segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O CAMINHO IRREVERSIVEL



Durante muitos anos, ouvi varias vezes o ensino de que a blasfêmia contra o Espirito Santo é o único pecado imperdoável, e que os demais pecados seriam perdoados pelo SENHOR, é lógico que concordo com isso, mas ao mesmo tempo, tento reparar a omissão que esse ensino pode  acarretar aos seus ouvintes. A blasfêmia contra o Espirito Santo é um pecado produzido por uma incredulidade extrema, um estado de zombaria e desprezo completo a DEUS. Porém não é somente essa blasfêmia, que pode conduzir o homem a um estado irreversível.  Embora Cristo tenha falado sobre o assunto da blasfêmia com clareza, há outras passagens nas escrituras, que advertem sobre os perigos de um afastamento, ou de uma teimosia doentia, levando certos indivíduos a um estado irreversível, um caminho para a eterna perdição.
Não quero aqui, discutir sobre a segurança eterna dos santos, sei que isso é polemico e já tantos séculos se vê essa disputa, entre evangélicos, quero me deter unicamente nas escrituras, única regra de fé, e ficar com o que ela ensina, pois isso é seguro e verdadeiro.  Salomão foi muito claro, quando advertiu: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio” (Proverbios 29:1) aqui temos um ensino claro. Tanto para gente que professa a fé cristã como para incrédulos, há um caminho que uma vez ele seja tomado, leva para uma situação irreversível, sem chance de salvação. Pelo menos a bíblia ensina isso. Com relação aos ímpios podemos concluir desde Genesis 6, o SENHOR resolveu destruir o mundo antigo, porque? Porque estavam em  um estagio de iniqüidade tão avançado, que não havia mais lugar para arrependimento, era irreversível, o mesmo ocorre com Sodoma e Gomorra, a situação espiritual era de intensas trevas, irreversível, pois que o mesmo não ocorre com Ninive, onde o SENHOR manda Jonas ir pregar arrependimento. Uma vez que o homem ímpio mergulha tenazmente na iniqüidade e despreza a lei, numa teimosia infernal, a bíblia diz que o SENHOR deixa o homem se afogar no próprio abismo de suas paixões(Veja Romanos 1:24 e confira a declaração de Paulo!). aqui está bem claro que há um estagio sem retorno.  Há uma outra passagem, talvez intermediaria entre os que professam alguma fé e os que não crêem no evangelho, em  II Tessalonicenses 2:9 a 12, onde DEUS manda a operação do erro,  para enganar  aqueles que não tiveram amor pela verdade,esses serão  enganados.  Agora com relação aqueles que professam algum tipo de fé, no monoteísmo, por exemplo. Judas fala sobre aqueles que o SENHOR salvou tirando-os do Egito e depois  destruiu os que não creram.(Judas 1:5, 6 e 7) e então vamos para uma passagem mais clara, embora muitos tentam fazer um malabarismo constante sobre o texto, dentro do que entendemos, sabemos que Hebreus foi escrito para cristãos. E o que lemos em Hebreus 6:4 a 6? Acho que o que o autor aos Hebreus escreveu ali, deve ser digno de nota e de reflexão. 
Tenho que ter responsabilidade suficiente para levar em conta a advertência de Hebreus 6,pois elas foram aplicadas a cristãos, e estão muito claras para se fazer malabarismos teológicos. Prefiro crer nelas e advertir os irmãos a tomarem cuidado, porque se desviar da verdade é afastar-se do evangelho, e se esse afastamento for um processo constante, pode se chegar a uma situação complicada. Prefiro ensinar ao povo a ter cuidado, a atentar para a vida espiritual, e procurar viver o cristianismo com toda diligencia, pois isso é mais seguro.  O autor aos Hebreus ainda cita Saul, que mesmo em lagrimas não conseguiu achar arrependimento.(Hebreus 12:17) ou seja, Saul estava numa situação irreversível. 
Amados irmãos, Paulo fala muito em firmeza, suas epistolas estão cheias de exortações sobre o assunto da firmeza espiritual, aliás ele nos aconselha a examinar a nossa fé, como vimos em II  Corintios 13:5. Precisamos levar a vida cristã a sério, odiar o pecado com todas as nossas forças e amar a santidade de todo o nosso coração. Seguir, servir e Mara a JESUS CRISTO incondicionalmente e desfrutar de um  intimo relacionamento com ELE.
Que o SENHOR te abençoe muito


Pr Clavio Juvenal Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário