sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Os cristãos devem ser sentinelas do amanhecer



Vigiai, estai firmes na fé    I Corintios 16:13
Sede sóbrios, vigiai             I Pedro 5:8

A vigilância é uma doutrina bíblica, é um conceito espiritual de grande importância, para nossos tempos, sua relevância, nunca perdeu a sua importância, e devemos ser criteriosos nesse assunto. Primeiro é necessário que entendamos: a vigilância é um ato pessoal, de cuidado pessoal e abrangente, pois foca também a defesa e a proteção de nosso próximo ou de nosso irmão. Jesus, Nosso maravilhoso Salvador falou sobre esse assunto de vigiar, aqui o conceito é espiritual, mas suas aplicações também atingem a vida física, secular, pois estamos em um mundo, dominado e influenciado por potestades e forças satânicas, que lutam contra os valores santificados do evangelho. O conceito básico de vigiar, nos leva para uma visão bem definida sobre a vigília, ela significa atravessar uma noite, em estado de alerta, não é passar uma noite acordado, ou simplesmente estar acordado em uma hora em que se deve dormir, é bem mais que isso, a vigilância é um estado de alerta constante. Sejamos sinceros, grande parte dos cristãos não estão agindo dessa maneira.   Paulo fala em Efesios 5;14 sobre o despertamento dos que dormem, ou sejam dos que não vigiam.  O sono está associado com a morte, portanto em assuntos espirituais, o dormir na hora em que não se deve dormir, é símbolo de estado de morte espiritual.  Segundo, porque devemos estar em estado de alerta constante? Porque estamos em uma batalha, a clareza do assunto é irrefutável, Paulo abre uma janela do mundo espiritual em Efesios 6;10 a 18. A nova aliança trouxe a redenção em Cristo, e desencandeou uma reação do mundo espiritual invisível corrompido e caído, contra a igreja e os santos. Há uma guerra espiritual,  um confronto entre santos e o mundo caído, e a historia da igreja deixa claro que essa batalha é verdadeira e real, pois que vemos os mártires anunciando pelo próprio sangue que derramaram, que o mesma força que tentou impedir a entrada do Messias Cristo Jesus nesse mundo, usando governadores para matar as crianças, a mesma força outrora oculta, se revela na tentação de Cristo, tentando impedir o avanço da obra redentora, em seguida, vemos essa mesma força tirânica das trevas, agir no coração de Judas Iscariotes, e logo a frente, já no advento da igreja peregrina, vimos como os imperadores se levantaram com mão de ferro contra a igreja recém nascida nesse mundo. Isso é uma realidade do qual nós cristãos nunca devemos fugir. A vigilância é fundamental, porque Pedro em sua primeira epistola fala sob re esse assunto, quando diz que o Diabo anda em derredor, procurando devorar. A natureza do mundo caído não pode enxergar uma derrota definitiva, sabemos que para os redimidos que possuem visão espiritual, a cruz foi um marco, um ponto final na questão da redenção do homem e a ressurreição de Cristo foi a sentença frontal e a vitoria definitiva contra os poderes das trevas. Mas o mundo caído constrói esperanças encima de ruínas, para logo em seguida ter uma queda ainda maior, pois que vale o principio espiritual de Nosso Salvador Jesus Cristo, que um abismo chama outro abismo.
Amanhecer  espiritual
Cristo é chamado de a estrela da manhã em Apocalipse,(APOCALIPSE 22:16)  para que alguém veja a estrela da manhã, não pode estar dormindo. A vigilância é um fator básico, para que tenhamos a Estrela da manhã como herança (Apocalipse 2:28)  A  descrição da estrela, como sendo da manhã, nos fala sobre aquela estrela brilhante que prefacia o amanhecer. Quando Cristo é identificado como a estrela da manhã, isso significa que Ele é sinal de uma vitoria definitiva sobre os poderes das trevas,  A estrela da manhã torna-se em sol da justiça, ali haverá o triunfo eterno da luz, e o cristão sai da escuridão sendo luz do mundo, guiado pela estrela da manhã que o conduz para a glória do amanhecer espiritual. No final do livro de Apocalipse encontramos  maravilhosa descrição da Nova Jerusalém: “E a cidade não necessita de sol, nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada” (Apocalipse 21:23). O auge da eternidade e a glória dos salvos é andar em direção a essa plenitude de existência, porém, temos uma condição: sermos vigilantes. Nossa esperança é superior a qualquer utopia humana, diante do futuro, se revela diante de nosso coração uma eternidade sublime, todas as coisas desse mundo  tornam-se insignificantes diante desse fato. A suma da existência humana é: Toda a conquista do homem nesse mundo, perde seu completo valor, quando não é lançada diante do triunfo de Cristo.

Firmeza pela vigilância

Creio que não pode existir uma real firmeza em nossa fé. Se não estivermos vigilantes. Há exemplos diversos nas escrituras sobre um andar sonolento, um adormecer espiritual, e seus perigos na vida cristã. Jesus fala sobre a parábola do trigo e do Joio, e a semeadura do joio, foi realizada pelo inimigo num momento de dormência, em Atos 5, vimos como Ananias e Safira deixaram Satanás trabalhar no coração de ambos, por causa de uma falta de vigilância.  Não há dificuldades em ficarmos sóbrios ao meio dia, a intensidade da luta contra o sono, não vem ao meio dia, mas após a meia noite.   A vigilância é um assunto de suprema importância, ela nos leva para uma vida de discernimento de tempos. É o contrario de uma vida amortecida, de uma vida anestesiada. A vigilância requer disciplina, luta contra a natureza do sono. Siginifica ter nossos sentidos em estado de alerta, num momento em que o normal seria dormir. Por isso vigiar é um ato espiritual sobrenatural, exige força de vontade, exige correção do caráter, de conceitos e de visão.  Não há qualquer motivo para vivermos de modo sonolento, dormindo, é tempo de despertamento, de vigilância, porque de outra forma, nunca poderemos estar firmes perante o SENHOR.  Lembraremos sempre de Sansão, que perdeu toda a sua força no momento de seu descanso, estava ele dormindo quando os inimigos lhe cortaram seus cabelos, lembremos do labor dos discípulos pescando uma noite toda, e Cristo no alvorecer a beira de uma praia esperando com peixe e pão. Estejamos por isso mesmo vigilantes, em todo o tempo e em todo lugar, não permitindo que o sono espiritual venha corromper nossos sentidos e nossas virtudes, pois nessa firmeza teremos a certeza “ E temos mui firmes a palavra dos profetas, a qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações” (II Pedro 1:19)


Deus abençoe a todos

Clavio Juvenal Jacinto
Ministro do Evangelho, Pastor consagrado na Igreja Evangelica Caminho da Paz

Contatos : claviojj@gmail.com  (48) 9622-8870

0 comentários:

Postar um comentário