, sua expiação porém é um ato a aceitar.  até onde podemos ouvir, dos clamores neotestamentarios, Cristo é tudo em todo, ou como na voz apostolica Joanina em que afirma que o Pai a ninguém julga mas deu ao filho todo o juizo. ou ainda na confissão de levação ao filho de Deus ao supremo momento da sua plena glorificação onde todo joelho se dobrará e toda a alingua confessará que Cristo é o Senhor...tudo isso é um teor biblico alta,ente cristocêntrico que nos firma na visão da glória eterna de Cristo nosso senhor e Salvador. Ao olharmos com mais profundidade para a pessoa de Cristo nas paginas do Novo testamento, penetramos nas coisas mais preciosas que existem, e toda a riqueza de uma vida espiritual está exatamente nesse relacionamento coerente e equilibrado. Isso não ocorre de outra forma, não mistica que nos leva para expereincias da alma, mas o relacionamento correto e equilibrado que nos leva a um cristianismo sadio.
 Quando um cristão seja ele de que confissão seja, quando não leva a sua vida na direção a crisocentricidade da sua espiritualidade, o resultado será um desequilibrio. Não podemos ir ao socorro de alguem que a biblia não apresenta, não podemos ir em busca da devoção que as escrituras não aprovam, não podemos ir em busca de auxilio de quem as escrituras não autorizam, e por fim podemos correr o risco de sofrer uma grande surpresa pór confiar a nossa alma a  alguem que não estará na eternidade, desempenhando o papel que acreditamos que estaria responsavel. Assim a questão de Cristo nosso Senhor, é uma questão de eternidade, está envolvida aqui a nossa segurança eterna, pois as escrituras bradam que aqueles que estão em cristo não estão em condenação, ou como o proprio Cristo mesmo declarou em uma passagem evangelica, que ele é o Caminho, a Verdade   a Vida, essa expressão é singular, como é singular em todo o amplo caminho doutrinario do Novo Testamento, o fato de que Ele, cristo é nosso unico mediador, unico intercessor e unico advogado. nada pode ser mais claro nas escrituras do que isso.  Essa suficiencia das escrituras numa revelação plena sobre um assunto vital coloca qualquer evangelico ortodoxo em perfeita sintonia com O cristo bendito revelado nas escrituras e com seus oficios espirituais eternos. A base sobre o fundsamento de umas fé cristocentrica é corroborado por cada pagina do Novo Testamento, e nos dá uma certeza insondavel, maravilhosa, poderosa na sua mensagem de fé e esperança. Enfim, essa convergencia central, do qual fala Efesios 1;10 é extremanete maravilhosa, algo extraordinario soa dessa revelação Paulina, e nós devemos como cristão fixar nossos olhos naquele que é o autor de ssa mesma fé que fazemos apologia com tanto amor e zelo. Vamos ser realistas, equlibrados, pois Cristo é o centro da nossa fé, desde a fundação de todas as coisas, até a consumação de todas as coisas sem fim.

Que Cristo jesus seja Louvado!

Amém


Clavio Juvenal Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário