Vivemos em tempo de escuridão
moral e espiritual, já percebemos isso dentro dos próprios templos, onde
pessoas que se dizem cristãs se reúnem, vimos isso, pelo próprio testemunho de
gente que confessa o cristianismo vivendo uma vida sem submissão, sem
obediência, sem compromisso com a santidade.
Um cristianismo superficial não
contribui para destruir as trevas, pelo contrario, ajuda na sua propagação. Eu
não consigo encontrar um elo entre cristãos antigos e modernos. A vida cristã
de outros tempos, era uma vida de piedade, compromisso, sacrifício e amor pelo
SENHOR. Dessa forma, o caminho era sofrido, deixava em seu curso, um rastro de
lagrimas, mas a glória nunca deixava de brilhar no testemunho. Havia um
segredo; a outra geração tinha oração,
não eram crentes que chegavam atrasados no templo, mas chegavam na hora
precisa, para orar, pois o prefacio de um bom culto é a oração. Hoje há quem
chegue atrasado no culto, e ainda quer ter moral de corrigir os outros. Não
pode haver manancial de óleo, na nova versão de cristandade que assola nosso
tempo, uma geração de gente movida por motivos pessoais, que não agüenta uma
correção, que não oram, não jejuam, vão em busca de fogos de artifícios espirituais.
E fogo de artifício não espanta trevas, não dissipa sombras, os foguetes espirituais dessa religião
superficial, impressionam pelo show pirotécnico, colorido, mas não tem origem
na obra do Espirito Santo, é fogo estranho. Não é fogo que nasce de uma vida
santificada, não é fogo que nasce de uma vida consagrada, não é fogo que provem
dos princípios divinos, é fogo estranho que produz uma vida crsitã estranha,
divorciada dos pirncipios do Novo Testamento. Nós precisamos fazer alguma
coisa, estou pasmo, preocupado. Vejamos por exemplo, a grande onda de
iniqüidade que invade nosso tempo, e desafio os valores morais judaicos
cristãos. Há forte mobilização da igreja, mas essa mobilização é tão frágil,
como uma luz que é produzida por miseras palhas de tradicionalismo religioso
nada mais. Não se convoca o povo para um jejum nacional, por vigílias e
orações, clamores, e não ocorre, porque
a nossa sinfonia religiosa está desafinada, uma igreja que quer lutar
contra o aborto, contra a pedofilia, contra a imoralidade, é uma igreja doente,
sem exemplo moral, a profundidade no mal
de Laodicéia, estado crônico de materialismo, essa é a condição geral da igreja
moderna. É claro, existem as exceções, sei que tem muita gente no barco remando
contra a maré da iniqüidade.
Se nosso tempo é de trevas
espirituais, só há um remédio contra as trevas: Luz. Isso é claro e
teologicamente correto, Jesus nos chama de luz do mundo, mas também em outra
parte, dirigindo aos mesmos ouvidos que ouviram sóis luz, ele também adverte
“Se sois trevas....”
Jesus tinha muita familiaridade
com a luz, ele sabia o significado e a importancia da luz, porque a luz
verdadeira é sinal de força, é sinal de
revelação, é sinal de amplidão de visão, é sinal de denuncia, é sinal de
identidade.
Agora olhamos para o final de
Mateus 25, não quero me deter sobre os aspectos escatológicos da parábola das
dez virgens, mas na essência da sua mensagem:
Para que não falte luz, necessário é que antes não falte óleo. Pode um cristão ou uma congregação ter o puro
óleo que produz o fogo divino e purificador, sem ter uma vida de devoção
intensa, um compromisso serio com a oração, com a santidade, com o amor a Deus
e com a sã doutrina?duvido!
Estamos vivendo um engano,
pensamos que podemos testemunhar milagres verdadeiros vivendo uma vida cristã
falsa. Acreditamos que não há mais nada a fazer, a não ser declarar a posse de
nossos direitos, e viver um triunfalismo religioso de expectativas
materialistas, para satisfazer nossas cobiças internas escondidas dentro do nosso
coração. Nosso hinos, impregnados de triunfalismo pessoal, centralizado na
necessidade de um homem, carregado de
energia psicológica, já diz tudo. O sofrimento por exemplo se tornou em algo
inaceitável na visão dos crentes modernos. Uma vida de dor, é sinal de pecado,
de algo errado, esse cristianismo tipo “amigos de Jó” circula livremente em
nossa sociedade, em nossos púlpitos. Tornou-se inadmissível um cristão ir ao
lagar ou a olaria divina, em nosso tempo. Ao olhar a biografia de John Bunyan
ou Andrew Murray, como na escola do sofrimento, a fidelidade acendeu uma luz
produzida por um óleo celestial tão rico em bênçãos que a tocha de Mjurray e
Bunyan ardem até hoje através de seus escritos. Se não fosse o testemunho e o
legado desses homens, o que seria de nós. É o fogo do testemunho de irmãos do
passado que ainda iluminam o caminho de quem deseja ter um serio compromisso
com Deus .
A parábola das 10 virgens, consta
em Mateus 25:1 a 13. Ela tem cunho escatológico,
e fala sobre 10 virgens, classificadas como cinco prudentes e cinco
imprudentes. No decorrer da historia da parábola, de acordo com o texto, as
virgens imprudentes não trouxeram óleo, combustível para suas lâmpadas. Com o
passar da noite, as lâmpadas dessas virgens começaram a apagar-se, elas notaram
isso, e pediram as prudentes que dessem óleo.
O que vemos aqui? Primeiramente o
descuido
Aquelas virgens não foram
cuidadosas, mas foram nescias, não calcularam sobre o fato de o noivo demorar,
nem clacularam qual a duração de uma lâmpada de azeite, sem precisar
reabastecer. Uma vida descuidada, é próprio de nosso tempo. A vida moderna nos
coloca muito tempo em frente as coisas superficiais, a TV, a Internet, e essas
tecnologias nos trazem o conforto, e o conforto nos leva para superfluidade.
Não há necessidade de oração, de comunicação com Deus, não há necessidade de
relacionamento. Porque os milagres nos
são oferecidos de forma “enlatada” ou de modo “macarrão instantâneo” pelos
tele-evangelistas e pregadores midiáticos, que pregam e barganham milagres,por ofertas em dinheiro, e não por uma vida de oração, consagração e
clamor nas altas madrugadas.
Estamos vivendo o tempo da
enxurrada de bíblias de estudos, e nunca
vimos pregadores com tão pouca unção, e tantos analfabetos espirituais como
agora, é lógico que sempre existem as exceções, mas essas exceções são raras em
nossos dias.
Em segundo lugar, vimos nas
cincos imprudentes, uma vida despreocupada. Parecia que não era de grande importância
a vinda do noivo. Elas eram como que centralizadas em si mesmas, egocêntricas. O
centro não era o noivo. Sair para comprar óleo, era correr o risco de perde-lo,
mas elas saíram. Por isso não calcularam
o risco. A tanta gente despreparada, despreocupada em nossos dias, digo isso de
forma a faze-los entender, que na verdade só se preocupam consigo mesmos. Há
tanta gente dentro das igrejas que não suportam uma correção, não tem um mínimo
de humildade, vive inchado em sua carnal compreensão, são nescios, supondo que
a vida cristã pode ser vivida de qualquer maneira. Hoje existe uma horda gente sem compromisso,
que fizeram do cristianismo uma religião cerimonialista, destituída de vida e
amor. Seguem a risca um programa litúrgico
acompanhada de formulas mágicas de êxitos pessoais e isso é tudo. Não é o conforto
que produz óleo, não é ficar em frente de uma televisão, dormindo até tarde,
fazendo churrascadas aos domingos, e cumprindo a risca a programação eclesiástica,
que vamos produzir óleo para as lâmpadas. O óleo, símbolo do Espírito Santo, só
se torna realidade quando produzimos frutos, e só produzimos frutos quando
nossa vida é consagrada ao Paraclito prometido, o Espírito Santo de Deus. Na vida
natural o óleo é produzido por um esmagar de fruto (A oliva por exemplo) isso
acontece por meios trabalhosos, no labor intenso, se seguirmos o contexto dos
tempos bíblicos.
Precisamos produzir óleo, nossas lâmpadas
não podem se apagar, a meia noite é chegada, o tempo de escuridão é um ambiente
propicio para ataques espirituais, pois as trevas é o ambiente de ação das
potestades malignas. A iniqüidade tem se multiplicado muito em nossos tempos,
porque o espaço da escuridão se ampliou muito. É tempo de acender mais as
nossas lâmpadas, intensificar mais o fogo espiritual verdadeiro, mas isso é impossível,
se nossas vasilhas estiverem secas.
Deus abençoe a todos
Clavio J. Jacinto
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